02 out 2018

Aprovado! Troféu Mário Caruso de Ciclismo de Estrada comemora sucesso



Pelotão com 200 atletas percorreu 87km de prova no domingo

  Uma verdadeira festa do ciclismo tomou conta de boa parte do trecho da BR-040 que corta Juiz de Fora no último fim de semana.

  Quase 400 ciclistas participaram da primeira edição do passeio, no sábado, dia 29, e da prova do Troféu Mario Caruso de Ciclismo de Estrada, no domingo, dia 30, e o sucesso da competição pode ser medido pela aprovação do evento para entrar no calendário oficial da Federação Mineira de Ciclismo (FMC).

  A confirmação veio já no domingo, logo após a chegada dos atletas, como conta o organizador e idealizador do evento, Giulio Caruso.

  “Conseguimos fazer uma prova que é difícil você correr Brasil afora. Foi uma primeira experiência, como avaliação. Os comissários da FMC avaliaram tão positivamente que nem esperaram. No domingo mesmo já nos falaram que estava aprovada para entrar no calendário da entidade”, comemora.

Giulio Caruso venceu no sprint masculino

Conscientizar

  De acordo com Caruso, a ideia de fazer a prova foi conscientizar os praticantes da modalidade ao lado da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Foi uma ideia da PRF de unir os grupos de ciclismo. Muita gente está começando a pedalar, passando pela BR, mas não tem a noção de como andar com segurança na estrada”, conta.

  No sábado, dia 29, mais de 140 ciclistas participaram do passeio de 25km, além de um encontro de conscientização com o inspetor da PRF, Wallace Wischansky.

  No dia seguinte, 200 competidores aceleraram em um percurso de 87km na BR-040, com premiação para os primeiros colocados no geral, nas metas de montanha e nos sprints, tanto no masculino como no feminino.

Vencedores   

Felipe Marques venceu entre os homens

  Além de organizar e homenagear o pai, Mário Caruso, que faleceu em 2015 e era grande incentivador do ciclismo local, Giulio ainda completou a festa no evento vencendo entre o sprinters. “Foi muito emocionante poder homenagear meu pai, unindo o povo das antigas e a turma mais nova, ver o pessoal todo contente e ainda poder ganhar como sprinter”, comemora.

  No sprint feminino, a vencedora foi Erica Abramo. Na montanha, venceram a prova Vavá Oliveira (Elite Bike Rio) e Viliv Velasco. Entre os homens, o campeão geral foi Felipe Marques (RioCicle Team), e Paula Almeida (Elite Bike Rio) chegou na frente entre as mulheres.

Futuro

  Com a prova no calendário oficial da FMF, é hora de planejar o próximo ano. Segundo Caruso, a intenção é mostrar que dá para organizar provas acessíveis. “Tivemos um valor baixo de inscrição, apenas R$ 20. E deu para realizar um grande evento. A prova não teve fins lucrativos, e ainda fizemos doações para o Instituto Vitória. Conscientizamos e ajudamos. A ideia é manter isso”, deseja.

  No próximo ano, a prova deve mudar de data. “Para 2019, a intenção é escolher uma data que tenha a ver com o trânsito. Maio Amarelo talvez. Enfim, ainda não determinamos, mas que tenha a ver com esse contexto. Para enfatizarmos essa conscientização de o motorista respeitar o ciclista, e o ciclista respeitar o motorista. Para todos convivermos nessa interação em paz”, pretende Caruso.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Fotos: Facebook Troféu Mário Caruso e divulgação

Clique sobre a foto que deseja ampliar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



13 dez 2018

Aquecendo! JF Vôlei recebe oponentes da Superliga B em torneio


10 dez 2018

Deu Verdão! Sport vence a categoria Dente de Leite da Bahamas 2018


10 dez 2018

Equilíbrio! Cruzeirinho fatura a Bahamas 2018 nos pênaltis

Notícias


13 dez 2018

Aquecendo! JF Vôlei recebe oponentes da Superliga B em torneio


13 dez 2018

Primeiro teste! Depois de receber atletas, Tupi faz jogo-treino em JF


13 dez 2018

Copa Zico Verão JF: entrevistas, resultados e próximos jogos


10 dez 2018

Deu Verdão! Sport vence a categoria Dente de Leite da Bahamas 2018


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse