Copa Zico Juiz de Fora: campeões, destaques, artilheiros e dezenas de fotos

  Com todas as finais, terminou nesta terça-feira, 25, a Copa Zico Juiz de Fora, competição nacional pela primeira vez disputada fora do Rio de Janeiro De acordo com dados da coordenação do evento,  600 atletas de 46 equipes disputaram 87 jogos e marcaram, em média, seis gols por partida, diante de um público de dez mil pessoas. Além disso, 15 crianças e adolescentes estão com testes marcados em clubes como Flamengo, Botafogo, Vasco e Cruzeiro, graças à presença de observadores técnicos durante o torneio.

Campeã da categoria Sub-8, EO Flamengo

Categoria Sub-8

Final: EO Flamengo 5×1 EO Vasco da Gama

1º lugar: EO Flamengo

2º lugar: EO Vasco da Gama

Artilheiro: Gabriel Eduardo Garcia Nogueira (Spartano FC)

Destaque: Gabriel Werneck (EO Flamengo)

 

Campeão da categoria Sub-10, CFZico-JF

Categoria Sub-10
Final: CFZico-JF (4)3×3(2) NFE Ubá

1º lugar: CFZico-JF

2º lugar: NFE Ubá

Artilheiros: Gabriel Martins (NFE Ubá) e Matheus Oliveira Souza (NFE Ubá)

Destaque: Gabriel Martins (NFE Ubá)

 

Campeã da categoria Sub-12, Guaporé

Categoria Sub-12

Final: Bonsucesso 1×5 Guaporé

1º lugar: Guaporé

2º lugar: Bonsucesso

Artilheiro: Gabriel da Silva Torres (Bonsucesso)

Destaque: Gabriel da Silva Torres (Bonsucesso)

 

Campeão da categoria Sub-14, Flamenguinho de Cataguases

Categoria Sub-14

Final: Flamenguinho/Cataguases (5)3×3(4) Futebol UFJF

1º lugar: Flamenguinho/Cataguases

2º lugar: Futebol UFJF

Artilheiro: Caio Ferreira (Flamenguinho/Cataguases)

Destaque: Herbert Marques (CFZico-JF)

 

 

Campeã da categoria Sub-16, AA Barreira

Categoria Sub-16

Final: Associação Lima Duarte 3×4 AA Barreira

1º lugar: AA Barreira

2º lugar: Associação Lima Duarte

Artilheiro: Gabriel Machado (Associação Lima Duarte)

Destaque: Thaian de Paula (AA Barreira)

 

Campeã da categoria Sub-18, Mancha Verde

Categoria Sub-18

Final: Mancha Verde/JF 7×2 Rio Soccer/RJ

1º lugar: Mancha Verde/JF

2º lugar: Rio Soccer/RJ

Artilheiro: Ygor Gomes (Rio Soccer)

Destaque: Eliezer Marques (Mancha Verde)

Assistente juiz-forano do quadro da Fifa, Marcelo Van Gasse participou da premiação

 

 

 

Entrevistas

O Toque de Bola conversou com Marcelo Van Gasse – Árbitro Assistente da FIFA, presente  ao evento nesta terça-feira:

“A iniciativa foi maravilhosa, times da região inteira. Isso para os meninos que gostam de futebol e querem uma oportunidade é uma maravilha. Temos que dar os parabéns para eles (organizadores) pelo que está acontecendo aqui em Juiz de Fora e para o Zico, que foi uma grande ação. E o Léo (Beire) pelo que ele faz em prol do futebol de Juiz de Fora. Está todo mundo de parabéns.  Fiquei sabendo que tinha olheiros de clubes aqui, assistindo jogos, é uma oportunidade que cidade necessita. Fico muito feliz em participar de um evento desses e que surjam muitos jogadores daqui pra frente. Isso livra das drogas, faz ter compromisso com o ser humano, é criar amizade, participarem equipe, isso não tem preço. Começa de pequeno. O que o esporte dá pra gente não tem preço. Eu vivi no esporte a minha vida toda e sou um cara muito bem realizado graças a Deus.”  (Van Gasse)

 

  Allan Espinosa, diretor da  Copa Zico na cidade, também  foi entrevistado pelo Toque de Bola:   

“É a primeira vez que realizamos aqui em Juiz de Fora e para o objetivo nosso que é a integração social, de poder ver essa garotada toda participando e dar oportunidade, muitos dele já estão com dia e horário marcados para fazer testes em grandes clubes do Rio de Janeiro. Foi muito bacana. E essa festa toda que aconteceu é o grande orgulho que nos dá de poder ter iniciado em 2008 no Rio. A educação vem em primeiro lugar, isso aí você pode trazer não só para dentro do esporte, mas sem dúvida, a Copa Zico ideal que pensamos era isso, fazer uma competição para quem não tem oportunidade e principalmente ver isso aqui, as famílias, as equipes se enfrentando dentro de campo e se respeitando, se cumprimentando. É importante demais essa questão de socialização e é muito bonito participar disso.”

 

Destaque da categoria Sub-16, Thaian de Paula (AA Barreira)

  Matheus Silva (Batata), treinador do Barreira, foi um dos representantes do futebol da Zona Norte de Juiz  de Fora  no torneio:

“Nossa associação fará 50 anos em 2018, já tem muita tradição na zona norte de juiz de Fora. De uns cinco anos pra cá, voltamos a implantar as categorias de base, que vem dando muitos frutos. Somos atuais campeões da (Copa Prefeitura) Bahamas (Futebol Amador) no sub-15, atuais campeões do torneio da Liga de Futebol Juiz de Fora no sub-17 e agora viemos disputar a Copa Zico e fomos campeões no sub-16. Esse trabalho é muito importante porque a nossa região é uma zona muito violenta da cidade. E temos notado uma grande mudança. Tiramos as crianças das ruas, os jovens participam não só no futebol, mas também com outros projetos no bairro, distanciando os garotos das drogas. Só tenho a parabenizar, tanto a disciplina, a cobertura, organização, arbitragem. Todos podiam ser assim. No início os meninos sentiram um pouco, porque treinamos em campo oficial, e nessas duas semanas que garantimos a participação fizemos alguns treinos (em campos sintéticos), e depois com muita dedicação eles conseguiram se superar.”

   

Leo Beire em entrevista ao Toque de Bola

 O diretor do Centro de Futebol Zico de Juiz de Fora, Leonardo Beire, comemora: “Foi tudo muito satisfatório! Estou muito feliz! Tínhamos grandes expectativas, mas conseguimos superá-las! Tivemos, inclusive, a presença do Zico, o que foi excelente para os atletas”, afirmou, garantindo que a competição terá novas edições.

   Os destaques de cada categoria foram escolhidos por meio de votação das equipes adversárias. As equipes campeãs e vice-campeãs de cada categoria receberam troféus e medalhas:

 

 Veja galeria de fotos do Toque de Bola – Cobertura Ayupe Júnior, estagiário, supervisão e edição Ivan Elias, Toque de Bola (fotos finais da galeria foram disponibilizadas pela assessoria do evento)

Clique sobre cada imagem para ampliar

Deixe um comentário