Mais que a derrota de 2 a 0 para o São Bento fora de casa, o Tupi também perdeu a invencibilidade de seis partidas na série C do Brasileiro e consequentemente a vice-liderança da chave. Em uma partida abaixo do que o time vinha apresentando nas últimas rodadas, a equipe não conseguiu parar o São Bento, que matou o jogo ainda na primeira etapa.
O resultado deixa o Tupi em terceiro lugar do grupo B com 20 pontos. O Carijó foi ultrapassado justamente pelo rival do interior paulista, que ocupa a segunda posição com os mesmos 20 pontos, mas leva vantagem no saldo de gols. No próximo sábado, 12, o Tupi recebe o Macaé pela 14ª rodada, às 16h no Mário Helênio.
Jogando fora de casa, Aílton escalou o time com algumas surpresas. A formação inicial foi a que o comandante havia indicado na segunda parte do treinamento de quarta-feira, com Ítalo na vaga de Romarinho e Patrick na vaga de Marcinho, voltando aos três zagueiros.
Sávio fora

Em nota publicada no site oficial, o Tupi informou, na tarde desta segunda-feira, 7, que o atacante Sávio está deixando Santa Terezinha.
Confira a íntegra do texto divulgado:
O atacante Sávio, de 21 anos, não faz mais parte do elenco Carijó. O jogador, que tinha contrato com o Tupi até o fim do mês de outubro (30) deste ano, solicitou ao clube a rescisão do contrato. O jogador, que chegou ao Galo Carijó no início de 2016 após uma peneira realizada pelo clube, assinou a rescisão nesta segunda-feira (7). O Tupi agradece os serviços prestados pelo atleta e deseja sorte a Sávio em sua caminhada.
O atleta não vinha sendo aproveitado na Série C, depois de ser um dos poucos que se salvaram na fraca campanha na Série B de 2016 do clube.
Primeiro tempo
Logo aos 4’ em bobeira da defesa adversária, o Tupi quase abriu o placar com Ítalo, que parou no goleiro. Aos 7’ Marcelo Cordeiro arriscou e Paulo Henrique defendeu.
Com nove minutos de jogo o São Bento marcou com Caio Cézar, que recebeu na área e não deu chances ao goleiro Paulo Henrique, 1 a 0.
Em desvantagem no placar, o Tupi tentava tocar a bola e chegar mais à frente, porém, pecava no momento da finalização. Aos 21’, Ítalo mais uma vez desperdiçou, batendo por cima da meta.
Os visitantes tentavam pressionar, mas quem balançou as redes foi o São Bento novamente. Após jogada em velocidade, Anderson Cavalo completou para o gol, fazendo 2 a 0 aos 34 minutos.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, Aílton Ferraz colocou Romarinho no lugar de Patrick, mudando o sistema tático para dois zagueiros. Perdendo por dois gols, o Carijó iniciou a segunda metade com mais posse, adiantando as linhas e tentando encontrar os espaços.
O São Bento se fechava para sair nos contra-ataques, enquanto o time juiz-forano não conseguia criar oportunidades claras.
Apesar da vantagem, o São Bento era quem levava perigo. Aos 24’ Anderson Cavalo fez a jogada e tocou para Caio Cézar, que chutou rasteiro, mas Paulo Henrique cortou.
Sem conseguir criar, a situação do Tupi ficou ainda mais difícil quando o volante Leandro Brasília foi expulso aos 41’. O resultado permaneceu até o apito final do árbitro. Vitória do São Bento por 2 a 0.
Em entrevista concedida à Rádio Globo de Juiz de Fora na saída de campo, o treinador Aílton Ferraz falou sobre o que foi determinante para o resultado adverso. “Tivemos duas falhas de posicionamento, uma logo no primeiro gol e a outra um erro de tentar antecipar a jogada no meio. Aquilo que eu já havia conversado e mostrado em vídeo. E infelizmente eles fizeram os gols. Depois voltamos tentando agredir mais, porém eles com o 2 a 0 seguraram a bola o tempo todo. É um time rápido e de força também. Hoje a nossa equipe não foi bem, mas batalhou até o final, acho que isso é o importante”.
Desfalques
“Agora vamos esfriar a cabeça, procurar ver o que faremos, com o desfalque do Brasília, o Edmário sentindo o pubs. Hoje foi uma tarde/noite muito ruim pra gente, ficamos tristes porque vinhamos em uma sequência tão boa, mas falei para eles que isso uma hora iria acontecer e teria que ter a cabeça no lugar pois sabemos da luta que estamos tendo. Agora é ter tranquilidade, saber que batalhamos. Infelizmente pegamos uma equipe muito forte, vencemos eles em casa e eles nos venceram aqui. Vamos tentar dar sequência”.
Evolução da equipe mesmo com o revés
Gostei da postura (no início do jogo), mesmo a gente tomando alguns sufocos, a postura foi boa, o time está maturando. Fico feliz por isso, mas triste pela derrota. Na hora que equilibramos o jogo tomamos o gol, quando equilibramos de novo, sofremos outro gol. Foi um jogo onde tentamos, mas o adversário aproveitou as chances que teve e venceu o jogo.
Dois jogos seguidos em casa
Essa derrota não estava no nosso planejamento, estávamos almejando pelo menos um ponto. Agora em casa é vencer os jogos, mediante a todos esses desfalques, teremos que nos superar para que a gente consiga dar sequência no bom trabalho que estamos fazendo. Não podemos nos abater, vamos levar essa turma na reapresentação para que possamos vencer em casa.
FICHA TÉCNICA
São Bento-SP 2 x 0 Tupi
Tupi: Paulo Henrique, Patrick (Romarinho), Fernando e Edmário, Lucas, Marcel, Leandro Brasília e Bruno Santos, Diego Luís, Andrey (Faísca) e Ítalo (Marcinho). Técnico: Aílton Ferraz
São Bento-SP: Rodrigo Viana, Muriel, Halisson, João Paulo e Marcelo Cordeiro, Fábio Bahia, Eder (Felipe Manoel), Cassinho (Branquinho) e Maicon Souza, Caio Cézar e Anderson Cavalo (Nilson). Técnico: Paulo Roberto Santos
Gols: Caio Cézar (9’ 1º T), Anderson Cavalo (34’ 1º T); São Bento.
Cartões amarelos: Muriel, Halisson, João Paulo, Éder, Cassiano e Anderson Cavalo (São Bento); Fernando, Marcel e Bruno Santos (Tupi).
Cartões vermelhos: Leandro Brasília (Tupi).
13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C 2017
Local: Estádio Walter Ribeiro (Sorocaba-SP)
Data: 05/08/2017
Horário: 17h
Público: 1.996 presentes Renda: R$27.410,00
Arbitragem: José Woshington da Silva (PE), auxiliado por Marcelino Castro de Nazaré (PE), e Bruno Cesar Chaves Vieira (PE).
Outros jogos da rodada
Grupo do Tupi

Joinville 1 x 0 Botafogo
Dando sequência à 13ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, Joinville e Botafogo-SP se enfrentaram na tarde deste domingo (6), com vitória para o time catarinense por 1 a 0. Grampola fez o único gol na Arena Joinville, que mantém o JEC invicto em casa na competição – agora são quatro triunfos e dois empates em seu estádio.
Melhor em campo, o Joinville dominou o primeiro tempo e quase abriu o placar com Eliomar, que chutou e viu Samuel cortar o perigo em cima da linha. Na melhor chance para o Botafogo, Francis avançou, mas se adiantou e Matheus fez a defesa. O JEC ainda chegou perto com Grampola e Lobo, ambos parados no goleiro Neneca.
O time da casa voltou do intervalo com o mesmo ritmo. Já no primeiro lance, Bruno Rodrigues assustou em chute forte de fora da área. E o gol não demorou a sair. Aos dez minutos, Grampola recebeu de Bruno Rodrigues na área, dominou e bateu no canto de Neneca: 1 a 0.
Com a vitória, o Joinville subiu para o quinto lugar do Grupo B, com 18 pontos, e colou no G-4. O Ypiranga, quarto colocado, também tem 18, mas saldo de gols maior. O Botafogo-SP, mesmo com a derrota, segue na liderança com 21 pontos.

Bragantino 1 x 0 Mogi Mirim
No Nabi Abi Chedid, sábado, o Bragantino respirou na Série C ao vencer o Mogi Mirim. O único gol da partida foi marcado por Anderson Ligeiro, de pênalti, aos 16 minutos do primeiro tempo. Com a vitória, o time de Bragança Paulista alcançou 15 pontos e deixou a zona de rebaixamento do Grupo B. Com 10, o Mogi segue na lanterna.
Macaé 0 x 2 Ipiranga
No Moacyrzão, também sábado, o Macaé chegou a criar as principais chances de gol do primeiro tempo, mas esbarrou nas grandes defesas do goleiro Carlão e quem saiu na frente foi o Ypiranga. Aos 39 minutos, André Luis abriu o placar para os gáuchos. Na etapa final, aos 11 minutos, o atacante voltou a marcar e sacramentou a vitória por 2 a 0. Com o resultado, a equipe canarinha chegou a 18 pontos e entrou no G-4. O Macaé segue com 12.
Tombense 0 x 0 Volta Redonda
No Antônio Guimarães de Almeida, ainda no sábado, apesar do duelo movimentado, as redes não balançaram para Tombense e Volta Redonda. Com o empate sem gols, as duas equipes desperdiçaram a chance de dormirem entre os quatro primeiros.
Jogos do Grupo A
Dois jogos completaram a 13ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro na noite deste domingo (6). No Mangueirão, o Remo abriu dois gols de vantagem, mas viu o Confiança-SE buscar o empate: 2 a 2. Na Arena Pantanal, o Cuiabá saiu na frente e viu o Sampaio Corrêa-MA virar o placar e garantir a vitória por 3 a 1.
Remo 2 x 2 Confiança
Em casa, o Remo aproveitou falhas do Confiança para abrir dois gols de vantagem. Aos 24 minutos do primeiro tempo, a defesa sergipana cortou errado e Luiz Eduardo só esticou o pé para abrir o placar. No primeiro lance da volta do intervalo, Eduardo Ramos recebeu nas costas de Madona e tocou por baixo do goleiro Genivaldo: 2 a 0. Apesar do placar, o Confiança não se entregou e conseguiu deixar tudo igual. Aos 36, Tito recebeu na entrada da área e descontou. Dois minutos depois, Rafael Villa acertou chute forte, sem chances para Vinicius: 2 a 2. Com o resultado, o Remo segue no quarto lugar do Grupo A, agora com 18 pontos. O Confiança, com 13, permanece na nona posição.

Cuiabá 1 x 3 Sampaio Corrêa
Na Arena Pantanal, o Cuiabá saiu na frente com gol de Douglas Mendes, aos sete minutos de jogo. Na volta do intervalo, o Sampaio Corrêa conseguiu a virada em um intervalo de quatro minutos e saiu com a vitória por 3 a 1. Marlon marcou aos 14, e Isac anotou o segundo no minuto seguinte. Aos 18, Felipe Marques – depois de servir de garçom nos outros gols – mandou uma bomba para marcar o terceiro. A vitória mantém o Sampaio em terceiro lugar, agora com 22 pontos, enquanto o Cuiabá, com 15, desceu para a sexta posição.
No sábado, dia 5, pela 13ª rodada da Série C, os líderes do Grupo A empataram suas partidas.
Moto Club 1 x 1 CSA
No Castelão, Jorge Fellipe foi o decisivo no empate em 1 a 1 entre Moto Club e CSA. O zagueiro do Azulão os dois gols da partida, um contra e outro a favor. Após mandar contra a própria meta aos 15 minutos do primeiro tempo, o defensor se redimiu e empatou o jogo já nos acréscimos. Aos 47 minutos do segundo tempo, o CSA arrancou a igualdade fora de casa. Com o resultado, o CSA segue na liderança do Grupo A, com 24 pontos. O Moto Clube soma 13.
No Coaracy Fonseca, o ASA saiu na frente do Fortaleza. Aos 19 minutos de jogo, após escanteio cobrado por Doda, Jhulliam subiu mais que os zagueiros adversários e fez 1 a 0 para os donos da casa. O Leão do Pici reagiu na segunda etapa e empatou aos 14 minutos. De pênalti, Lúcio Flávio deslocou o goleiro Carlão e decretou o empate, 1 a 1. Com a igualdade, o ASA continua na lanterna do Grupo A, com 12 pontos.
Salgueiro 1 x 0 Botafogo-PB
No Cornélio de Barros Muniz, o Salgueiro faz valer o fator casa, venceu o Botafogo/PB, vai dormir no G-4. O único gol da partida foi marcado por Álvaro aos 36 minutos do segundo tempo. Com a derrota, o Belo segue com 14 pontos. Para se manter na terceira colocação, o time pernambucano precisa torcer pela derrota do Sampaio Corrêa diante do Cuiabá e um tropeço do Remo contra o Confiança no domingo (6).
Texto: Toque de Bola, com informações da Rádio Globo Juiz de Fora e do site da Confederação Brasileira de Futebol
Artes: Toque de Bola
Fotos: Arquivo Toque de Bola, Cuiabá Esporte Clube, Rafael Moreira (Bragantino) e Bruno Silva (Joinville)