09 maio 2018

Avante! Amanda Oliveira mira Troféu Brasil e Sul-Americano



Amanda (dir) lidera prova no Brasileiro sub-23 de Atletismo

  O fim do mês de abril trouxe a confirmação de que a jovem Amanda Aparecida Oliveira, de 21 anos, é mesmo o maior nome das corridas de Juiz de Fora e região neste momento.

 Dominando amplamente, a atleta, natural de Mercês e radicada na cidade há quase três anos, se tornou bicampeã brasileira dos 5 mil e dos 10 mil metros em sua faixa etária. As medalhas de ouro foram conquistadas no Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-23, realizado no Estádio José Carlos Daudt, da Sogipa, em Porto Alegre, no dia 29 de abril.

  Amanda agora tem desafios locais, regionais, nacionais e internacionais. Além das provas do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora – do qual é a atual líder e campeã –, a corredora ainda participará de corridas pela região, tem garantida a ida ao Troféu Brasil de Atletismo e busca se manter classificada – permanecendo na liderança do ranking nacional – para o Campeonato Sul-Americano sub-23.

  Em 2016 e 2017, a atleta recebeu o Mérito Esportivo Panathlon, principal reconhecimento aos destaques do esporte local e regional, evento promovido pelo Panathlon Club Juiz de Fora.

Líder e classificada

Além das pistas, Amanda (ao centro) também participa de corridas de rua

  “Com os resultados que obtive no Brasileiro sub-23, passei para a liderança do Ranking do Sul-Americano e quero me manter nela para conquistar a vaga na competição internacional. Já tenho o índice para o Troféu Brasil, e a meta é disputar forte essa competição. Além disso continuar indo bem nas provas do Ranking de Juiz de Fora e nas regionais, nas quais tenho conseguido as vitória”, pretende Amanda.

  Assim, a próxima grande competição na agenda de Amanda é o Troféu Brasil de Atletismo, entre os dia 14 e 16 de setembro, em Bragança Paulista, interior de São Paulo. No mês seguinte, entre os dias 26 e 28, a corredora pretende estar com Córdoba, na Argentina, onde o Sul-Americano sub-23 de Atletismo será sediado.  

Apoios e treinamentos

  Nascida em Mercês, cidade da Zona da Mata situada a pouco mais de 100km de Juiz de Fora, Amanda se transferiu para a Manchester Mineira a convite da Faculdade de Educação Física do Instituto Metodista Granbery. Inicialmente, a atleta que faz parte hoje em dia também da equipe do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cria/UFJF) chegou para participar das provas de corrida de rua.

Zirlene Silva (esq) indicou amanda para o Granbery

  Segundo o coordenador do curso de Educação Física do Granbery, Fernando “Nandinho” Seixas, o desempenho da atleta é uma grata surpresa e seu futuro, promissor. “Ela veio para a cidade a nosso convite, com bolsa na instituição, indicada pela Zirlene (Silva, corredora e professora da Faculdade Granbery), para compor nossa equipe de corredoras de rua. Não pensávamos nela nos 5 mil e 10 mil metros na pista, onde ela se mostrou um fenômeno. Hoje há quem aponte ela como uma das três melhores fundistas do Brasil para os próximos três anos”, conta.

  Satisfeita com o desempenho no Brasileiro sub-23, Amanda se dedica para se manter no topo e corresponder às expectativas. “Fiquei muito feliz com as conquistas dos bicampeonatos. A prova dos 5 mil foi bastante tranquila. Já os 10 mil foram muito pesados, sob um sol escaldante. Mesmos assim, consegui fazer meu melhor tempo na carreira. Agora é continuar nesse ritmo. Treino seis vezes por semana, tanto em pista como na rua, além de participar do Ranking de Corridas de Rua”, explica a atleta que quer chegar no melhor da forma tanto no Troféu Brasil como no Sul-Americano sub-23.

 

Texto: Toque de Bola

Fotos: arquivo pessoal Amanda Oliveira


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



16 out 2018

Veja como ficou situação da UFJF/Asepel depois de vitória e derrota fora


13 out 2018

Fim de Estadual! JF Vôlei termina sem vencer; Sada/Cruzeiro é campeão


11 out 2018

Terceira etapa da Copa JF de Natação AABB-Panathlon 2018 é sucesso

Notícias


16 out 2018

Veja como ficou situação da UFJF/Asepel depois de vitória e derrota fora


15 out 2018

Metas alcançadas! Futsal é campeão e basquete é vice na Regional do Jimi


13 out 2018

Fim de Estadual! JF Vôlei termina sem vencer; Sada/Cruzeiro é campeão


10 out 2018

Detalhes tão pequenos… Baeta segue com Alberto e acerta ponteiros na segunda


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse

error: Conteúdo protegido.