
O complemento da quarta rodada do Campeonato Mineiro teve uma derrota de mandante. Mesmo em Governador Valadares, em noite de muita chuva nesta segunda-feira, dia 29, o Democrata foi derrotado por 2 a 1 para a URT (União Recreativo dos Trabalhadores), de Patos de Minas.
Com isso, a Pantera se complica e permanece na zona de rebaixamento da competição, na penúltima colocação, com os mesmos três pontos do Tupi, com vantagem no saldo de gols.
Encerrado um terço da fase de classificação, o Estadual já indica algumas situações. Com os tropeços do Atlético, que tem alternado titulares e reservas e mesmo com a equipe principal perdeu pontos, a dupla Cruzeiro e América mantém a ponta, com 10 pontos cada.
Com o triunfo fora de casa, a URT saltou para a terceira posição, com oito pontos. Ainda antes do Galo da capital, aparece o Uberlândia, com seis pontos – tem duas vitórias e duas derrotas.
O Atlético tem a mesma pontuação que Patrocinense e Caldense – cinco pontos, com vantagem no saldo de gols. Tombense e Boa contabilizam quatro pontos e estão em situação delicada, assim como Villa Nova, Democrata e Tupi.

Confronto contra capital
Os três últimos colocados apresentam alguns fatos que devem ser destacados quanto ao confronto diante das equipes da capital. O Tupi, em quatro rodadas, já encarou Cruzeiro e América, sendo derrotado nas duas situações.
O Villa Nova quebrou longo tabu e superou o Atlético em Nova Lima, mas em compensação não somou um ponto sequer nos outros três compromissos.
O Democrata perdeu para o Atlético na segunda rodada, em Belo Horizonte, e foi derrotado nas duas partidas em que foi o mandante – além do revés diante da URT, caiu na estreia para a Caldense, também por 2 a 1.
Projeção

A quinta rodada já programa um confronto direto na zona da degola. Villa Nova e Tupi enfrentam-se domingo, dia 4, às 16h, em Nova Lima, com ambos em situação delicada.
A partida marca, fora de campo, o reencontro do dirigente Alberto Simão com o clube de Santa Terezinha. Depois de atuar na gestão do futebol do Carijó, hoje o dirigente está no Villa Nova, na divisão principal, e também no Tupynambás, que disputará pelo segundo ano consecutivo o Módulo 2.
Já o Democrata tem compromisso longe da torcida: encara a Patrocinense no domingo, às 17h, em Patrocínio.
A derrota
Na noite desta segunda-feira, dia 29, no Mamudão, em Governador Valadares, sob muita chuva, as equipes fizeram um jogo bastante disputado e decidido somente nos instantes finais. Melhor para o Trovão Azul, que venceu mais uma e se manteve na terceira posição na competição.

Mesmo com o dilúvio que caiu no Vale do Rio Doce, a URT conseguiu um importantíssimo resultado contra a Pantera e é mais uma equipe que segue invicta no Estadual. A vitória por 2 a 1 conquistada longe dos seus domínios teve tons dramáticos.
sofrido uma falta no meio de campo, ter atingido com a sola da chuteira seu adversário, com uso de força excessiva na altura do peito de maneira proposital”.