
Você sabia que o atual técnico do Tupi, Aílton Ferraz, fingiu trabalhar em uma serralheria para ser vendido ao Flamengo?
Que era atacante, foi para o Rubro-Negro como meia e mentiu para jogar pela primeira vez entre os profissionais como lateral-direito?
Que ele já marcou gol no Estádio Mário Helênio? Ou que ele anunciou ao lateral Ronald que iria entrar driblando para tentar o gol no Fla-Flu de 1995?
Que o “gol de barriga” do Renato é, na verdade, do Aílton? Que ele cobra uma placa do Fluminense pelo feito? Que tinha ido para o banco no Grêmio em 1996 por um problema com a imprensa?
E ouviu de várias pessoas que faria o gol do título contra a Portuguesa? Que o volante Dinho, líder gremista, disse ao Felipão para tirar ele mesmo e colocar Aílton?

No Pautando o Esporte, o ex-jogador conta isso tudo e muito mais aos jornalistas Ivan Elias e Wallace Mattos.
Fala sobre sua relação com o Carijó, com Juiz de Fora e a missão de tentar salvar o clube do rebaixamento na Série C do Brasileiro.
“É jogo de guerreiro e quem for para a partida vai ter que dar o máximo para deixar o Tupi onde pegamos”, deseja.
Inspirado em sua própria carreira, o comandante alvinegro cobra seus comandados a sempre dar o máximo. “Às vezes, sua técnica não é igual àquela dos craques, mas a sua vontade supera. Assim acontecia comigo e falo para meus atletas. Se não tiver dedicação não adianta. Sempre me cobrei, sou chato. E fico com raiva vendo que algumas pérolas vão virar lata por não se dedicarem”, aconselha o convidado do Pautando o Esporte desta semana.

O programa “Pautando o Esporte” é uma parceria da Câmara Municipal de Juiz de Fora com o Projeto Basquetebol do Futuro e tem como foco o esporte local. Assim que são veiculados, os programas sobem para o Youtube da JF TV Câmara e do Portal Toque de Bola.
São vários horários de exibição e reapresentação. No final de semana, os programas são exibidos pela JF TV Câmara ás 21h, tanto no sábado como no domingo.
Já foram produzidos e publicados 12 programas, tendo como temas: Projeto Basquetebol do Futuro, Panathlon Club Juiz de Fora, JF Vôlei, assistente juiz-forano no Mundial da Rússia, Marcelo Vangasse, seleção brasileira na Copa do Mundo (com Marcelo Mattta, Wellington Campos e o Doutor em Psicologia do Esporte, Renato Miranda), cuidados na formação de atletas (entrevista exclusiva com Zico), projetos para o esporte local (com Secretário de Esporte e Lazer, Júlio Gasparette, e presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Mattos).
Acompanhe abaixo a íntegra da entrevista: