
O Tupi já lidera o Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro. A vitória sobre o Tombense por 1 a 0 na tarde sábado, dia 14, gol de Reis, aos 46 minutos do primeiro tempo, não parecia suficiente para garantir o primeiro lugar isolado, em função de todo o complemento da rodada estar programado para o fim de semana.
Ocorre que, curiosamente, em nenhuma outra partida da competição, mesmo no Grupo A, cujo complemento da rodada ocorreu na noite de segunda-feira, dia 16, qualquer equipe venceu marcando mais de um gol. Pelos critérios de desempate, o Carijó lidera na questão disciplinar. Apenas um jogador foi advertido com o cartão amarelo – Leo Costa, situação não igualada pelos adversários da chave.
No Grupo A, a situação é parecida: o novato Atlético, do Acre, que entrou em campo na segunda-feira já ciente dos demais resultados, superou o Remo por 1 a 0 e não contou com uma advertência sequer aos seus atletas. Consequência? Também aparece em primeiro na classificação.
Tupi 1 x 0 Tombense

A Série C do Campeonato Brasileiro 2018 foi iniciada no sábado, dia 14, com três partidas.
Tupi e Tombense voltaram a se encontrar. Depois de uma vitória da equipe de Tombos por 1 a 0, na fase de classificação, e um triunfo do Carijó nos pênaltis em jogo eliminatório das quartas-de-final (0 a 0 no tempo regulamentar), ambos pelo Estadual, o placar final no Brasileiro foi novamente econômico.
Desta vez o Tupi, que sofreu poucas baixas no elenco em relação ao Campeonato Mineiro – dos titulares, saíram o lateral-esquerdo Brey, o meia Tchô e o atacante Renato Kayser – levou a melhor, graças a um gol do atacante Reis, que iniciou a partida (Daniel Morais, contratado para a competição nacional, só entrou no segundo tempo).
O lance começa com uma cobrança de lateral na esquerda, por Udson. Léo Costa acerta a trave, o Tupi insiste e Reis está no lugar certo para finalizar. Na etapa final, mesmo com as mudanças dos treinadores e a pressão dos visitantes, o placar não se alterou.
Reis e Leão comemoram

“A gente, que é centroavante, precisa de gol. Quando a equipe não vence, teoricamente a gente é o culpado, mas no Tupi isso não aconteceu. Tenho a confiança dos jogadores e da comissão e eu nunca deixei de trabalhar”, afirmou Reis, na entrevista coletiva.
O treinador Ricardo Leão emendou: “Atacante vive de gols. Quando passa um, dois jogos sem fazer, ele mesmo se cobra. Mas independente dos gols, ele é importante demais no esquema de jogo”.
Atacante e treinador confirmaram que a jogada da cobrança de lateral em direção a área, que desta vez resultou em gol, é constantemente trabalhada no dia-a-dia em Santa Terezinha e Estádio Mário Helênio.
Ramon puxa orelha
Já o técnico do Tombense, ex-meia esquerda Ramon Menezes, elogiou o Tupi, mas cobra um comportamento diferente de seus atletas para a sequência da competição nacional: “A Série C é completamente diferente do Mineiro. A gente tem que querer mais, estar ligado principalmente no primeiro tempo, nos primeiros minutos e nos últimos minutos da competição”, afirmou ao globoesporte.com.
Jogo-treino

Na tarde desta terça-feira, dia 17, o Tupi disputou jogo-treino e goleou Duque Caxiense por 7 a 0, no estádio Salles Oliveira, em Santa Terezinha.
Os gols foram assinalados por João Victor (3), Daniel Morais (2), Rodrigo Dantas e Fabio Henrique.
A formação inicial reuniu jogadores que não iniciaram a partida diante do Tombense, no sábado: Georgemy; Francesco, Arthur Sanches, Mateus, Kalu; Marcel, Rodrigo Dantas, Diego Luís; João Willian, João Victor, Daniel Morais.
Outros jogos de sábado
Grupo A: Juazeirense-BA 0 x 1 Confiança-SE
No Adauto Moraes, em Juazeiro (BA), Everton Santos garantiu a vitória dos visitantes com gol marcados aos 43 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, o Juazeirense até tentou buscar o empate, mas o goleiro Genivaldo, em noite inspirada, evitou.

Grupo B: Botafogo-SP 1 x 1 Bragantino
No Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), o Bragantino saiu na frente aos 12 minutos. Matheus Peixoto tentou dominar a bola e foi derrubado por Plínio. Na Cobrança de falta, a bola foi levantada na área e o próprio Peixoto subiu para encobrir Tiago Cardoso e acertar o cantinho. O empate do Botafogo veio na etapa final. Aos 18 minutos, Everton Heleno cobrou pênalti firme e superou o goleiro Alex Alves. A partir daí, as duas equipes até tiveram boas chances para garantirem os três pontos, mas ninguém conseguiu marcar.
Jogos de domingo à tarde
A Série C do Campeonato Brasileiro movimentou o domingo, dia 15, de futebol pelo país. Nos quatro primeiros duelos do dia, Operário-PR, Globo-RN e Joinville-SC foram os vencedores, todos na condição de mandantes. Pelo placar de 1 a 0, o Fantasma de Ponta Grossa bateu o Volta Redonda-RJ, a Águia do Rio Grande do Norte derrotou o ABC-RN e o JEC superou o Ypiranga-RS. Salgueiro-PE e Botafogo-PB empataram em 0 a 0.
Grupo B: Operário-PR 1 x 0 Volta Redonda-RJ

No Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR), foi de Gil Paraíba o gol que deu a vitória ao Operário. Bem colocado, o atacante aproveitou o rebote do goleiro Douglas Borges em chute de Cleyton e mandou pra redes, aos 32 minutos do primeiro tempo.
Grupo A: Globo-RN 1 x 0 ABC-RN
No Manoel Barretto, em Ceará-Mirim (RN), Globo e ABC fizeram uma primeira etapa sem muito brilho. No segundo tempo, Edson fez pênalti em Romarinho aos nove minutos. No melhor estilo “quem sofre, bate”, o atacante foi para a bola e balançou a rede. A partir daí, o Alvinegro até tentou sair mais para o jogo, mas não teve forças para buscar o empate.

Grupo B: Joinville-SC 1 x 0 Ypiranga-RS
Na Arena Joinville, o JEC não teve grandes dificuldades para derrotar o Ypiranga. Aos 21 minutos do primeiro tempo, Jean Lucas virou o jogo bonito, Marlyson driblou o adversário com categoria e invadiu a área. Ele bateu mesmo ângulo, por cobertura, e fez um golaço para garantir a vitória. O Joinville volta a campo pela Série C no sábado (21), contra o Tombense-MG, no Estádio Antônio Guimarães de Almeida. O Canário atua novamente pela competição no domingo (22), diante do Operário, no Colosso da Lagoa.
Grupo A: Salgueiro-PE 0 x 0 Botafogo-PB
No Cornélio de Barros, em Salgueiro (PE), o time que leva o nome da cidade e o Botafogo tiveram atuações sem muita inspiração, criando poucas chances de gol. O Carcará até foi um pouco melhor do que o Belo e esteve mais próximo de marcar, mas mostrou deficiência na hora da finalização e o resultado foi um duelo sem gols.
Jogos de domingo à noite
Na noite de domingo, duas partidas foram disputadas no horário das 19h (de Brasília). Em Pernambuco, Náutico-PE e Santa Cruz-PE empataram clássico em 1 a 1. No Mato Grosso, o Cuiabá-MT derrotou o Luverdense-MT por 1 a 0.
Grupo A: Náutico-PE 1 x 1 Santa Cruz-PE

Para justificar o nome de Clássico das Emoções, Náutico e Santa Cruz fizeram um duelo bastante movimentado na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE). O primeiro tempo foi bastante truncado. O Timbu conseguiu marcar com Ortigoza, aos 27 minutos. Camacho ganhou no alto após cobrança de escanteio e o paraguaio só completou para o fundo da rede.
Na etapa final, o duelo ficou ainda melhor. As duas equipes criaram boas oportunidades, mas ambas mostravam deficiência na hora da finalização. O Tricolor conseguiu alcançar o empate aos 37. Após bola perdida por Rafael Assis no ataque do Náutico, o Santinha partiu em velocidade. Augusto tocou para Jeremias, que acertou o canto esquerdo de Bruno com um bom arremate de fora da área.
Grupo B: Cuiabá-MT 1 a 1 Luverdense-MT
Pelo Grupo B, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), o único gol do duelo saiu aos 11 minutos do primeiro tempo, marcado por Lucão. A partir daí, os dois times tiveram boas chances, principalmente o Cuiabá de ampliar, mas o goleiro Diogo Silva, impediu que Verdão do Norte sofresse outro tento. Aos 32, Ariel Marques cobrou falta da entrada da área e Victor fez grande defesa para impedir o empate do Luver e garantir a vitória do Dourado.
Jogo isolado

No encerramento da 1ª rodada da Série C, o Atlético-AC levou a melhor para cima do Remo-PA. Nesta segunda-feira (16), o Alviceleste estreou com vitória ao bater o Leão Azul por 1 a 0 na Arena da Floresta, em Rio Branco. Com o triunfo dentro de casa, o Galo divide a liderança do Grupo A com Confiança-SE e Globo-RN.
Grupo A: Atlético-AC 1 x 0 Remo-PA
Mesmo fora de casa, o Remo começou controlando as ações da partida. Com o passar do tempo, o Atlético-AC equilibrou a posse de bola e também marcou presença no campo de ataque. A subida de produção na reta final do primeiro tempo fez o time da casa sair na frente do marcador. Aos 41 minutos, Eduardo completou jogada individual de Polaco e abriu o placar: 1 a 0.

Em desvantagem, o Remo tomou a iniciativa do jogo na volta do intervalo, mas encontrou dificuldades para furar o sistema defensivo acreano. Segurando as investidas do time paraense, o Atlético-AC tentava assustar nos contra-ataques. Na principal chance de gol da etapa final, aos 41 minutos, Isac ficou muito perto de empatar a partida, soltou a bomba, mas o goleiro Ruan fez grande defesa e garantiu a vitória dos mandantes.
Texto: Toque de Bola, com informações do site da Confederação Brasileira de Futebol
Artes: Toque de Bola, com informações do site da Confederação Brasileira de Futebol
Fotos: reprodução sobre imagens Robson Rocha (Tupi) e fotos Raimundo Afonso/Divulgação Atlético-AC, Clube Náutico Capibaribe e José Tramontin / Operário (publicadas no site da CBF)