
Após o fim da parceria com a UFJF, o Uberabinha segue buscando novas formas de se manter disputando o Campeonato Mineiro de base. E nesse sentido, o clube deve ter novidades para 2018.
Nesta temporada o time conseguiu permanecer na primeira divisão do estadual no sub-15 e no sub-17. As duas categorias chegaram até a última rodada da primeira fase com chances de classificação, mas não conseguiram avançar para o hexagonal final. Mesmo com o fim da parceria com a instituição federal, a vaga para a disputa do Mineiro segue pertencendo ao Uberabinha, pelo fato de o clube já ser um filiado da Federação Mineira de Futebol (FMF) antes mesmo do acordo com o Núcleo de Futebol da UFJF.
Boa nova?
À reportagem do Toque de Bola, o treinador do Uberabinha, Sérgio Eduardo (Dudu), revelou que tudo está encaminhado para que o time, através de uma parceria, consiga participar do Campeonato Mineiro em 2018, com as categorias sub-15 e sub-17.
“Fui procurado por uma grande empresa de Juiz de Fora que vai ajudar o Uberabinha no ano que vem. A empresa irá contribuir com um valor mensal bom, considerando todas as nossas dificuldades, durante todo o ano de 2018. De qualquer forma, afirmo que o Uberabinha disputa o Mineiro do ano que vem nas duas categorias”, afirma.
“Peneiras” e apoio de clubes

Para isso será preciso buscar novos jogadores. Segundo Dudu, a intenção do clube é realizar “peneiras” para formar os elencos para o próximo ano, além de parcerias com clubes da cidade, para a utilização da estrutura.
“Há também a possibilidade de alugar campos para a realização de uma seletiva, que visa encontrar novos jogadores para a competição estadual. Será em novembro, com data e local a confirmar. No ano que vem eu pretendo fechar uma parceria com um clube da cidade, para poder usar a estrutura nos treinamentos e nos jogos. Já tenho uma conversa adiantada. Mas caso não aconteça em Juiz de Fora, buscaremos com alguma equipe da região”, revelou.
Projeção da cidade
Por fim, ele destaca a importância de uma equipe juiz-forana estar presente em um torneio de alto nível como o Campeonato Mineiro. “Traz um apoio para o esporte de Juiz de Fora, os grandes times de Minas vêm aqui, e o nome da cidade fica em evidência no cenário estadual. Acho que é muito importante para a Zona da Mata ter uma categoria de base disputando uma primeira divisão. E o principal, que é colocar o nome de Juiz de Fora na vitrine, porque não é o nome dos clubes que aparece, e sim da cidade. A nossa região é muito rica de talentos, de jogadores, de empresas, pena que poucas apoiam. Queria muito que o pessoal da cidade – os pais, as empresas, a torcida – apoiasse mais o esporte em Juiz de Fora”, completa Dudu.
Futebol da UFJF
Após o fim da parceria com o Uberabinha para a disputa do Campeonato Mineiro, o Núcleo de Futebol da UFJF prossegue suas atividades normalmente. O Núcleo agora é filiado a Associação de Ensino e Pesquisa em Esporte e Lazer (Asepel), mesma entidade que gere o JF Vôlei e tem como presidente Toninho Buda.
Texto: Toque de Bola
Fotos: Arquivo Toque de Bola