Que salto foi esse? Tupi sai da escuridão da lanterna para a luz das quartas

 

Em duas rodadas, Tupi dá um salto incrível no Campeonato Mineiro. Veja os números antes e depois. Clique sobre a imagem para ampliar a arte do Toque de Bola

A situação do Tupi no Campeonato Mineiro mudou drasticamente nas duas últimas rodadas. De virtual rebaixado após a quinta rodada, com três pontos somados, ocupando a última posição na tabela, a equipe conquistou dois triunfos em sequência e pulou cinco posições na classificação da competição. Se a primeira fase já estivesse encerrada, o Carijó estaria nas quartas-de-final (teria o América como adversário).

   As vitórias coincidiram com a entrada do auxiliar técnico Ricardo Leão, interino que substituiu Alexandre Barroso, demitido após a derrota para o Villa Nova fora de casa, por 3 a 1, justamente na rodada de número cinco. Barroso disse, inclusive, que outro profissional teria sucesso na sequência do trabalho. Acesse aqui para lembrar o que Barroso disse, um dia depois de sua demissão.

 Os números

  O triunfo sobre a União Recreativa dos Trabalhadores foi o segundo seguido do time no campeonato, e em dois jogos, Ricardo Leão comandou seus atletas alcançando média de 2,5 gols marcados por partida e nenhum sofrido. Confira outros números na arte do Toque de Bola.

 Matemática

  De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, em “Probabilidades do Futebol”, o alvinegro de Santa Terezinha tem hoje 72,5% de chances de chegar à segunda fase da competição – as quartas-de-final. inovação do regulamento deste ano – e apenas 7,4% de chances de ser rebaixado.

 Jogo contra o Villa

Classificação do Campeonato Mineiro. Clique sobre a imagem para ampliar

  Em Nova Lima, o Tupi mostrou o mesmo estilo de jogo ineficaz que vinha marcando o desempenho negativo nas primeiras rodadas. Após o fim de jogo no tradicional estádio Castor Cifuentes, o Galo apresentava números assustadores tanto na parte defensiva, com 13 gols sofridos, quanto na parte ofensiva, com cinco gols marcados, totalizando um saldo negativo de 8 gols após quatro derrotas e apenas uma vitória.

  Mudanças no comando e de atitude

  O duelo contra o Patrocinense no Mário Helênio, na sexta feira pré-carnaval, marcou o início de momentos melhores para a equipe Carijó. A vitória por 3 a 0 trouxe ânimo aos torcedores e mostrou uma nova cara do Tupi, que passou a apresentar um futebol ofensivo e agudo, com primeiro gol de Tchô pelo alvinegro, e a reestreia de Leo Salino, que teve seu retorno ao Tupi anunciado após a derrota para o Villa. Kayzer e Patrick Brey fecharam o placar contra a equipe de Patrocínio, selando a segunda vitória da equipe na competição e a primeira partida em que a defesa alvinegra não sofreu gols.

   Brilho em Patos

    Nove dias depois, o Carijó entrou no campo do Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas, para enfrentar a URT. O embalo se manteve, assim como a consistência defensiva e o estilo de jogo ofensivo. Em apenas 34 minutos de jogo o placar foi definido em duas finalizações precisas de Vitinho, garantindo a vitória por 2 a 0, e mostrando mais uma vez a mudança de atitude do time juiz-forano, que não tomou conhecimento da equipe da casa.

    “Vitinho-gol” destaca energia

   O atacante Vitinho comentou a atuação e ressaltou a mudança de atitude de seus companheiros: “Fui feliz na jogada dos gols, na minha característica, acabei criando outras oportunidades que acabaram não dando certo, mas o mais importante foi a vitória. A gente já vinha trabalhando essa mudança de atitude, mas sem sucesso. Está dando resultado agora, está dando tudo certo. Esse é o nosso espírito, uma equipe com muita energia. Estamos encaixados e conseguimos buscar mais um bom resultado.”

   Leão elogia volantes

Jogos da oitava rodada do Campeonato Mineiro, Clique sobre a imagem para ampliar

  Ricardo Leão também elogiou a postura dos jogadores: “Eu disse a eles que tínhamos que marcar mais gols do que sofrer, e como fazer gols é difícil, temos que focar em sofrer poucos gols, ou não sofrer. O Leo Salino vem sendo importante, ajudando bastante o Leo Costa, estão formando uma boa dupla no meio-campo. Os volantes são uma parte fundamental nesse esquema, protegendo bem a zaga, atuando atrás dos quatro homens ofensivos.”

  O próximo desafio

  Caso queira seguir com a boa sequência de vitórias, o Tupi deve passar por outro alvinegro, o Atlético, que visita a equipe da casa no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio às 17h do próximo domingo, dia 25. O time da capital vem de vitória por 3 a 0 sobre o América, no Estádio Independência, e chega a Juiz de Fora a fim de buscar o segundo triunfo seguido no campeonato, ainda sob o comando do interino Thiago Larghi, que assumiu após a demissão de Oswaldo de Oliveira.

Jogos restantes

Agenda Carijó no Campeonato Mineiro. Clique sobre a imagem para ampliar

O Carijó disputa, incluindo o duelo contra o Atlético, três dos próximos quatro jogos que restam antes da próxima fase em casa, e fecha a sua participação nos pontos corridos da competição no Mário Helênio, contra o atual lanterna do campeonato, o Democrata. Caso a situação do clube de Governador Valadares não mude, o Tupi pode enfrentar uma equipe já rebaixada na rodada final. A Pantera anunciou a contratação do treinador Éder Bastos, profissional que dirigiu, sem sucesso, o Carijó no início do Estadual de 2017. Acabou substituído por Aílton Ferraz, que permaneceu para a Série C.

  As quatro partidas que restam ao Tupi na fase de classificação serão disputadas contra: Atlético (25/2, em JF), Boa Esporte (3/3, em JF), Tombense (7/3, em Tombos) e Democrata (11/3, em JF).

 

Texto: Toque de Bola, com informações do site da Federação Mineira de Futebol

Artes: Toque de Bola, com informações da Federação Mineira

 

 

 

 

Deixe seu comentário