Confirmado! Presença de ex-pivô da Seleção agita evento de basquete em JF

Gerson posa ao lado de arte com o placar da vitória sobre os Estados Unidos, em exposição de 2017

  Um dos gigantes – literalmente – do basquete Brasileiro é aguardado em Juiz de Fora no sábado, dia 15. Gerson Victalino, medalha de ouro no Pan-Americano de Indianápolis ao lado de Oscar e Marcel, é convidado e embaixador da Federação Mineira de Basquete (FMB) no Festival de Mini Basquete, promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

     Gerson (cuja presença no evento foi confirmada no início da tarde desta quinta-feira), seus 2,05m e suas histórias podem servir de inspiração e motivação para os participantes do evento, voltado para crianças entre 8 e 12 anos. Em sua terceira edição, o festival vai das 9h ao meio-dia, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), no campus da Federal.

Para abrilhantar

Festival de Mini Basquete será nesta sábado, na Faefid

 Segundo o coordenador do evento e responsável pelo projeto da modalidade na Federal, Dilson Borges, a parceria entre o basquete da UFJF e a FMB vem evoluindo. A  presença de Gerson faz parte desse contexto.

 “Desde a segunda edição, a Federação é parceira. Traz as medalhas, e alguns brindes para realizarmos sorteios. O Gerson tem sido uma espécie de embaixador do basquete pela entidade mineira e soubemos dessa possibilidade da vinda dele. Isso vai abrilhantar muito o evento”, explica.  

  Gigante nas quadras

  Gerson Victalino nasceu em Belo Horizonte em 19 de setembro 1959, e foi descoberto por acaso, quando jogava futebol, por atletas do Ginástico. Levado ao basquete, atuou pelo clube da capital mineira e também por Monte Líbano-SP, Lawart Lwarcel-SP, Jales-SP, Corinthians-SP, Sport-PE, Universo-PE, Remo-PA e TDR, da Espanha. Foi campeão brasileiro em 1996 pelo Corinthians.

Gerson sobe para enterrar durante a vitória sobre os americanos no Pan de 1987

  Pela Seleção Brasileira, além do ouro no Pan de 1987 ao lado de Oscar, Marcel e companhia, Gerson disputou as Olimpíadas de Los Angeles 1984, Seul 1988 e Barcelona 1992. Nesta última, enfrentou o Dream Team dos Estados Unidos, de Michael Jordan e Magic Johnson. Ainda com a camiseta do Brasil, o pivô conquistou a prata do Pan de Caracas 1983, e três ouros no Sul-Americano: Brasil 1984, Colômbia 1985 e Uruguai 1988.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informações complementares do Superesportes

Fotos: Facebook Gerson Victalino

Arte: UFJF Basket

Toque de Bola

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário