Evento de atletismo na UFJF reúne mais de 300. Veja entrevistas, resultados e galeria de fotos

   A pista de Atletismo da Faefid foi palco da prova infantil do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora e a equipe “Vem Correr Kids” teve a participação em peso da criançada do bairro São Benedito.

   Em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física, que se comemora no dia primeiro de setembro, a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF teve um fim de semana recheado de eventos, que foram promovidos pela direção da instituição. E a manhã de sábado, 02, não foi diferente, com a participação de aproximadamente 300 atletas, entre crianças e jovens de projetos sociais da cidade e alunos da universidade.

Alexsandro com os filhos Alexia (esq.) e Rafael, que fazem parte do “Vem Correr Kids”

   De uma brincadeira na pracinha

  O projeto que leva o nome de “Kids”, da equipe Vem Correr, foi criado há quatro meses por Alexsandro Moreira, quando ele estava treinando o filho. “Eu tive uma ideia quando estava treinando meu filho na pracinha, de fazer um projeto para que a gente possa mudar a história dessas crianças mais carentes, de condição mais baixa, estamos vendo que o mundo está abraçando elas. Eu conversei com o treinador que é o Luciano, dono da equipe, ele apoiou e hoje estamos com quase 40 crianças, do nosso projeto ‘Vem Correr Kids’, do bairro São Benedito. A função é fazer com que eles tenham amor por esporte. Eu comecei a correr tem pouco mais de um ano, e como fez bem para minha saúde, quero que faça bem pra eles também”, afirmou.

   Oportunidade rara na UFJF

  “O sentimento é muito bom, porque vemos essas crianças correndo, a gente tirando eles do bairro e trazendo para uma universidade dessa aqui, em uma pista de atletismo como essa. Tenho certeza que muitas crianças não terão essa oportunidade e estamos podendo proporcionar isso a eles. É uma satisfação muito grande, trato eles como se fossem meus filhos. Fico correndo pra lá, pra cá, igual doido, eu apoio mesmo, abraço, porque temos que ser como pai e mãe. Fico feliz, é um prazer muito grande de estar podendo fazer com que futuramente eles tenham uma história de vida diferente, não vá pelos caminhos errados e tomem amor pelo esporte, fazendo com que a corrida seja um bem maior na vida deles”, completa Alexsandro.

   Como foi o sábado na Federal

  As provas infantis são apenas de caráter participativo e todas as crianças e jovens receberam medalhas por atuarem nas distâncias de 50 metros rasos, 100 metros rasos, 150 metros rasos, 300 metros rasos, 600 metros rasos e 1.000 metros rasos.

  As equipes que marcaram presença foram os projetos: Ligeirinhos, Vencer, Escola Dom Justino, Escola Carlos Augusto de Assis, Vem Correr Kids, R21 Sports Kids, Cria UFJF e DSF Sports.

   Além das provas infantis, na pista da UFJF também ocorreu o Meeting Paulo Roberto Bassoli. As disputas de atletismo contaram com diversas modalidades tanto no masculino como no feminino: Salto em Altura, 100 metros rasos, Arremesso de Peso, 400 metros rasos, Salto em Distância, 800 metros rasos e Revezamento 4x100m.

    José Augusto – Professor de Atletismo da UFJF

José Augusto (à esq.) professor de atletismo da UFJF

A competição é feita entre os alunos do curso de Educação Física, como uma espécie de jogos interperíodos e leva o nome o nome de um antigo professor da universidade (Paulo Roberto Bassoli), que faleceu jovem. O professor de Atletismo da UFJF, José Augusto, comentou sobre a competição.

  “O Meeting Paulo Roberto Bassoli é um evento interno, em homenagem a um antigo professor (Paulo Roberto Bassoli) que faleceu e era muito querido pelos alunos e colegas. Está valendo como jogos interperíodo dos alunos da Faculdade. Pretendemos torná-la a competição oficial dos alunos e já no próximo ano faremos de uma forma mais completa (com maior número de modalidades)”.

  “A importância para os alunos é de incentivar a prática esportiva entre eles, aprenderem a gerir o esporte, a organizar eventos. Grande parte da organização partiu deles e eu fui apoiando, tentando ajudar para que o evento tivesse o sucesso que está tendo”.

“Esses eventos que estamos fazendo são em comemoração ao dia do profissional: ontem (sexta-feira, 01/09) foram as palestras, hoje (sábado 02/09) é a competição das crianças e o Meeting; e amanhã (domingo 03/09) tem o grande evento que é a corrida. É uma maneira de homenagear e comemorar o nosso dia”, finalizou.

 

Mateus Ferreira – aluno do 6º período de Educação Física UFJF e membro do Departamento de Marketing da ACE Jr

   A prova infantil foi organizada pela ACE Jr, em conjunto com a diretoria do curso de Educação Física e Desportos da UFJF e com os professores de atletismo do curso.

   A ACE é uma Empresa Junior da Faefid que atua no mercado com assessoria e consultoria esportiva e também com a organização de eventos esportivos; Desenvolvimento de Programas de Atividade Física para empresas e Organização de Cursos, Palestras, Seminários e Workshops. A empresa foi criada por alunos da Faculdade de Educação Física da UFJF em 2013, com objetivo de transformar os acadêmicos de Educação Física em profissionais diferenciados e inovadores, com práticas de excelência em gestão. O nome é derivado do termo “ace”, que faz referência ao saque indefensável no tênis e no vôlei.

“Estamos na organização dos jogos do JF vôlei na superliga, temos parceria com o Tupi Futsal para a disputa de competições como a Copa

Mateus Ferreira além de competir, participou também da organização da prova infantil

do Brasil. Realizamos na semana passada um curso de primeiros socorros, estamos organizando para o mês que vem um ciclo de palestras sobre a área da saúde voltada para o treinamento esportivo, com palestrantes renomados nas áreas de Educação Física, Medicina, Psicologia do esporte, Nutrição, e Fisioterapia”, disse Mateus.“Foi uma iniciativa do departamento de atletismo da UFJF de incluir diversos projetos sociais na corrida infantil sem nenhum custo para melhor integrar os novos atletas e incentivar o esporte desde cedo. É muito importante que essa cultura do esporte continue a crescer, e pra isso acontecer é importante que as futuras gerações sejam incentivadas e estejam no meio de eventos dessa magnitude. Portanto, assim que a ideia surgiu já abraçamos e fizemos disso uma prioridade”.

Além da parte de coordenação, Mateus Ferreira competiu nos jogos pelo Salto em Altura e no Revezamento 4×100. O jovem de 21 anos ainda afirma que não se vê fora do esporte. “Minha vida inteira estive ligado a esportes e não consigo me ver fazendo nada que não seja relacionado a isso, seja com a prática, com treinamento de atletas, promoção da saúde ou na organização de eventos esportivos. O importante é estar na área que gosto, fazendo aquilo que gosto e com o que sempre me identifiquei”.

“Para mim foi bastante produtivo. Juntei o útil ao agradável. Como membro da ACE fiz meu papel na corrida, mas quando foi preciso competir, levei a sério e consegui ainda ter êxito. É um sentimento difícil de explicar, felicidade e satisfação resumem o dia por ambos os lados. Pelo projeto da corrida ter dado certo e ter sido um sucesso. Pelas medalhas conquistadas hoje, sozinho e com a minha equipe dos ‘Abdomináveis’, do sexto período”.

 

Renata Moreira – aluna do 4º período de Educação Física UFJF e Presidente da Atlética Educação Física UFJF

   A competição dos alunos foi organizada pela Atlética Educação Física UFJF, visando a integração de alunos, professores e funcionários. A Atlética tem a função de planejar, coordenar, realizar atividades de esportes e lazer, e representar os alunos da Faefid no desporto universitário. Também tem como objetivo participar de competições oficiais seja em nível local, estadual, nacional ou até internacional.

Renata Moreira “Poder participar dos jogos está sendo a concretização de um trabalho sério, proveniente da Atlética”

Há dois meses na Atlética da Faefid, Renata Moreira também competiu no Meeting. Ficou em primeiro lugar nos 400 metros rasos. No Salto em Distância, terminou na terceira posição. A jovem conta que a escolha pelo curso não foi por acaso, já que sempre gostou de esportes. Era também atleta, disputou campeonatos mineiros, brasileiros, JEMG e ganhou diversas medalhas.

“Já fui atleta de natação e handebol. Eu nado desde 2007, sou de Astolfo Dutra e comecei em um clube de lá. A partir de 2010 já disputava competições, em 2011 fui federada e comecei a nadar pelo Clube Bom Pastor, mesmo treinando em Astolfo Dutra. Em 2012 ganhei uma bolsa de estudos do Apogeu em decorrência do Handebol, que eu jogava na escola. Estudava no Apogeu e jogava handebol no Sport Club JF. Joguei por um ano até que o handebol do Sport acabou. Nisso, voltei para a natação, dessa vez no próprio Sport. Em 2014 voltei para o Bom Pastor e até este ano ainda estava disputando torneios de natação”.

“Poder participar dos jogos está sendo a concretização de um trabalho sério, proveniente da Atlética. Há muito tempo que não havia o interperíodo na faculdade de Educação Física e poder participar como Presidente da Atlética e Aluna do Sebayern – nome da minha sala – é satisfatório demais”.

“Tem uma importância muito grande para nós da nova gestão da Atlética, porque com a realização bem feita dos jogos, estamos mostrando a cada dia mais nossa seriedade, responsabilidade e competência para todos da faculdade. O intuito é fazer com que cada um deles fiquem à vontade para se divertir, competir e o mais importante, saber que tem uma associação que visa a integração e o desenvolvimento social e afetivo. Para que assim, eles possam ter orgulho da faculdade onde estudam e terem o orgulho de ser Faefid”.

RESULTADOS

Confira os resultados do Meeting de Atletismo Professor Paulo Roberto Bassoli

Salto em Altura (masculino):

1º Hugo – 1,55m*

2º Gabriel Gonçalves – 1,55m

3º Mateus Ferreira – 1,55m

*Todos saltaram 1,55m, mas Hugo teve o menor número de tentativas, não falhou em nenhuma e ficou em primeiro lugar.

 

100 metros rasos (masculino):

1º Juan Amposta – 12”34

2º Matheus Valle – 12”75

3º Rodrigo Oliveira – 12”76

 

100 metros rasos (feminino):

1º Lara Fonseca

2º Luciana Santiago

3º Aline Araújo

 

Arremesso de Peso (masculino):

1º Kaio – 10,54m

2º Juan – 8,92m

3º Jamir de Souza – 7,86m

 

Arremesso de Peso (feminino):

1º Dusi – 8,78m

2º Yane Mendes – 8,21m

3º Luciana – 7,72m

 

400 metros rasos (masculino):

1º Leonardo Silveira – 59”34

2º Matheus Nogueira – 1’00”88

3º Natanael Luiz – 1’01”88

 

400 metros rasos (feminino):

1º Renata Moreira – 1’07”68

2º Adriana Ferraz – 1’17”04

3º Kariana Pazzi – 1’21”33

 

Salto em Distância (masculino):

1º Vinicius – 5,21m

2º Guilherme Simões – 4,86m

3º Gustavo – 4,81m          

 

Salto em Distância (feminino):

1º Luísa – 4,00m

2º Mariana – 3,75m

3º Renata Moreira – 3,72m

 

800 metros rasos (masculino):

1º Lucas Castro – 2’36”10

2º Marco Antônio – 2’41”37

3º Matheus Nogueira – 2’43”11

 

800 metros rasos (feminino):

1º Adriana Ferraz – 3’19”

2º Bárbara Pires – 3’28”

3º Gabriela – 3’48”

 

Veja galeria de fotos. Para  ampliar, clique sobre a imagem desejada

Texto com reportagem de Patrick Alves, estagiário do Toque de Bola, com supervisão e edição Ivan Elias, Toque de Bola

Fotos: Toque de Bola

Deixe seu comentário