
Depois de estrearem fora de casa no octogonal decisivo da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro das categorias sub-15 e sub-17, os times Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/Associação de Ensino e Pesquisa em Esporte e Lazer (Asepel) fazem no sábado, dia 11, a primeira rodada dupla em casa na etapa final da competição estadual.
Para esta fase, o local de mando dos jogos mudou. Os garotos do infantil (sub-15) e juvenil (sub-17) da UFJF/Asepel trocarão o campo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) pelo Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
Octogonal em curso
O primeiro desafio na nova casa será contra os times do Santa Cruz, de Belo Horizonte. Os garotos do infantil entram em campo primeiro, às 9h. Logo após, às 11h, é a vez dos meninos do juvenil jogarem. A entrada para o público é gratuita.

Após a classificação na primeira fase do Estadual, os times da UFJF/Asepel estrearam no octogonal no último dia 4, contra o Minas Boca, em Ibirité. No juvenil, os juiz-foranos venceram por 3 a 1. Já no infantil, quem levou a melhor foram os donos da casa, por 1 a 0.
Avaliação positiva
Segundo o coordenador do projeto da UFJF/Asepel, Marcelo Matta, mesmo com a derrota, a garotada do infantil mostrou evolução e vai entrar reforçada neste fim de semana. “Perdemos, mas percebemos uma boa evolução. Jogamos sem cinco titulares. Esperamos que continuemos nesse caminho no segundo jogo e teremos estreias desses jogadores que ficaram de fora mais um provável reforço. Assim, o sub-15 vai melhorar”, acredita.

No juvenil, a comemoração é a manutenção do desempenho tanto da primeira para a fase final quanto dentro dos próprios confrontos. “Nosso time vem mantendo uma constância durante os jogos. Um indicador sempre positivo em atletas dessa faixa etária”, avalia.
Boa preparação
Segundo Matta, a parada na competição para a Copa do Mundo e a Taça BH foi proveitosa, e existe otimismo na conquista do acesso à principal divisão do Mineiro de base. “No intervalo da primeira fase para o octogonal, nos preparamos muito bem, porque tivemos a fase final da Liga de Futebol de Juiz de Fora. Isso nos fez treinar semanalmente e com jogos aos finais de semana. Percebemos uma evolução boa nos meninos. Agora, com esse crescimento do infantil e o bom desempenho do juvenil, acreditamos que vamos buscar o primeiro objetivo que é subir de divisão”, confia.

Pelo regulamento da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro das categorias sub-15 e sub-17, os títulos de cada categoria são definidos separadamente, ou seja, tanto no infantil como no juvenil os campeões são conhecidos separadamente. Mas, para efeito de acesso à Primeira Divisão é considerada a soma dos pontos de ambos os times. Assim, os três primeiros da classificação geral sobem para a elite da base em 2019.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Artes: Toque de Bola com informações do site da Federação Mineira de Futebol
Foto: Facebook UFJF/Asepel