Bem “família” e em alto astral. Veja, com dezenas de fotos, como começou a 5ª Copa Toque de Bola de Futsal

 

  Com disciplina e muita interação entre familiares, comissões técnicas e atletas, começou a ser disputada neste domingo, 17, a quinta edição da Copa Toque de Bola de Futsal. Na primeira rodada, realizada no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil(AABB), entraram em quadra apenas equipes da categoria sub-11.

   Na partida que marcou a abertura desta edição, o São Mateus Futsal bateu o Santos Anjos Futsal por 7 a 1. No segundo embate, Mariano superou o Barão Vermelho por 5 a 4.  Em seguida, Felipe Nery/Cascatinha Country Club venceu a Academia de Comércios por 5 a 4. E no jogo que fechou o primeiro dia, a escolinha do professor Léo Geara/AABB venceu a Escola de Futebol Física Welington Fajardo por 3 a 0.

  Prossegue no Cascatinha

  A segunda rodada está programada para sábado, dia 23, no Cascatinha Country Club, a partir de meio-dia, com partidas das faixas de idade sub-12 e sub-13. O torneio tem jogos programados até novembro e leva o nome do Portal Toque de Bola, como forma de retribuir a divulgação do esporte local pelo Portal e pelas redes sociais do Toque.

  Apoio

  Este ano, a Copa conta com a parceria de Wilson da Rezato, Perfect Paper, UpTake e Funorte. O apoio institucional é do Panathlon Club de Juiz de Fora e a arbitragem, da Liga de Futsal da cidade.

Bráulio ao lado dos seus filhos e jogadores João Pedro e Gabriel

  Bráulio: pai-treinador 

  Treinador do Santos Anjos, Bráulio Reis tem a missão de comandar a garotada e também seus dois filhos em quadra. Pai de Gabriel, de 8 anos e João Pedro de 10, o treinador relata que o esporte acaba sendo uma forma de educação e socialização: “Para mim, o esporte é muito importante. É um lazer para os meus filhos, e além de ser um passatempo, é algo educativo, onde se ensina e há regras, já que é um esporte coletivo. Acaba se tornando essencial na vida de uma criança, já que ensina a elas como viver em sociedade. Através da atividade, a criança melhora o convívio social e afetivo, além de estar se exercitando. O esporte tem de estar inserido em qualquer área da sociedade. É muito bacana ver essa garotada e poder ver a felicidade deles aqui”.

Alexandre sempre faz questão de acompanhar o filho quando pode

“Esporte pode ser algo diferente”

  Alexandre Lauriano, pai de Gabriel, que joga pela AABB, relata  a  importância dessa relação com o esporte: “Gosto de acompanhar meu filho no esporte. Nesse mundo que estamos vivendo, o esporte pode ser algo diferente. Coloquei ele no futsal há cinco anos, na escolinha de Futsal do Sport. Inclusive foi nessa mesma copa que ele conquistou o primeiro título dele. Depois por conta do turno de aula, tive que trocar de projeto. Optei por colocá-lo aqui na AABB, e está sendo muito bacana, tem crescido como pessoa e o esporte ajuda nesse quesito, a evoluir a cada dia mais”.

 

Álvaro Augusto, vice-presidente do departamento de esportes da AABB

 Álvaro: “A bola para uma criança é fundamental”

   Álvaro Augusto, vice-presidente do departamento de esportes da AABB, revela que o esporte é essencial:  “Sou da área de Educação Física, formado há mais de trinta anos e posso dizer: a importância da bola para uma criança é fundamental. Igual a esse evento, é possível ver famílias envolvidas e o clube ganha com isso, já que fica movimentado 24 horas por dia. A AABB está de portas abertas para receber todos que quiserem acompanhar as partidas e sempre estará”.

   Sobre a presença do público, Álvaro se disse surpreso: “Fiquei surpreso quando cheguei aqui. Apesar de trabalhar nessa área e conhecer a força do futsal, não esperava que viesse tanta gente. Nossa expectativa antes era uma, hoje, ela se tornou praticamente o dobro. O nosso clube sempre estará à disposição para esse tipo de evento familiar”.

 

Comemoração ao estilo Cristiano Ronaldo

Samuel faz e comemora ao estilo CR7

   Samuel Gonçalves, 9 anos, que está atuando pela Escolinha de Futsal Felipe Nery/Cascatinha Country Club, mostrou personalidade ao comentar a vitória do seu time e o gol marcado, seguido de uma comemoração ao estilo Cristiano Ronaldo: “Estou gostando da Copa. O nosso time tem potencial para ser campeão. Jogamos muito bem hoje. Se conseguirmos o objetivo e formos mesmo campeões, será mais um título para o Cascatinha. Meu gol e minha comemoração foram ao estilo CR7(Cristiano Ronaldo). Igual eu falo, é jogo de decisão, e em jogos assim tem que fazer gol mesmo. Conseguimos marcar os gols e sair com a vitória por 5 a 4”.

 

 

Alfredo Coimbra, idealizador da Copa Toque de Bola

Alfredo: ótima largada

   Alfredo Coimbra, organizador da Copa, faz um balanço sobre o primeiro dia dos jogos: “Primeiro dia foi muito positivo. A princípio, seria uma data com oito jogos, mas preferimos desmembrar essa rodada. Optamos por fazer apenas quatro jogos da categoria sub-11 e foram jogos de níveis técnicos excelentes. Estamos tendo disciplina, o comportamento dos meninos que estão jogando está sendo exemplar, as atitudes dos pais estão sendo favoráveis, assim como a dos professores. Foi muito satisfatório, tudo deu certo e foi bacana esse primeiro dia da quinta Copa Toque de Bola”.

  Sobre o ambiente familiar, Alfredo destacou essa como sendo a prioridade do evento: “O pai não entra em quadra, mas o pai participa do jogo, e eles participando na formação do caráter, tudo fica mais fácil. A categoria sub-11 é a que tem mais competição, no sub-7 e sub-9 e categorias menores, não há disputa, são jogos nos quais todos são premiados. Nessas categorias os pais apoiam bastante. A partir dos jogos do sub-12 e sub-13, a disputa fica mais intensa, mas contamos com apoio de todos para os jogos continuarem nesse nível”.

Basileu, Bráulio, Alfredo, Beto Vidal, Ivan Elias e Álvaro Augusto: ambiente de confraternização e amizade marca o evento dentro e fora da quadra

 

 

 Panathlon Club marca presença

   O Panathlon Club Juiz de Fora marcou presença em peso na primeira rodada da competição, no ginásio da AABB Juiz de  Fora. A entidade internacional, que tem representação local, defende as bandeiras que norteiam a Copa Toque de Bola: disciplina, ética e fair play esportivo. Estiveram presentes não os panathletas envolvidos com o torneio – Alfredo Coimbra (São Mateus), Bráulio Reis (Colégio dos Santos Anjos), Tiago Romão (Academia de Comércio) e Ivan Elias (Toque de Bola) – como os associados Basileu Tavares e Ivo Bandeira. 

   Entre os amigos da AABB Juiz de Fora, também marcaram presença Luiz Alberto Machado Vidal e Toninho Pereira Carvalho.

 

Texto com reportagem de Ayupe Júnior, estagiário do Toque de Bola, com edição e supervisão  Ivan Elias, Toque de Bola

Fotos: Toque de Bola

Veja também vídeos da primeira rodada, nas redes sociais do Toque de Bola – Twitter, Facebook e Instagram

Veja galeria de fotos da primeira rodada da 5ª Copa Toque de Bola de Futsal, disputada domingo, dia 17-9, no ginásio da AABB Juiz de Fora. Clique sobre a foto que desejar ampliar