Torneio Panathlon termina com festa do Família´s e jogo limpo do Uberabinha

Troféu do primeiro Torneio Panathlon de Futebol Sênior para o campeão

  Foi de arrepiar a rodada final do primeiro Torneio Panathlon de Futebol Sênior, disputada na ensolarada manhã deste domingo, dia 6, no campo da AABB Juiz de Fora (palco de todas as partidas da competição).

  O título ficou com o Família´s Esporte Clube, que superou adversários tradicionais nas fases eliminatórias (Bavet, na segunda fase, e Puma, nas semifinais) e bateu o União na finalíssima por 3 a 2 nos pênaltis, depois de empate em 1 a 1 no tempo regulamentar em ótima partida.

 Fair play

Uberabinha: gesto de fair play ficou marcado. Jogador da equipe, Wanderley avisou a arbitragem que não houve pênalti que poderia resultar em gol de empate diante do Puma na decisão do terceiro lugar

   Na decisão do terceiro lugar, o Puma levou a melhor sobre o Uberabinha ao vencer o confronto por 1 a 0, gol de Paulo Henrique Toledo em cobrança de falta, ainda nos instantes iniciais do primeiro tempo.

  Um gesto da equipe derrotada, no entanto, marcou em grande estilo a competição. No segundo tempo, quando estava com um jogador a mais e a dez minutos do final, o Uberabinha teve um pênalti a seu favor assinalado pela arbitragem.

   Quando os jogadores do Puma começaram a reclamar da marcação junto ao trio de arbitragem, um jogador do Uberabinha, Wanderley, informou ao árbitro que na verdade a bola tinha desviado na barriga do defensor do Puma, e não no braço.

  O pênalti foi desmarcado e o Puma resistiu à sequência da pressão do adversário, garantindo a vantagem mínima e a taça do terceiro lugar.

    Jogão

   Na decisão, o Família´s entrou fortalecido pela campanha de superação construída desde o final da fase de classificação e a expectativa era se conseguiria manter o espírito para ser campeão. Com padrão de jogo bem definido e sem se descuidar na marcação, usou a velocidade diante do favorito União. No primeiro tempo, o jogo terminou sem gols.

 Quatro mudanças e um gol

 O treinador Gilmar decidiu promover quatro alterações no time do União para a etapa final, tentando dar uma “sacudida” no comportamento do time em campo e buscar o título.

  Quem abriu o placar, no entanto, foi o Família´s. Contra-ataque rápido pela direita de ataque: pênalti. Prego não desperdiçou a oportunidade: 1 a 0.

  Simão “paredão”

  E tome pressão do União. Em cobranças de falta, escanteios e bolas alçadas na área, o goleiro Simão caminhava para se transformar em herói do título. Houve uma sequência impressionante, em que o arqueiro defendeu uma cobrança de falta parcialmente, a bola bateu na travessão e se ofereceu para mais uma conclusão à queima-roupa do adversário. Simão mostrou reflexo, mandou para escanteio e a comemoração foi intensa.

  Empate em cima da hora

  Quando parecia que a pior parte da pressão do União já havia se encerrado, Arnaldo emendou de primeira, da entrada da área, aproveitando a sobra de mais uma bola levantada sobre a zaga adversária e desta vez não houve tempo para Simão evitar: 1 a 1, placar final.

  Na cobrança de pênaltis, o Família´s manteve a personalidade apresentada ao longo da competição e mostrou equilíbrio no momento decisivo do jogo e do torneio. Converteu as três cobranças previstas em regulamento e contou com o reaparecimento de Simão, em grande estilo, para saltar em direção à bola e evitar o que seria o terceiro gol do União.

  Premiação

União, vice-campeão do Torneio Panathlon

  Na cerimônia de premiação, que ocorreu logo após a decisão, ainda no campo da AABB e com a participação do Secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Júlio Gasparette, novamente as bandeiras do Panathlon Club, que tem unidade em Juiz de Fora e em dezenas de cidades brasileiras e diversos países da Europa, foram destacadas: o fair-play, a ética e a disciplina no esporte.

  Ideais que foram colocados em prática de maneira geral por todas as 12 equipes que abraçaram a iniciativa do clube juiz-forano de promover a competição para jogadores com mais de 52 anos.

  O presidente do clube, Basileu Tavaes,  agradeceu a AABB JF, que está completando 65 anos, pela cessão do campo e receptividade em todos os jogos do torneio, e a Liga de Futebol de Juiz de Fora, responsável pela arbitragem também desde o primeiro confronto. Destacou também a parceria com a SEL, que mesmo com outra competição em andamento (Copa JF), facilitou ao máximo para que as datas do torneio pudessem ser cumpridas até a data deste domingo, sem prejuízos técnicos para os clubes envolvidos.

Elogio e “dossiê”

Luiz Antônio, dirigente do Família´s, mostrou um “dossiê” com o retrospecto desfavorável diante do União e valorizou a força do adversário

  Betinho Inhan, ex-jogador profissional dos três grandes clubes da cidade – Sport, Tupi e Tupynambás – pediu a palavra para enaltecer a campanha vitoriosa do adversário, campeão com todos os méritos.

  O vencedor, Família´s, aproveitou para retribuir mostrando um “dossiê” dos dez últimos jogos entre as equipes finalistas. “Foram dez jogos e só tínhamos vencido um”, fez questão de lembrar o coordenador do time, Luiz Antônio. Para ele, o principal mérito do Família´s foi não ter desistido de seguir com o time, mesmo depois de uma dura sequência de duas goleadas na temporada 2017, quando sofreu oito gols em dois domingos consecutivos, diante de Fordkar e Bavet.

Puma ficou com terceiro lugar

   Presenças

    Dentre as inúmeras presenças aos jogos decisivos destaque para Júlio Gasparette (Secretário de Esporte e Lazer da PJF); Paulo Durães (Membro do Conselho Fiscal do Panathlon Club Juiz de Fora e Presidente da Liga de Futebol de Juiz de Fora); Edson de Almeida Júnior (Presidente da AABB-JF); Basileu Tavares (Presidente do Panathlon Club Juiz de Fora); Cláudio Esteves (Ex-Presidente e atual Tesoureiro do Panathlon Club Juiz de Fora); Ivan Elias (Diretor de Comunicação do Panathlon Club Juiz de Fora e Chefe de Redação do Portal Toque de Bola); Claudius Daldegan (2º Tesoureiro do Panathlon Club Juiz de Fora); Iozita Costa (Panathleta) e Ivo Bandeira (Panathleta e associado da AABB-JF, que ofereceu apoio durante todo o torneio).

Classificação Final:

1º Lugar: Família’s
2º Lugar: União Centro
3º Lugar: Puma

Defesa menos vazada: União Centro (goleiro Luiz Cláudio) – 2 gols

Artilheiro: Henrique (Alegria) – 5 gols

Troféu Disciplina: Família’s

Organizado pelo Panathlon Club Juiz de Fora o Torneio Panathlon de Futebol Sênior contou com a parceria da Liga de Futebol de Juiz de Fora e da AABB-JF, bem como com o apoio institucional da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora e do Conselho Municipal do Desporto – CMD.

Texto: Toque de Bola, com informações complementares de Sérgio Peralva (Comunicação AABB)

Fotos: Toque de Bola e Divulgação

 Veja galeria de imagens da rodada final do Torneio Panathlon de Futebol Sênior

 Domingo, 6 de maio de 2018

Clique sobre a imagem que deseja ampliar

  

 

Deixe seu comentário