
“Como era ex-atleta de base, já entrei para o curso de Educação Física com meu objetivo bem definido: trabalhar com a preparação de goleiros. Então, ao longo de toda minha graduação direcionei meus estudos para esta área”, conta o treinador Fernando Corrêa, ex-aluno da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF).
A meta inicial do ex-aluno na graduação tem se mostrado efetiva. Corrêa foi convocado pela nona vez pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para treinar goleiros da seleção sub-15. Desta vez, participará do Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-15 que será disputado em Mendoza e San Juán, na Argentina, a partir de domingo, dia 5. No dia seguinte, o Brasil enfrenta a Bolívia. O torneio termina no dia 19.
Em 2016, Corrêa atuou em diversos amistosos da equipe. O profissional atribui as convocações após a boa campanha desenvolvida no time sub-17 do Coritiba, no Paraná, onde treina goleiros, na disputa da Copa Votorantins, em 2016, na qual a equipe paranaense conquistou o vice-campeonato.
Como treinador da seleção brasileira, Corrêa destaca que o maior desafio é selecionar apenas três goleiros para integrarem o time. “Em meio a tantos talentos, escolher fica difícil. Mas precisamos focar que o Sul-Americano é um campeonato de alto nível e disputadíssimo.”
Sul-americano “europeu”
A seleção brasileira é tetracampeã na competição que chega à oitava edição. Neste ano, além de adversários sul-americanos, as seleções croata e tcheca são as convidadas do torneio. No grupo B, além de jogar contra a Bolívia, o Brasil enfrentará Croácia, Equador, Peru e Venezuela.
O treinador reforça que o professor da Faefid, Marcelo Matta, foi uma das figuras centrais ao longo de sua preparação profissional. “Quando entrei na UFJF, o curso não era tão prático quanto é hoje. O professor, na época, desenvolvia uma parceria com o Sport Club Juiz de Fora. Lá comecei como preparador, participando desse projeto de formação de futebolistas”, lembra.
“Cria” da Faefid

Professor de Futebol e responsável pelo Núcleo de Futebol da UFJF, Marcelo Matta resumiu ao Toque de Bola a trajetória de Fernando: “Ex-aluno da Faefid, teve passagem por Tupi e Sport, depois interior de São Paulo, Coritiba e agora está na seleção brasileira. A seleção tem um programa interessante. Eles “rodam” os profissionais. O Fernando, por exemplo, já foi treinador de goleiros numa época na sub-15, também já atuou na sub-17 e voltou agora para a sub-15. É uma política bacana. Foi um bom aluno, o trabalho de conclusão de curso foi relativo a goleiros e ele também foi goleiro quando jovem.”
Matta informa ainda que Corrêa participou do grupo de estudo do Núcleo de Futebol da instituição de ensino juiz-forana.
Veja, abaixo, as informações sobre a seleção brasileira sub-15, divulgadas no site da CBF:
O técnico da Seleção Brasileira Sub-15, Paulo Victor Gomes, relacionou 22 jogadores para a disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-15 deste ano, No Grupo B da competição, a Seleção Brasileira terá pela frente como adversários: Equador, Bolívia, Peru, Venezuela e Croácia.
O primeiro jogo da Seleção Brasileira será no dia 06 de novembro contra a Bolívia, na cidade de Mendoza.
Todos os jogos do Brasil serão na mesma cidade e horário: 21 horas (22 horas de Brasília). Depois de pegar a Bolívia, a Seleção tem pela frente Equador, no dia 8, Croácia, no dia 10, Venezuela, no dia 12, e fecha a primeira fase contra o Peru, no dia 14.
Classificam-se para a fase seguinte os dois primeiros colocados de cada chave. No dia 17 serão disputadas as semifinais, e no dia 19 a final, em San Juan, a outra sede da competição.
Confira a lista:
Goleiros
Cristian – Atlético Mineiro

Gabriel Pereira – Grêmio
Matheus Donelli – Corinthians
Laterais
Yan – Coritiba
Eduardo – Vitória
Cadu – Santos
Zagueiros
Gabriel Noga – Flamengo
Pedro Lucas – Sport
Renan – Palmeiras
Henri – Palmeiras
Meio-campistas
Daniel – Flamengo
Reinier – Flamengo
Diego – Vitória
Fabinho – Palmeiras
Ivonei – Santos
Talles – São Paulo
Gabriel Vieira – Palmeiras
Pedro Arthur – Juventude
Atacantes
Kaká – Fluminense
João Peglow – Internacional
Gabriel Veron – Palmeiras
Kaio Jorge – Santos
Texto a partir de informações enviadas ao Toque de Bola pela Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Texto complementar: site da CBF
Fotos: arquivo pessoal , divulgação e site da CBF
Edição: Toque de Bola