
O Tupi vai mesmo disputar a Série D do Campeonato Brasileiro em 2019. Com uma derrota por 5 a 1 para o Ypiranga, em Erechim, no Rio Grande do Sul, na qual não teve chance em nenhum momento no jogo, o Carijó selou seu rebaixamento para a Quarta Divisão como penúltimo colocado do grupo B da Série C de 2018.
Ao final do jogo em Erechim, o técnico do Tupi, Aílton Ferraz, avaliou a atuação de sua equipe. “Tudo que programamos, não fizemos e erramos muito. Queria uma situação de pegada, de postura, adiantando as linhas. Mas praticamente demos a maioria dos gols. Agora é levantar a cabeça e ver onde acertou e errou. Não vou usar a muleta do desgaste porque foi mais erro do que desgaste. Pecamos muito, por isso a goleada”, identificou o treinador que tinha contrato por quatro jogos e ainda não sabe se permanece ou não para 2019.
Começou mal
Mesmo tendo testado durante a semana uma equipe de mais movimentação e velocidade na frente, o técnico Aílton Ferraz preferiu escalar o Tupi com Reis na referência do ataque e sem Léo Costa na contenção. Precisando vencer para escapar, o Ypiranga foi para cima logo no início, e o jogo era nervoso nos minutos iniciais.

A primeira finalização que exigiu defesa de um dos arqueiros foi do Tupi. Aos 15 minutos, Reis dominou próximo à meia-lua e buscou o canto esquerdo. Rodrigo encaixou. Mas quem abriu o placar foi o Ypiranga aos 19 minutos. Após cobrança de falta da intermediária, Paulinho subiu sozinho na marca do pênalti para desviar a fazer 1 a 0 para os donos da casa.
Piorou
A situação do Tupi complicou de vez aos 32 minutos, quando Marcel perdeu a bola na saída para o jogo. Com a zaga desarrumada, Jean Deretti só rolou para Rafinha tocar para o gol vazio e ampliar para 2 a 0 a vantagem do Ypiranga. O Tupi tentou se lançar para o ataque, mas não conseguiu ter chances concretas e foi com a desvantagem para o intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o Tupi levou o terceiro e deu adeus às chances de se livrar do rebaixamento com suas próprias forças. Jean Silva chutou e a bola pegou na mão de Magalhães dentro da área. Na cobrança do pênalti, aos 3 minutos, Rafinha fez seu segundo e colocou 3 a 0 para o Ypiranga no placar.
Sem chance
Se já precisava de um pequeno milagre para escapar, o Tupi passou a precisar de um e meio aos 13 minutos. Após receber da direita na entrada da pequena área, Paulinho tocou para a rede e também fez seu segundo no jogo, ampliando o marcador para 4 a 0.
Desorganizado, o Tupi tentou ainda diminuir. Mesmo vencendo por um placar elástico e se salvando, o Ypiranga não relaxou. Aos 29 minutos, Marcel acertou um balaço no ângulo de Rodrigo e diminuiu a derrota para 4 a 1, no último suspiro do Carijó na Série C antes do fim da rodada com o rebaixamento. Skilo ainda fez o quinto gol do Ypiranga, fechando o caixão alvinegro em 5 a 1.
Ypiranga 5 x 1 Tupi
Colosso da Lagoa – 11/08/2019 – Série C do Brasileiro
Ypiranga
1 – Rodrigo
2 – Maicon
3 – Claudinho
4 – Marcão
6 – Rennan
5 – Faísca
8 – Fidélis
7 – Jean Silva
10 – Rafinha
11 – Jean Deretti (William)
9 – Paulinho (Skilo)
Técnico: Márcio Nunes
Tupi
1 – Vilar
2 – Fábio Henrique
3 – Diogo
4 – Mateus
6 – Magalhães
5 – Marcel
7 – Rodrigo Dantas (Paulinho)
8 – Diego Luís (Wellington Batista)
11 – João William
10 – Potita (Léo Salino)
9 – Reis
Técnico: Aílton Ferraz
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com entrevista da Aílton Fearraz à Rádio Globo Juiz de Fora
Arte: Toque de Bola com informações do Futebol Interior
Foto: Facebook Ypiranga FC