
O atletismo juiz-forano mostrou a força de seus expoentes no último fim de semana em Porto Alegre. Ao final do domingo, dia 29, o saldo dos representantes locais do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cria/UFJF) na disputa do Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-23 foi de duas medalhas de ouro e duas de bronze na competição realizada no Estádio José Carlos Daudt, da Sogipa.
Amanda Aparecida de Oliveira, de 21 anos, dominou as provas de 5 mil e 10 mil metros na pista gaúcha e ficou com o ouro em ambas – bicampeã nas duas distâncias.
Já Luiz Maurício Dias, 18, chegou ao pódio tanto no lançamento de disco como no lançamento de dardo, faturando o bronze nas competições. O terceiro representante juiz-forano, Francisco Lima, 18, acabou se sentindo mal e não disputou a competição.
Domínio total

Nas provas nas quais venceu, Amanda dominou completamente suas adversárias. Nos 5 mil metros, a local fez o tempo de 17min20s39, ficando quase 27 segundos na frente da segunda colocada, a paranaense Graziele Zarri, que teve a marca de 17min47s20. Lorena Nunes Alves, do Distrito Federal, completou o pódio, com 17min54s31.
Os 10 mil metros também tiveram Amanda sobrando na turma, fechando o percurso com o tempo de 36min55s49. Dessa vez, Lorena, bronze nos 5 mil metros, foi a segunda, com 37min22s13. A terceira colocação da distância ficou com Helen Spadari, com 38min58s38.
Luiz Maurício em terceiro

Luiz Maurício, que competiu uma categoria acima da sua, já que ainda tem idade para disputar o Brasileiro de Atletismo sub-20, também fez bonito. No lançamento de dardo, para o qual o juiz-forano tem índice para o Mundial de Atletismo sub-20 que ocorre em julho na Finlândia, o juiz-forano conquistou o bronze com a marca de 65,13m, ficando atrás do amazonense Pedro Henrique Rodrigues (70,35m) e do paulista Pedro Luiz Barros (68,29).
No lançamento de disco, Luiz Maurício também faturou o bronze, fazendo a marca de 49,12m. O paulista Cleverson Oliveira ficou no topo do pódio, lançando para 56,47m, e o também paulista Wellington Fernandes Filho, ficou em segundo, com 52,94m.