
Se a volta dos Jogos Intercolegiais de Juiz de Fora trouxe nova motivação a professores e treinadores e despertou ou recobrou o interesse dos alunos pelo esporte de uma forma geral, no caso do Colégio dos Jesuítas, a disputa do vôlei, encerrada na tarde de sexta-feira, dia 10, trouxe um sabor ainda mais especial a um profissional que atua há 34 anos na entidade de ensino.
O professor e treinador Aristides Rocha Ribeiro de Castro, o Tidinho, mantém a mesma empolgação ao comemorar o título em três das quatro categorias disputadas: suas equipes sagraram-se campeãs no Infantil Masculino, Infantil Feminino e Juvenil Masculino. O Colégio Apogeu faturou o título na categoria Juvenil Feminino.
Integrante do Panathlon Club de Juiz de Fora, Tidinho justifica tantos anos dedicados ao vôlei e à formação de atletas: “Faço meu trabalho por paixão, ética, profissionalismo e compromisso educacional”, define.
Toque de Bola: O que representa participar da experiência esportiva de tantas pessoas ao longo desses anos? Quais são os nomes que pode lembrar de pessoas que passaram pelo colégio quando jovens e depois alcançaram projeção maior, até internacional, e hoje, que atletas estão na Superliga, por exemplo, que passaram pelos seus treinamentos no colégio?
Tidinho: “Muitos alunos/atletas passaram por nós, como: Giovane Gávio, Fábio França, Saulinho Pereira. Ficaria aqui falando de tantos outros e outras… Nos Jogos Universitários, já perdi as contas de quantos estão participando. É muito gratificante isso, um legado! Na Superliga tem ex atleta, como o Serginho, líbero do Sada Cruzeiro. Ele foi da minha seleção mineira na base (Tidinho já foi treinador do selecionado estadual de base), porém não do meu Colégio Jesuítas.
Toque de Bola: Qual a importância da volta dos Intercolegiais?
Tidinho: Importante demais. Como mandaríamos alunos/atletas para o JEMG (Jogos Escolares de Minas gerais?) Não podemos negar esses jogos a esses meninos (as).
Juvenil Feminino: Apogeu campeão
Na disputa do título Juvenil entre as meninas, Tidinho Rocha teve como técnico adversário um nome dos mais respeitados na formação do vôlei juiz-forano: André Muzzi, que há três anos comanda esse time do Apogeu, que levou a melhor por 2 sets a 0, em 257/ e 25/12.
Muzzi integrou a Comissão Técnica da equipe feminina do Sport Club Juiz de Fora, bicampeão mineiro na década de 80, e tem passagens ainda pela seleção brasileira infantojuvenil na década de 80, pelo Minas, e pelo Ribeirão Preto, entre outras. Ele destacou a qualidade das meninas: “Embora o foco aqui seja a conduta e os valores do esporte, é um time de muita qualidade. É o nosso segundo título intercolegial e isso é a coroação do trabalho”.
A vitória teve sabor especial para Andyara Lima, atleta do Apogeu e aniversariante do dia: “A sensação de ser campeã é muito boa, ainda mais no dia do meu aniversário. Melhor presente!”. A menina de 17 anos tem o sonho de se tornar profissional e se espelha na atleta da seleção brasileira Fernanda Garay.
Final masculina
Entre os garotos, a final foi decidida no embate entre a Escola Estadual (E.E.) Duarte de Abreu e o Colégio dos Jesuítas: 25/16 e 25/12. Tidinho Rocha, que teve passagem como técnico da seleção mineira em 1994, comentou sobre o desempenho do colégio nesta modalidade: “Foram três títulos e um segundo lugar em quatro finais. Sem demagogia, dá para ser ético e competitivo ao mesmo tempo. Nosso objetivo é formar e vencer. Querer ganhar não faz mal a ninguém.”
De acordo com o coordenador dos “Jogos Intercolegiais”, Ronaldo Ishimaru, “a competição desse ano está com recorde de inscrições. E isso reflete o empenho dos participantes dentro das quadras. Em nossas atividades na competição, percebemos alto nível de competitividade entre as equipes, e o que nos surpreende é a participação maciça de escolas pública,chegando em varias finais, inclusive no vôlei”.
Os Jogos Intercolegiais contemplam esse ano 13 modalidades. Na segunda-feira, 13, começaram os jogos do handebol.
Veja fotos e nomes dos campeões do vôlei dos Jogos Intercolegiais (clique sobre a foto ou relação de nomes que deseja ampliar)
Jesuítas: campeão Juvenil Masculino

Apogeu: campeão Juvenil Feminino

Atletas campeãs Apogeu: Renata Alice, Andressa Ramos, Giuliana Serdeira, Yanca Isadora, Lauren Aryane, Izadora Pereira, Thais Oliveira , Lara Medeiros, Júlia Costa, Victória Valério e Luisa Lima
Jesuítas: campeão Infantil Masculino

Jesuítas: campeão Infantil Feminino

Texto: Ivan Elias, Toque de Bola, com informações complementares da assessoria da SEL
Fotos: Divulgação