
Na estreia do técnico Eugênio Souza, o Tupi sofreu seu quarto revés pelo Campeonato Brasileiro da Série C.
Mesmo jogando em casa, o Carijó não conseguiu furar o bloqueio do Luverdense-MT, no domingo, dia 20, e foi surpreendido pelos visitantes na sexta rodada do grupo B da competição ao levar um gol do atacante Tiarinha, dando em 1 a 0, números finais ao placar.
Ainda durante o jogo, os coros de “queremos jogador” e “time sem vergonha” puderam ser ouvidos dos pouco mais de 800 torcedores presentes ao Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
Agora, o Carijó viaja a Santa Catarina, onde enfrenta o Joinvile, no domingo, dia 27, na abertura de uma sequência de dois jogos fora de casa – o segundo será contra o Volta Redonda, dia 2, no Raulino de Oliveira.
Castigo de Tiarinha

Tendo Reis como centroavante no lugar de Patrick, única alteração do novo comandante na equipe titular em relação ao empate em 1 a 1 com o Botafogo-SP, o Tupi começou o jogo com mais posse de bola. Mas, o Carijó apresentou novamente a falta de contundência das partidas iniciais da Série C.
Sem conseguir chances claras, o Tupi deu espaço e quem abriu o placar foi o Luverdense. Depois de cruzamento perfeito da esquerda, Tiarinha só teve o trabalho de escorar de cabeça, a queima-roupa de Villar que tentou a defesa, mas caiu dentro do gol com bola e tudo. Aos 27 minutos, os mato-grossenses faziam 1 a 0. O Carijó continuou com a posse, mas não conseguia criar chances. Assim, foi em desvantagem mínima para o intervalo
Segundo tempo

Querendo dar mais criatividade ao Carijó, Eugênio Souza trocou Rodrigo Dantas por Diego Luís na armação do meio de campo. Aos 7 minutos, Reis teve chance, invadindo a área pela esquerda. Mas, ao invés de tocar no atacante Paulinho que estava livre pelo meio, o camisa 9 finalizou e Diogo Silva defendeu.
Bem postado atrás, o Luverdense era perigoso nas saídas em velocidade. Se não conseguia entrar na zaga adversária, o Tupi resolveu tentar de fora. Diego Luís tentou duas vezes, pegando seu próprio rebote, e obrigou Diogo Silva a evitar o empate com bela defesa aos 16 minutos.
Tentativas pelo alto
Sem muitas alternativas com bola rolando, o Tupi passou a apostar nas bolas paradas e escanteios, ganhando a maioria das disputas com a zaga adversária. Aos 25 minutos, o zagueiro Wellington quase empatou em cabeçada que passou por cima, rente ao travessa do Luverdense.
Depois dos 30 minutos, a pressão do Tupi aumentou. Aos 32 minutos, Paulinho em chute de longe obrigou o goleiro adversário a trabalhar. Três minutos depois foi a vez de Vitinho, que entrou no lugar de João Vitor, obrigar o arqueiro e evitar o empate. Assim, embora tenha pressionado pela igualdade, o Tupi acabou saindo de campo derrotado mais uma vez na Série C.
FICHA TÉCNICA

TUPI x LUVERDENSE-MT
Estádio Municipal Radialista Mário Helênio – 20/05/2018
Público: 820 (409 pagantes)
Renda: R$ 5200,00
TUPI
1 – Vilar
2 – Afonso
3 – Sidimar
4 – Wellington

6 – César
8 – Léo Salino
5 – Marcel
10 – Rodrigo Dantas (Diego Luís intervalo)
7 – João Vítor (Vitinho aos 10 minutos do 2T)
9 – Reis (Patrick aos 15 minutos do 2T)
11 – Paulinho
Técnico: Ricardo Leão

LUVERDENSE-MT
1 – Diogo Silva
2 – Itaqui
3 – André Ribeiro
4 – Kaique
6 – Paulinho
5 – Diogo Sodré ( Adriano aos 31 minutos do 2T)
8 – Lorran
7 – Braga
10 – Rubinho (Mendes aos 40 minutos do 2T)
11 – Tiarinha
9 – Paulo Renê (Ariel aos 22 minutos do 2T)
Técnico: Odil Soares
Grupo B

A Série C do Campeonato Brasileiro teve quatro partidas na tarde deste domingo (20), todas válidas pela 6ª rodada.
O Botafogo-SP fez 3 a 0 no Joinville-SC e subiu na tabela do Grupo B. Luverdense-MT e Globo-RN também venceram seus respectivos jogos – a equipe potiguar fez 2 a 1 no Atlético do Acre.
No Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), o Botafogo abriu o placar logo aos oito minutos, com Felipe batendo de direita. Aos 36 minutos, em boa jogada pela direita, Lucas Mendes fez um carnaval na zaga do Joinville e acionou Jheimy, que deu passe açucarado para Felipe Augusto. O atacante fuzilou para o gol e ampliou. Na etapa final, aos 14, Jheimy aproveitou passe de Peri e liquidou a fatura.
Agora com 12 pontos, o Botafogo reassume a vice-liderança do Grupo B do Campeonato Brasileiro da Série C, um ponto atrás do líder Cuiabá-MT. Já o Joinville segue na última colocação, com três pontos.
Com o resultado, o Luverdense ganhou uma posição, foi a nove pontos e fica no quinto lugar, a um ponto do G-4 do Grupo B. O Tupi segue com apenas quatro pontos, na nona colocação.
Tombense empata
No Colosso da Lagoa, em Erechim (RS), Ypiranga-RS e Tombense-MG não saíram do 0 a 0. O Canário tem sete pontos e está no oitavo lugar do Grupo B da Série C. A equipe mineira tem oito e vem logo acima, na sétima colocação.
Pelo Grupo A, Globo e Atlético-AC se enfrentaram no Barretão, em Ceará-Mirim (RN). O time da casa saiu na frente aos 37 minutos. A bola foi levantada na área e Max cabeceou firme para abrir o placar. O Galo empatou aos 25 do segundo tempo, com Neto escorando cruzamento de cabeça. Dez minutos mais tarde, porém, Victor aproveitou rebote na área e garantiu a vitória potiguar.
O Globo deixa a zona de rebaixamento com a vitória e volta à oitava posição, agora com sete pontos. Mesmo com a derrota, o Atlético-AC se mantém na liderança do Grupo A e permanece com 12 pontos, mas pode perder a posição até o encerramento da rodada.
Grupo A: novo líder

O Confiança-SE é o novo líder do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro. O Dragão bateu o Remo-PA por 3 a 0 na noite desde domingo (20) e chegou a 13 pontos, assumindo a liderança do Grupo A da competição.
O Confiança conseguiu suportar a pressão do Remo no primeiro tempo para construir a vitória no segundo. Aproveitando os contra-ataques, a equipe sergipana teve tranquilidade e construiu o triunfo de forma avassaladora na etapa final. Aos 25 minutos, Léo Ceará arriscou de fora da área e abriu o placar. Na marca dos 38, Everton Santos viu Vinícius adiantado e ampliou a vantagem. Aos 46 minutos, Bruno Maia marcou contra após confusão na área e liquidou a fatura.
Texto Tupi: Toque de Bola – Wallace Mattos
Texto outros jogos: edição a partir de informações do site da CBF
Artes: Toque de Bola, com informações do site da CBF
Fotos: fanpage Luverdense e Raul Ramos (Botafogo-SP)