
Finalmente os grupos da Libertadores 2018 foram definidos.
Após o encerramento da rodada da segunda fase da chamada “pré-Libertadores” na quinta-feira, dia 22, com a partida entre Guarani e Junior Barranquilla, em Assunção, no Paraguai – empate em 0 a 0 que garantiu o Junior na próxima fase, estão fechados todos os grupos da competição em 2018.
O Brasil terá sete representantes no torneio dessa temporada: Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos e Vasco. O número vem crescendo e é maior que os registros de 2016, quando o País teve cinco representantes, e 2017, com seis.
As quatro equipes que vieram da fase preliminar foram o Nacional do Uruguai, Santa Fé , Junior Barranquilla e Vasco (o clube carioca vive a expectativa de seguir com o técnico Zé Ricardo, que recebeu uma proposta para deixar o clube e assumir o Al Alhi, dos Emirados Árabes).
Todas entraram em grupos com times brasileiros, e jogarão respectivamente contra Santos, Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro além das outras duas equipes de cada conjunto.
Grupo 1: Gêmio, Defensor, Monagas e Cerro Porteño
Grupo 2: Atlético Nacional, Bolívar, Delfín e Colo-Colo
Grupo 3: Atlético Tucumán, Libertad, Peñarol e The Strongest
Grupo 4: Flamengo, River Plate, Emelec e Santa Fe
Grupo 5: Cruzeiro, Vasco, Racing e Universidad de Chile
Grupo 6: Estudiantes, Nacional-URU, Real Garcilaso e Santos
Grupo 7: Corinthians, Deportivo Lara, Independiente e Millonarios
Grupo 8: Alianza Lima, Boca Juniors, Palmeiras e Junior Barranquilla
Novidade
A Conmebol anunciou nessa sexta-feira, dia 23, que a partir de 2019 a final da competição será disputada em jogo único, e deve acontecer sempre em um sábado. A mudança entrará nos moldes da Liga dos Campeões, competição europeia que também tem final em partida única.
O diretor da instituição, Alejandro Domínguez explicou os motivos da alteração: “Mais que uma partida, este será um grande evento esportivo, cultural e turístico que trará grandes benefícios para o futebol sul-americano, seus clubes e seus torcedores. Esta emocionante alteração oferecerá um espetáculo desportivo de classe mundial e uma melhor experiência em casa e no estádio. Em termos de desenvolvimento, projetamos maiores receitas para o torneio e para os clubes finalistas, assim como uma maior projeção do futebol sul-americano e da Conmebol a nível global”.
Fla sem perdão

Nesta sexta, a Câmara de Apelações da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) negou o recurso do Flamengo contra a punição imposta à equipe após os incidentes ocorridos na final da Copa Sul-Americana, contra o Independiente, no Maracanã.
Com isso, estão mantidas as punições aplicadas pela entidade mnop julgamento ocorrido em 24de janeiro, no qual a equipe rubro-negra foi multada em 300 mil dólares (cerca de R$ 970 mil) e a realização de duas partidas com portões fechados na Copa Libertadores.
Ainda segundo a nota, a entidade notificou o clube, que terá que cumprir a pena já na estreia do torneio, nesta quarta, contra o River Plate, e contra o Independiente Santa Fé, no dia 18 de abril, pela terceira rodada.
Texto com informações das agências
Arte: Fox Sports
Foto: Getty Images
Edição: Toque de Bola