A CBF publicou no início da noite desta quinta-feira, 22, uma nova alteração na tabela da equipe alvinegra na Série C do Campeonato Brasileiro. A partida entre Tupi e Volta Redonda, anteriormente marcada para as 16h do dia primeiro de julho, um sábado, passou para o horário de 21h, na mesma data.
É a segunda modificação consecutiva envolvendo jogos do time local. O compromisso deste sábado, dia 24, diante do Botafogo, de Ribeirão Preto, seria inicialmente na segunda-feira, dia 26.
(Clique sobre as artes para ampliar as imagens)
Com isso, o Carijó tem em duas noites de sábado consecutivas, e ambas diante do torcedor, a possibilidade de se firmar de vez como um candidato a uma das quatro vagas da chave para buscar o”mata-mata” do acesso. Pelo regulamento, os quatro primeiros colocados de cada chave estarão classificados para a segunda fase.Já os dois times de pior rendimento, também dentro da chave, serão rebaixados.
E os confrontos são considerados chave, uma vez que a equipe treinada por Aílton Ferraz vai receber, nos dois sábados consecutivos, os dois melhores times da chave – Botafogo-SP e Volta Redonda-RJ. Assim, além da importância da pontuação, as partidas demonstrarão, muito provavelmente, como está o Tupi técnica e taticamente diante de adversários que já despontam como candidatos a duas das quatro vagas.
Acesse aqui as informações do Botafogo, de Ribeirão Preto, adversário do Tupi no sábado, dia 24.
Motivo é o mesmo: “grade” da TV
Para as duas mudanças, o texto é quase o mesmo, no site da entidade que comanda o futebol brasileiro:
Tupi x Botafogo – “Motivo: Ajuste na grade de programação do canal EI Maxx!”.
Tupi x Volta Redonda – “Motivo: Atender a grade de programação do canal EI Maxx.”
Muitas mudanças
O treinador Ailton Ferraz promoveu várias mudanças nos treinamentos da semana e o Tupi pode ter novidades para o jogo de sábado, 24, contra o Botafogo-SP às 20h, no Estádio Municipal, válido pela sétima rodada da série C do brasileiro, com cobertura nas redes sociais do Toque de Bola.
Com alguns desfalques para a partida e precisando tornar o time mais ofensivo, o técnico modificou a estrutura tática da equipe, que estava atuando com três zagueiros em um 3-5-2, e passou para o 4-2-3-1.
As ausências de Edmário, expulso diante do Mogi Mirim, e de Marcel, que cumpre suspensão automática por ter levado terceiro cartão amarelo, fizeram Aílton mudar o sistema, e a equipe treinou com uma linha defensiva formada por quatro jogadores na tarde de quarta-feira, no mesmo palco do jogo. Mais a frente, Kalu deve ficar com a vaga de Marcel e atuar ao lado de Bonilha na cabeça da área.

Romarinho titular?
Romarinho entrou no lugar de Edmário pela ponta esquerda e pode fazer sua primeira partida como titular diante da torcida. O atacante ainda revelou que sempre conversa com o pai, Romário, e que este pode vir a Juiz de Fora para acompanhar o duelo contra o time de Ribeirão Preto. “Estou sempre mostrando as notícias que saem, os vídeos de treino, do jogo e fotos. Ele está sempre me acompanhando, me dando força. No final de semana falei que tinha jogo aqui e ele vai tentar vir para assistir”, declara.
O jogador de 23 anos que fez sua primeira partida pelo clube juiz-forano no último sábado, fora de casa contra o Mogi Mirim, avaliou a estreia. “Acho que entrei bem, só que infelizmente não consegui ajudar a equipe a sair com o resultado positivo, o árbitro também atrapalhou um pouco, mas deixando isso de lado acho que foi uma boa estreia, mesmo com o pouco tempo. E estou me preparando a cada dia para conseguir essa oportunidade de jogar como titular”. “Essa é a terceira semana de treinos, já me sinto bem fisicamente, pude entrar contra o Mogi e me senti bem, corri bastante. O Aílton deixou claro que vai testar algumas variações, e estou trabalhando forte”, completou.

Centroavante novo?
No comando de ataque, Flávio Carvalho foi outra novidade e treinou entre os titulares no lugar de Rafael Teixeira durante toda a atividade e pode ser mais uma modificação no time. “A semana começou, fizemos um amistoso (terça-feira), estava esperando uma oportunidade do Aílton e ele optou por começar comigo no treino. Estamos muito focados. Nossa postura vai ser atacar, como a gente vem fazendo. Porém temos que defender como time pequeno sim. Sabemos das nossas deficiências dentro de campo. A série C é um campeonato que aquele que corre mais ali dentro de campo acaba saindo com a vitória. São dois jogos dentro de casa pra gente fazer seis pontos com os dois times que estão brigando lá em cima, e ganhando esses dois jogos dá uma tranquilidade para nós no campeonato”, afirma.
Durante todo o coletivo de quarta-feira, 21, o time titular não sofreu alterações e reuniu Paulo Henrique, Lucas, Patrick, Fernando e Bruno Santos, Bonilha e Kalu, Andrey, Diego Luis e Romarinho, Flávio Carvalho.
Duas novidades
O meia Leandro Brasília, de 30 anos, já treina no Tupi e sua contratação deve ser anunciada a qualquer momento. O jogador, revelado pelo Cruzeiro e com passagens por Itaúna, América-MG, Ipatinga, Criciúma, Ceará, Mirassol, CRB, Bragantino, Linense e Rio Preto, aguarda apenas o resultado dos exames médicos para assinar contrato. Outro reforço é o lateral esquerdo Juninho, que estava há um mês sendo observado pela comissão e foi aprovado. A diretoria também aguarda os exames para oficializar a contratação do atleta.
Nas redes sociais o clima é amigável entre Tupi e o adversário de sábado. O twitter oficial do Carijó brincou com o Botafogo-SP, que respondeu também em tom amistoso. Dentro de campo, porém, a disputa não deve ser tão amistosa quanto no mundo virtual, já que o time juiz-forano foi derrotado na última partida e só a vitória interessa. A equipe do interior paulista lidera o grupo B com 11 pontos, três a mais que o Tupi, sexto lugar.
Tupi x Botafogo-SP
Carga de ingressos: 500 (200 inteiras + 300 meias) e custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) – inclusive no dia do jogo. A abertura dos portões será às 19h.
Expectativa de público do Tupi: 150 pagantes
(essa expectativa de público divulgada pelo clube na reunião do plano de ação do jogo gerou muita polêmica nas redes sociais. Até alguns anos atrás, o Tupi reunia público médio de mil a 1.500 torcedores. Com essa estimativa, o número de alvinegros no estádio caiu a um décimo do anterior).
Promoção
As 50 mulheres primeiras mulheres terão entrada franca. Crianças até 12 anos não pagam.
Transporte
A Settra disponibilizará ônibus para a partida com saída inicial às 18h30, na Av. Presidente Itamar Franco, em frente à Agência de Proteção ao Consumidor (Procon).
Texto: Patrick Alves, estagiário do Toque de Bola, e Ivan Elias, Toque de Bola, Bola, com informações da Liga de Futebol de Juiz de Fora, Confederação Brasileira de Futebol e globoesporte.com
Fotos: Toque de Bola
Artes: Toque de Bola