
Apesar de estar atuando em casa em uma partida oficial pela primeira vez na temporada, o JF Vôlei foi derrotado pelo tradicional Minas Tênis Clube por 3 sets a 0 (20/25, 22/25, 12/25) na noite desta terça-feira, dia 26, no ginásio da Faefid-UFJF, pelo Campeonato Mineiro. O sexteto local chegou ao quinto jogo pela competição e ainda não conseguiu vencer – anteriormente, foi derrotado por Sada Cruzeiro e Montes Claros.
Os dois times se enfrentam novamente nesta quarta-feira, dia 27, mais cedo: às 19h, também no ginásio da Faefid-UFJF. Com a garantia do terceiro lugar, o técnico Nery Tambeiro pretende modificar sua equipe para essa partida, poupando alguns jogadores para as semifinais. O Mineiro serve mais como preparação para a Superliga 2017/18, com início previsto para 14 de outubro.
Classificação
Resta apenas o jogo desta quarta-feira para terminar a fase de classificação do Campeonato Mineiro. Como se esperava, o Sada Cruzeiro disparou na liderança. Pelo regulamento, os confrontos nas semifinais serão: Sada (primeiro colocado) x JF (quarto) e Montes Claros (segundo) x Minas (terceiro).
Sada Cruzeiro – 17 pontos
Montes Claros – 10 pontos
Minas T.C. – 6 pontos
JF Vôlei – 0 pontos
Superliga
Curiosamente, os dois primeiros adversários da equipe juiz-forana na competição nacional serão os rivais estaduais – Minas, na primeira rodada, em Juiz de Fora, dia 14, às 18h, e Montes Claros, dia 21, em Montes Claros, às 19h.
O jogo
O JF Vôlei começou mostrando mais volume de jogo e precisão. Sacando sempre com muita agressividade, o time dirigido por Henrique Furtado conseguiu dificultar a recepção do adversário e abriu uma vantagem de quatro pontos, que levou até o meio do set. Quando chegou aos 15 pontos, o JF Vôlei passou a cometer erros de ataque que permitiram a virada do Minas. Os visitantes tiveram um desempenho muito bom no bloqueio e conseguiram fechar em 20 a 25.
A história do segundo set é bem parecida com a do primeiro. Um começo forte e muito técnico do JF Vôlei até o momento em que o Minas cresce e consegue dominar o jogo. Com o apoio da sua torcida, mesmo com a desvantagem no placar que chegou a ser de 19 a 24, os juiz-foranos brigaram até o fim, com o resultado apontando 22/25.
Deslanchou

No set que decidiu a partida, o time de Belo Horizonte entrou focado na busca pela terceira posição no Campeonato. Com o seu levantador, Marlon, numa noite inspirada, o Minas quase não cometeu erros e acabou vencendo por larga vantagem 12/25. Para o ponteiro Leozinho, o JF Vôlei ficou bem abaixo do seu nível técnico no terceiro set. “Não apresentamos, no final, tudo que podemos. Respeitamos muito o adversário e isso não pode acontecer”, enfatizou o jogador.
O técnico Henrique Furtado amenizou a derrota, lembrando a experiência do adversário e ressaltando a luta dos seus jogadores. “Minas impôs um ritmo de saque muito agressivo. Alguns jogadores tiveram uma constância muito grande na virada de bola. E a gente segue lutando por uma evolução no sistema ofensivo e por jogar bem por mais tempo”, finalizou.

Destaque
O oposto do Minas, Felipe Roque, nascido em Juiz de Fora, foi eleito pelos espectadores como o melhor em quadra e ganhou o Troféu Super Notícia.
JF Vôlei – Felipe, Emerson, Rammé, Leozinho, Franco, Bruno e o líbero Juan Mendez. Entraram: Rafael e Adami. Técnico: Henrique Furtado
Minas Tênis Clube – Marlon, Bob, Flávio, Bisset, Pétrus, Felipe Roque e o líbero Rogerinho. Entraram: Davy, Carísio e Maique. Técnico: Nery Tambeiro
Texto a partir de informações da assessoria do JF Vôlei
Fotos: Lucilia Bortone
Edição: Toque de Bola