A espera do torcedor para ver o Baeta em campo finalmente chegará ao fim nesse sábado, dia 17. A equipe, comandada pelo técnico Guiba, apresentado pela diretoria alvirrubra no final de janeiro, enfrentará o Social Futebol Clube, de Coronel Fabriciano, às 16h no estádio Louis Ensch, o Luisão. A partida é válida pela primeira rodada do Módulo 2 do Campeonato Mineiro.

O Leão iniciou sua preparação depois do previsto e a nova comissão técnica teve apenas 28 dias de contato com o grupo antes da partida de estreia no Mineiro. O amistoso de pré-temporada foi a alternativa encontrada pelo novo treinador para dar liga ao grupo do Baeta, que comandou a vitória contra o Núcleo Esportivo São João Nepomuceno fora de casa por 2 a 1.
A competição
O Módulo 2 é disputado em duas etapas. A primeira fase conta com 12 equipes, que disputam 11 rodadas para definir quais serão os quatro primeiros colocados, que se enfrentam na fase seguinte em duelos de ida e volta.
Tanto para as semifinais quanto para a final, o desempenho na fase inicial não irá estabelecer nenhum tipo de vantagem aos primeiros colocados em caso de empate nas partidas da fase seguinte.
Atletas jovens, treinador experiente

A regra do Módulo 2 que permite às equipes inscreverem apenas sete atletas com mais de 24 anos acaba reduzindo bastante a média de idade das equipes. Esse fator está longe de ser um problema para Guiba.
O comandante tem ótimos trabalhos em categorias de base, incluindo o sub-20 do Araxá, que chegou de forma inédita à final do Campeonato Mineiro da categoria.
Elenco
Com diversos jogadores com idade inferior a 24 anos, o Tupynambás se reapresentou para a temporada com uma cara bastante conhecida. Trata-se de Ademílson, atacante de 42 anos, com bonita história no futebol juiz-forano.
Ele é responsável por elevar um pouco a média de idade do elenco recheado de garotos, além de contribuir com sua experiência e liderança na disputa do Módulo 2.
A diretoria do Baeta não confirmou os demais nomes, mas afirmou que 17 atletas estão relacionados para o duelo contra o Social. Entretanto, nessa semana alguns nomes foram publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, registrando atletas do Tupynambás entre quinta-feira e sexta-feira, dia 16. Confira a lista:
Thiago Morais
Felipe Linhares
Yan
Alysson
Adriano
Lucas Coutinho
Aurélio
Wilson Jordão
Filipe Santos
Glaysson
João Paulo
Richard
Luiz Ricardo
Guilherme Henrique
Brayan
Relacionados para a partida:
Goleiros: Glaysson e João Paulo;
Laterais: Aurélio, Catatau e Wilson;
Zagueiros: Luizão e Adriano;
Volantes: Lucas Coutinho, Brayan e Guilherme Henrique;
Meias: Filipinho e Linhares;
Atacantes: Ademilson, Yan Carlos, Richard e Thiago.
Portões fechados na estreia
A Federação Mineira de Futebol informou que o Social não poderá receber torcedores em seu estádio na estreia do Módulo 2.
O clube de Coronel Fabriciano não apresentou os laudos necessários para a utilização do Louis Ensch dentro do prazo, que finalizava na quarta-feira, dia 7, data em que a FMF divulgou a nota.
Através de sua assessoria, o Social alegou que o trânsito na estrada para a capital mineira, enquanto os dirigentes levavam os documentos até a sede da Federação, foi determinante para que os papeis não fossem entregues no tempo determinado.
Outro problema relatado foi o atraso na assinatura de um dos laudos da Polícia Militar de CF, que passa por troca no comando.
Adversário conhecido

Assim como em 2018, no ano passado a estreia do Social também foi contra a equipe da zona da mata, em Juiz de Fora. Na ocasião, o alvinegro do Vale do Aço levou a melhor e venceu por 2 a 0, gols de Lucas Villela e Eraldo no Estádio Municipal.
As equipes voltaram a se enfrentar no returno da competição, no Luisão, e o Social novamente levou a melhor, vencendo pelo placar de 3 a 0. Os gols foram marcados por Glaydson Yuri, Paulinho e Vander Júnior.
A estreia das equipes no Módulo 2 terá arbitragem de Michel Patrick Costa (FMF), que será auxiliado por Magno Arantes Lira (CBF) e Helen Gonçalves (CBF). A longa viagem para Coronel Fabriciano é a única necessária para o Tupynambás nas primeiras três rodadas.
Aequipe enfrenta o Betinense e o América de Teófilo Otoni, pela segunda e terceira rodadas respectivamente, no Estádio Municipal, em Juiz de Fora. O jogo contra o Betinense foi antecipado de domingo, dia 25, para sábado, 11h, em Juiz de Fora.
Texto: Bruno Brigatto, estagiário do Toque de Bola
Edição: Ivan Elias – Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola, Fernando Lélis e divulgação e redes sociais dos clubes