O Tupi Futsal recebeu duas boas novidades nos últimos dias. A primeira delas foi a convocação do goleiro Eric Debortoli para a Seleção Mineira sub-17, que disputará o 5º Campeonato Brasileiro de seleções, entre os dias 5 e 9 de setembro, na cidade de Uberlândia-MG.
A outra notícia foi a definição das chaves da fase semifinal do Campeonato Mineiro do Interior. O Carijó participará do torneio entre os dias 15 e 17 de setembro, também na cidade de Uberlândia.
Confira a entrevista do goleiro Eric ao Portal Toque de Bola, pouco depois do anúncio de sua convocação.
Toque de Bola: Onde você nasceu? Em que ano?
Eric Debortoli: Nasci em Juiz de Fora, no ano de 2000.
TB: Conte como foi seu primeiro contato com o futsal, se aconteceu em Juiz de Fora e se alguém teve influência nisso.
Eric: Meu primeiro contato com o futsal foi aos 5 anos de idade no Sport Clube Juiz de Fora com o professor Gerson William. O agente causador disso foi um amigo meu (Rafael), que me convidou para poder fazer um treino com ele e desde então não tive mais vontade de largar o futsal.
TB: Por quais clubes você já atuou? Disputou quais campeonatos? Títulos?
Eric: Sport Club Juiz de Fora, Sesi Juiz de Fora e Tupi. Copa Bahamas (Copa Prefeitura Bahamas de Futsal), Campeonato Mineiro, JIMI. Coletivos: campeão mineiro, campeão Copa Bahamas seis vezes, campeão do Jimi fase prata, são esses que trago como destaque. Individuais: cinco vezes, sendo três vezes seguidas goleiro menos vazado da Bahamas. Em 2015 o título mais importante de todos, que foi o troféu de menos vazado do Mineiro, tanto do interior quanto do estadual.
TB: Quando você chegou ao Tupi? Como foi sua chegada?
Eric: Em 2016 cheguei ao Tupi. Fui levado com o intuito de apenas treinar com o grupo, pois os goleiros estavam com lesões. E foi nessas brechas que cresci de forma produtiva, sendo levado para disputar o JIMI junto ao grupo. As principais pessoas foram o Ivan e o Eduardo Lemos, que contribuíram para a minha ida.
TB: Como recebeu essa convocação? Fale do sentimento de poder participar da Seleção Mineira e o que isso representa pra você.
Eric: De primeira tinha recebido apenas sondagens dos supervisores, até no momento nada certo. No dia 17 de agosto minha convocação foi oficializada por telefone. O sentimento é único e quero aproveitar cada segundo que puder dentro de Seleção Mineira. Estou cumprindo um dos objetivos que propus em alcançar ao decorrer da minha carreira. A ansiedade é grande de poder me reunir ao grupo no próximo dia 28 em Uberlândia. Representa para mim que jamais podemos deixar de sonhar. Eu não esperava ser convocado e tudo mudou da noite para o dia. Mas mesmo não tendo esperança, não deixei de me preparar. Agora que veio a oportunidade, estou pronto para poder representar o meu estado e minha cidade no Brasileiro de Seleções.
TB: A quem você dedica essa convocação?
Eric: Dedico aos meus pais, que sempre me incentivaram a seguir o meu sonho. Os responsáveis por isso, com toda certeza, são toda a comissão do Tupi. Dando destaque ao Negrete e ao Jean, que são os preparadores de goleiros do clube. Os dois são os responsáveis pelo meu aprimoramento até os dias atuais.
TB: Quais seus ídolos no futsal ou no esporte? Há algum goleiro em quem se espelha?
Eric: Tenho como ídolo o Tiago, goleiro do Sorocaba. O Jonas também, que atua no próprio Tupi, um dos responsáveis pelo meu aprimoramento. Tenho a honra de trabalhar com ele de perto.
Semifinal do Campeonato Mineiro do Interior
Já estão definidos os clubes que vão disputar a semifinal do Campeonato do Interior no adulto masculino. Os últimos classificados foram decididos em um triangular do grupo C. Praia e Montes Claros alcançaram as duas últimas vagas.
Na estreia da chave, o Montes Claros venceu o Taguatinga por 3 x 1. Breno e Dener, este duas vezes, marcaram os gols da vitória monte-clarense, Felipe descontou. No jogo seguinte, Ezequiel balançou a rede duas vezes na vitória do Praia sobre o Montes Claros por 2 a 1, com Marcelo descontando.
O equilíbrio seguiu na terceira partida e o Taguatinga bateu o Praia por 3 a 1. Douglas (2) e Pedro fizeram para o Taguatinga, Macdovall descontou para a equipe de Uberlândia.
Na classificação final do Grupo C, Praia e Montes Claros avançaram para a semifinal e agora se juntam a Nacional, Prefeitura de Itabira, Prefeitura de Comercinho, Prefeitura de Padre Paraíso, Tupi e Prefeitura de Três Corações.
Semifinal
As oito equipes foram divididas em dois grupos. Os clubes se enfrentam em cada chave e os dois melhores de cada grupo avançam para a fase final.
No grupo E estão Nacional, Prefeitura de Itabira, Montes Claros e Prefeitura de Comercinho.
Já a chave F conta com Praia, Prefeitura de Padre Paraíso, Tupi e Prefeitura de Três Corações. As partidas ocorrem de 15 a 17 de setembro, em Uberlândia.
Texto: Toque de Bola, com informações complementares do site da Federação Mineira de Futsal
Fotos: Toque de Bola e Divulgação
Edição: Toque de Bola