
O árbitro e associado do Panathlon Club Juiz de Fora, Igor Monteiro, que já atuou nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, tem presença confirmada em nova competição internacional: foi convocado para a Copa do Mundo de futebol de 7 sub-19, programado para a Espanha. “A competição será em agosto e fará parte do CP World Games Sant Cugat 2018”, informa Igor.
“Quero agradecer a todos que contribuíram para essa conquista, em especial meus pais e irmão, aos amigos da Liga Juizforana de Futsal, arbitragem do futebol de 7 PC brasileira e colegas da Federação Internacional”, comemora, com um agradecimento.
Depoimento exclusivo

Atendendo solicitação do Toque, o juiz-forano fez um resumo de sua trajetória na arbitragem
“Possuo deficiência, uma hemiparesia braquio-crural esquerda congênita. Tenho 27 anos e iniciei na arbitragem em 2009, quando realizei um curso de arbitragem em futsal na Liga Juizforana de Futsal com o árbitro Adilson Mattos.
Comecei apitando na Copa Prefeitura Bahamas de Futsal em 2010. Esta já é a nona edição da copa que atuo como árbitro. Em 2012, em uma aula do curso de licenciatura em Educação Física pela UFJF, o professor e ex-árbitro FIFA, Álvaro Quelhas, ao saber da minha deficiência e que eu era árbitro, fez o convite para que eu fosse atuar no Campeonato Brasileiro de futebol de 7 PC (para pessoas com paralisia cerebral).
Foi aí que se iniciou minha trajetória na arbitragem do futebol paralímpico. Atuei como árbitro em três Campeonatos Brasileiros de Futebol de 7 PC (2013, 2015 e 2017).

Em 2016 recebi a convocação para atuar como árbitro de futebol 7 nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Atuei em quatro partidas e fui considerado o primeiro árbitro de futebol 7 que possuía Paralisia Cerebral da história dos Jogos Paralímpicos.
Uma das partidas em que atuei, Ucrânia e Irlanda, foi transmitida ao vivo pelo Sportv 2. Neste mesmo ano, fui agraciado com o Mérito Esportivo Panathlon Club Juiz de Fora 2016.
Em 2017, o diretor de arbitragem da International Federation of Cerebral Football (IFCPF-Federação Internacional de Futebol para pessoas com paralisia cerebral), Skye Arthur-Banning, me promoveu ao quadro de árbitros da entidade, ao me convocar para o Parapan-americano de jovens São Paulo 2017.
Em 2018, recebi a convocação para a minha terceira competição internacional, a primeira fora do Brasil, a Copa do Mundo IFCPF Sub-19 2018, a ser realizada entre 9 e 16 de agosto na cidade de Sant Cugat, Espanha.”
Texto: Toque de Bola
Fotos: Arquivo Pessoal e Arquivo Toque de Bola e arte: Just Design