
Em tempos de Copa do Mundo, surgem levantamentos interessantes. Um deles partiu da curiosidade do ex-goleiro e atualmente treinador – e estudioso – de futebol Welington Fajardo.
Ele apresenta para o Portal Toque de Bola uma pesquisa sobre a altura de alguns dos principais goleiros brasileiros em atividade.
“Estava buscando dados sobre essa situação e não encontrei muita coisa. Resolvi então fazer um levantamento”, revela ao Toque de Bola o ex-arqueiro de América Mineiro e Cruzeiro e ex-treinador do Tupi (dirigiu a Patrocinense no Mineiro desta temporada, chegando às quartas-de-final e obtendo inédita vaga do clube para a Série D 2019).
Ele cita, no texto de apresentação, que a sua própria altura (1,81m) rendeu questionamentos quando teve que fazer um teste no Cruzeiro. Confira!
PESQUISA SOBRE A ALTURA DOS PRINCIPAIS GOLEIROS DO BRASIL
“Tendo em vista a evolução e exigência da capacidade física dos atletas de linha principalmente nos aspectos de força, intensidade e velocidade, fica a pergunta: e os goleiros, como ficaram nessas mudanças do futebol atual?
O primeiro ponto a se notar é a altura, principalmente em comparação aos goleiros dos anos de 1980, 1990 época que atuei nessa posição.
Era exigido naquela época que o goleiro não tivesse menos de 1.80 m de altura para jogar num grande clube. Lembro que um dos primeiros questionamentos que me fizeram quando fui para o Cruzeiro Esporte Clube, em 1986, era sobre isso e para minha sorte passei no teste, com exatos 1.81m.
Pesquisando a altura dos goleiros dos principais clubes do futebol brasileiro, é nítida essa evolução.
Veja abaixo:
CÁSSIO (CORINTHIANS) 1.95m
VANDERLEI (SANTOS) 1,95m
ALISSON (ROMA) 1.93m
VICTOR (ATLÉTICO MG) 1.93m
JÚLIO CESAR (FLUMINENSE) 1.92m
GATITO (BOTAFOGO) 1.91m
CIDÃO (SÃO PAULO) 1.89m
FÁBIO (CRUZEIRO) 1.88m
MARCELO GROHE (GRÊMIO) 1.88m
DIEGO ALVES (FLAMENGO) 1.88m
EDERSON (MANCHESTER CITY) 1.88m
DANILO FERNANDES (INTERNACIONAL) 1.87m
MARTIN SILVA (VASCO) 1.87m
JAÍLSON (PALMEIRAS) 1.86m
MÉDIA DA ALTURA DOS GOLEIROS PESQUISADOS: 1.91m
Pesquisa: Welington Fajardo
Texto e edição: Toque de Bola
Foto: Dono do Apito