A manhã de domingo, 11, foi de festa tripla no campo do bairro São Benedito, o antigo campo da Empav, em Juiz de Fora, que sediou os três jogos finais da edição 2017 da Copa Juiz de Fora de Futebol Amador.
Os grandes campeões foram: Botafoguinho F.C. – Grajaú, na categoria Super Master, o LFC, na Master, e o Cruzeirinho, entre os adultos. As premiações, com entrega das medalhas e do tão aguardado troféu, ocorreram após cada partida. Os organizadores estimam que cerca de duas mil pessoas estiveram presentes na rodada decisiva.

Super Master: BOTAFOGUINHO F.C. GRAJAÚ 1 x 0 SATÉLITE
Botafoguinho F.C. – Grajaú e Satélite, no início da manhã, decidiram a Super Maste. Em jogo muito “brigado” entre as equipes, a definição surgiu com um gol do camisa 7 alvinegro, Romildo Venturini. Ele recebeu livre na área um cruzamento da direita e cabeceou no canto superior esquerdo, deslocando o goleiro: Botafoguinho 1 a 0.
Romildo vence “goleiro ordinário”

Romildo, herói da partida, vibrou: “É uma alegria muito grande. Você jogar futebol, estar ali dentro de campo, é um lugar para extravasar. Futebol é um esporte que te alimenta”, disse. “O goleiro é meio ‘ordinário’ (risos), ele gosta de pular mesmo e ainda foi na bola. Cabeceei no contra pé dele e ainda conseguiu esbarrar, mas graças a Deus eu consegui vencer ele”, completa.
Master: L.F.C. 2 x 2 A.A. PALESTINO (vitória do LFC nos pênaltis por 5 a 4)
Em seguida, foi a vez do LFC. e A.A. Palestino duelarem pelo troféu na categoria master. O LFC abriu o placar com gol do camisa oito Alexsandro Gasparete, mas não teve tempo nem para comemorar, porque logo em seguida o Palestino empatou o jogo com Amarilton José. A partida foi para o intervalo com a igualdade no placar.

No segundo tempo, as duas equipes buscaram mais o ataque. Após reposição longa do goleiro no campo ofensivo, Ademilson escora de cabeça para Alexsandro, que dá um bonito toque por cobertura sobre o goleiro e desempata: 2 a 1 LFC. O placar não demorou a ficar igual novamente. Depois de uma cobrança de escanteio e bate-rebate na área, Amarilton finaliza rasteiro marcando o segundo dele e do Palestino no jogo, 2 a 2. O resultado se mantém até o apito final do árbitro e a definição segue para as cobranças de tiro livre.
Ademilson decide
O LFC contava com o atacante Ademílson, velho conhecido do torcedor juiz-forano, e foi dele a cobrança derradeira que garantiu mais um título para o time. L.F.C. 5 a 4 nos pênaltis.
“Para mim, independente se for profissional ou amador, eu sempre me dedico. Hoje foi um jogo truncado, o campo não ajudou, muito duro e irregular. Saímos na frente do placar duas vezes, tomamos o empate, mas o pessoal está de parabéns. Conseguimos levar para os pênaltis e fui feliz em concluir e levantar mais uma vez esse caneco. Agora vamos esperar mais pra frente o próximo campeonato, para quem sabe a gente possa levantar também”, revela Ademilson.

“Nesses torneios de várzea já sou um pouco experiente também. Quando tenho a oportunidade e sou convidado, eu jogo. É sempre importante, a gente como jogador, igual eu estava no Baeta agora e terminou o Campeonato Mineiro recentemente, não podemos ficar parados. Independente de qual seja o campeonato, temos que estar sempre nos movimentando, porque quando tiver a chance de jogar profissionalmente de novo, você não perde muito. Se eu tiver a oportunidade (de continuar jogando torneios de várzea), com certeza vou disputar sim”, completa.
Adulta: CRUZEIRINHO E.C. 2 x 2 DOMINADOS F.C.
Na última e mais esperada final, pela categoria adulta, da competição, os jogadores não decepcionaram. Em partida eletrizante do começo ao fim, Cruzeirinho e Dominados fizeram um duelo de muita velocidade. Logo no início o Dominados abriu o marcador com Felipe Otávio, para festa da torcida, que marcou presença e apoiou bastante o time.

Com o resultado adverso, o Cruzeirinho foi para cima em busca da igualdade, mas a defesa do Dominados estava bem postada. Na volta do segundo tempo o time aumentou o ritmo e em cobrança de falta alçada na área, o camisa 13 Douglas Costa subiu mais que todo mundo e desviou para a rede, empatando para o Cruzeirinho 1 a 1. Após confusão no meio campo, o árbitro expulsou um jogador de cada lado. Logo em seguida Wendel da Silva vira para o Cruzeirinho, fazendo 2 a 1.
Em partida eletrizante, cada equipe marcou duas vezes e a igualdade levou a decisão para as penalidades máximas. O goleiro Waltencler Ferreira do Cruzeirinho defendeu a última cobrança, dando o título para o time. Cruzeirinho 6 a 5.
Waltencler: “Amizade prevalecendo”

“Como venho dizendo, Juiz de Fora tem muito jogador bom na várzea. E esse resultado é fruto de um trabalho que vem de longa data, jogando bastante, a amizade prevalecendo, sempre respeitando a todos e fomos felizes. Pude me consagrar pegando o último pênalti e dar a vitória para a família Cruzeirinho. Pênalti é isso aí, só erra quem bate e só pega quem vai na bola, acabei sendo feliz e dei a vitória ao meu time”, diz o goleiro, um dos heróis do Cruzeirinho.
Copa Prefeitura Bahamas
O Cruzeirinho é atual campeão adulto da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador. Centenas de pessoas participaram do evento de distribuição das fichas para participação na edição 2017 da Copa Prefeitura Bahamas. O encontro, no último dia 5, ocorreu no Ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), onde foram entregues 350 fichas a representantes de equipes, que disputarão 11 categorias.
A competição é vista atualmente como a maior do Brasil no segmento, levando anualmente cerca de 60 mil pessoas aos campos de várzea da cidade, de agosto a dezembro, tanto dentro quanto fora das quatro linhas, o que contribui para a prática esportiva e o convívio das pessoas, atletas ou não.
Prazos
Para a finalização da inscrição, os responsáveis pelas equipes das categorias dente de leite, mirim, infantil, juvenil e feminina deverão entregar as fichas na sede da SEL (Avenida Rui Barbosa, 500, Santa Terezinha) no dia 28, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.
Já para as categorias adulta, veterana, master, supermaster, sênior e zona rural a data é o dia 29, nos mesmos local e horário.
As equipes deverão ainda participar do congresso técnico da competição, entre 2 e 3 de agosto, de acordo com a categoria.
O desfile de abertura está programado para o dia 6 de agosto.
Veja mais fotos da rodada final da Copa JF de Futebol Amador na cobertura do Toque de Bola
Cobertura Toque de Bola: Patrick Alves, estagiário, com supervisão de Ivan Elias e informações complementares da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL)
Fotos: Toque de Bola
Edição: Toque de Bola