06 jun 2018

Lançamento: “Fluxo e comportamento humano: Uma psicologia para o esporte”



Capa do livro que Renato Miranda lança quinta

  O professor doutor em psicologia do esporte, Renato Miranda, lança nesta quinta, dia 6, às 20h, na Fibratech Spazio (Ladeira Alexandre Leonel, 221), sua terceira obra literária.

  O livro “Fluxo e comportamento humano: Uma psicologia para o esporte” aborda, de forma acessível para o público, a energia mental que impulsiona o indivíduo em direção a um objetivo positivo com prazer, espontaneidade, alegria e motivação. Seguindo a teoria do “flow-feeling”, do psicólogo norte-americano de ascedência húngara Mihaly Csikszentmihalyi, e conceitos comprovados pela ciência, Miranda busca demonstrar que os resultados são uma consequência desse estado.

No esporte como na vida

  De acordo com o autor, as analogias esportivas podem ser levadas para o cotidiano das pessoas. “Sempre acreditei no esporte como um simulacro da própria vida. Isso em função das diversas fontes de ansiedade, pressão, demandas psicológicas como concentração e motivação, além de exigência laboral. A palavra desempenho está em todos os campos, na exigência de preparo não apenas físico, mas também mental”, considera Renato.

No flow

  Na obra de 178 páginas e impressa pela juiz-forana Editar, Miranda se baseia no conceito de flow-feeeling. “É o estado mental em que as pessoas parecem fluir, em que as coisas funcionam bem. Não há tensão nem preocupação com resultados, mas a própria tarefa é a finalidade em si, ou seja, a pessoa treina futebol porque gosta do esporte e não para obter a fama. Busca-se a atividade porque é envolvente e realiza-se naquilo. As consequências, o destino vai traçar”, destaca.

  Desta maneira, o livro é voltado não só para o esporte e seus profissionais em áreas afins, mas para quem se interessa em saber mais sobre o tema em diversas abordagens. “São mais de 70 textos, a maioria fazendo uma relação do fluxo com diversas atuações, principalmente, lógico, no esporte, da iniciação à formação de profissionais. Uma analogia para com a vida humana, o trabalho, o cotidiano de um modo geral”, explica.

Renato Miranda é professor desde 1983

Formando gerações

  Além de “Fluxo e comportamento humano: Uma psicologia para o esporte”, Miranda também tem publicado “Reflexões do Esporte para o Desempenho Humano” (2013 – ed.CRV), e é co-autor, ao lado do Maurício Bara, de “Construindo um Atleta Vencedor – uma abordagem psicofísica do esporte” (2008 – Artmed).

  Professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 1983, Miranda ajudou a formar diversas gerações de profissionais da área. O leque de alunos é bem representado no prefácio de sua nova obra, assinado pelos hoje professores Antônio Sena Júnior, Danilo Reis, Heglison Toledo, Helder Zimermann, Leonardo Beire e Maurício Bara.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Fotos: divulgação Renato Miranda


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



12 nov 2018

Na experiência! Rezato/Botafoguinho segura LFC e solta grito de campeão


09 nov 2018

Cesta! Encontro na Faefid e semifinal da Liga agitam basquete em JF


09 nov 2018

Pedido de ajuda! Tupi Futsal faz evento para levantar fundos

Notícias


13 nov 2018

Caras novas! JF Vôlei apresenta dois reforços para Superliga B


12 nov 2018

Show! “Vitinho-gol” garante título do Passos da Pátria na Zona Rural


08 nov 2018

Como fazer um Tu-Tu domingo depois do rock que varou a madrugada?


08 nov 2018

Centenária! Liga de Futebol de JF é destaque no Pautando o Esporte


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse