
Mudou. Nesta segunda-feira, 30, representantes dos 12 clubes que disputarão o Campeonato Mineiro de 2018 estiveram reunidos na Federação Mineira de Futebol (FMF) e ficou definido um novo formato para a competição.
A principal mudança será no modelo de classificação, já que ficou decidido que haverá quartas de final, diferentemente do que ocorria, quando apenas os quatro melhores se classificavam às semifinais. Com a mudança, após as onze rodadas iniciais na primeira fase, os oito melhores se classificam para o mata-mata, disputado em jogo único.
Nas semifinais e finais seguem os jogos de ida e volta. Os clubes de melhor campanha na primeira fase fazem a segunda partida decisiva em casa.
A alteração foi proposta pelo Villa Nova e aprovada em votação com todos os representantes das equipes.
Aprovação carijó
“Acho que essa mudança no formato da competição valoriza o campeonato. Poderá trazer mais emoção e ao mesmo tempo dará mais oportunidade aos clubes do interior, de se classificar para a semifinal”, avalia Nicanor Pires, dirigente do futebol carijó que chegou ao clube para a Série C do Brasileiro deste ano e seguirá no futebol de Santa Terezinha.
Melhor campanha joga em casa
Quem fizer melhor campanha tem a vantagem de jogar em casa. Em caso de empate, a vaga será definida nos pênaltis. As duas piores equipes são rebaixadas.
Dois anos
De acordo com o Estatuto do Torcedor, esse formato precisa ser mantido até 2019. Com isso, o campeonato terá 16 datas, duas a menos das 18 disponibilizadas pela CBF para os estaduais. O início será no dia 17 de janeiro e a grande final ocorre no dia 8 de abril.
Caso dois times do interior passem para as semifinais e sejam eliminados, haverá um duelo pelo título de Campeão do Interior em duas partidas. Caso dê empate nesses confrontos, a definição da melhor equipe do interior de Minas será feito nas disputas por pênaltis.
Confira as equipes que estão na disputa do Módulo I:
América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Democrata-GV, Patrocinense, Tombense, Tupi, Uberlândia, URT e Villa Nova.
Texto: Toque de Bola, com informações da Federação Mineira de Futebol e do site Superesportes
Foto: Divulgação/FMF
Edição: Toque de Bola