A Copa esquentou! Juiz-forano conta como “clima” mudou na torcida russa

Fernando Palácios, com Gabi Lopes (dir) e a inglesa Nancy, acompanhando jogos na Rússia

  Não foi só no Brasil que o clima de Copa demorou a pegar no breu. Mesmo como sede da maior competição do futebol no mundo, a Rússia também só adotou o Mundial 2018 após alguns momentos, ou melhor, gols de sua Seleção.

  Quem relata isso é o supervisor de logística juiz-forano, Fernando Palácios, de 32 anos. Ele está na Rússia para acompanhar a Copa e viu a atitude das pessoas em relação ao torneio dar uma guinada nos últimos dias. “Mudou muito. De nenhum clima de Copa para empolgação total nesse ponto que a Rússia fez oito gols em dois jogos”, relata.

Gols e festa

  Segundo Fernando, no dia de sua chegada a São Petesburgo, dia 14, ao lado da também juiz-forana Gabi Lopes, a normalidade imperava. “A gente chegou ao aeroporto de São Petersburgo pouco antes do primeiro jogo da Rússia. Pegamos o ônibus até uma estação de metrô e, ao desembarcar, formos procurar o hotel. Isso consumiu uma meia hora, 40 minutos. Em todo o trajeto, parecia que nada estava acontecendo”, conta.

  Com o passar do tempo na estreia, a empolgação foi tomando conta dos russos. “Na primeira partida, não tinha gente na rua comemorando, passando com bandeira, camisa, cachecol. Não havia clima de Copa nenhum. Lá para o terceiro gol da Rússia – nesse ponto já estávamos em um bar assistindo o jogo –, a atitude das pessoas começou a mudar notoriamente. O pessoal nas mesas, os garçons e garçonetes e alguns na rua, comemoravam mais efusivamente”, descreve.

Empolgação total

  Na vitória da Rússia sobre o Egito, nesta terça-feira, dia 19, a euforia tomou conta de vez de São Petersbugo. “Nesse segundo jogo, foi totalmente diferente. Ouvi a cidade toda comemorando, de dentro do hotel. Diversos pontos de festa. E a celebração tem jeito de que vai durar bastante não só nesse momento”, prevê Fernando, que gravou vídeo da festa russa (veja vídeo nas nossas redes sociais Instagram toquedebolajf twitter toquedebolajf e fanpage –  página no face – Portal de Notícias Toque de Bola Juiz de Fora).

  Palácios vai ficar na Rússia por mais alguns dias. Na sexta, dia 22, assiste do estádio Brasil x Costa Rica em São Petesburgo. Também acompanha, em Moscou, no dia 27, Brasil x Sérvia. E fecha seus dias de Copa no dia 3 de julho, esperando ver a Seleção nas oitavas de final, em Samara.

  O Toque de Bola vai ficar ligado nessa e outras histórias dos juiz-foranos no Mundial 2018.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Foto: arquivo pessoal Fernando Palácios

Deixe seu comentário