
Mesmo fora de casa, o Tupi impôs seu ritmo de jogo e chegou à segunda vitória na Série C. Com portões fechados, por conta da falta de laudos do Corpo de Bombeiros, apenas profissionais da imprensa e membros das comissões técnicas presenciaram a vitória por 3 a 1 do time de Santa Terezinha sobre o Macaé.
Os gols foram marcados por Diego Luiz, Andrey e Bruno Santos (Tupi), descontando Israel. O Carijó já fechou o primeiro tempo com vantagem de 2 a 0 e chegou aos 3 a 0. Só aí os anfitriões conseguiram diminuir o prejuízo.
Com o resultado, o Galo chegou a oito pontos e subiu na tabela. Foi o segundo triunfo consecutivo – vinha de 1 a 0 em Juiz de Fora, diante do até então líder São Bento (SP), depois de abrir a competição com dois empates fora de casa (Joinville e Tombense) e um revés diante da torcida (Ypiranga-RS).
Já o Macaé, com quatro pontos, está na nona posição e amarga a zona de rebaixamento.
Clique sobre cada arte/imagem para ampliar
Com o controle total das ações, os comandados de Aílton Ferraz fizeram uma etapa inicial praticamente perfeita. Buscando sempre o gol, o Tupi quase saiu na frente aos 11 minutos, quando o ala-direita Lucas fez boa jogada individual e acionou Diego Luiz, que chutou forte e exigiu boa defesa do arqueiro Luis Henrique.
Mantendo a posse de bola, o primeiro gol era questão de tempo e saiu aos 22. Após cruzamento, o goleiro Luis Henrique do Macaé se atrapalhou a a bola sobrou para Diego Luiz, que dessa vez aproveitou, e de cabeça, fez Carijó 1 a 0.
Aos 24, quase o empate dos mandantes. O meia Rodrigo Dantas apareceu sozinho na área, na hora do arremate foi parado com duas defesas de Paulo Henrique. O segundo gol do Tupi saiu depois de um contra-ataque. Patrick ganhou divida na força e serviu Andrey, que com categoria livrou-se da marcação e ampliou: 2 a 0.
Insatisfeito com a atuação de seu time, o treinador do Macaé, Antônio Carlos Roy fez uma mudança antes do intervalo, sacando Luan e colocando William, conhecido por ser um jogador especialista na bola aérea.
Segundo tempo
Em desvantagem, o Macaé voltou para a segunda etapa buscando diminuir o prejuízo. Aos 4 minutos, Luis Felipe desviou cruzamento e Bruno Santos salvou a meta carijó em cima da linha. A pressão continuou e aos 7 Israel quase diminuiu, acertando o travessão.
Após uma sequência incrível de oportunidades desperdiçadas pelo Macaé, o Tupi encaixou um contragolpe rápido e ampliou. Aos 23, Bruno Santos recebeu de Lucas e marcou o terceiro. Foi o terceiro gol em três jogos consecutivos, desde que Aílton adotou o sistema 3-5-2 e Bruno virou ala. E artilheiro. É o “alartilheiro” alvinegro. Aos 26, o Macaé ainda esboçou uma reação, com um gol de Israel, mas nada que assustasse o Tupi.
Com o triunfo praticamente garantido, o técnico Aílton Ferraz aproveitou para mudar o time. Tirou Kalu e colocou Bonilha. Pouco depois, tirou Andrey e Rafael, colocando Matheus Pato e Fábio. A estreia de Romarinho ficou para uma outra oportunidade.
Macaé: 1 Luis Henrique, 2 Valdir, 3 Chales, 4 Luis Felipe, 5 Leonardo, 6 Sanchez, 7 Lepu, 8 Rodrigo Dantas, 9 Israel, 10 Carlinhos e 11 Luan(William) Técnico: Antônio Carlos Roy
Confiança-SE 2 x 2 Sampaio Corrêa – Grupo A –
No Lourival Baptista, em Aracaju (SE), aos 38 minutos, Tito aproveitou contra-ataque, limpou a jogada e rolou para Álvaro abrir o placar para o time da casa. Três minutos depois, Uilliam recebeu a bola em velocidade, tirou do marcador e deixou tudo igual. Na etapa final, logo aos oito minutos, Everton foi até a linha de fundo e botou a bola na cabeça do camisa André Beleza, que deixou o Confiança na frente novamente. O Sampaio Corrêa não se entregou e, aos 11, João Vitor ficou com a bola após escanteio e bateu cruzado para evitar a derrota maranhense.
Na próxima rodada, o Gigante Operário enfrenta o CSA-AL na sexta-feira (16), no Rei Pelé, e o Bolívia encara Fortaleza-CE, domingo (18), no Presidente Vargas.
São Bento-SP 0 x 0 Botafogo-SP – Grupo B – do Tupi
No Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP), São Bento-SP e Botafogo-SP não conseguiram sair do 0 a 0. O Azulão foi a oito pontos e é o sexto colocado do Grupo B. O Bota, com oito, está na segunda posição. Na próxima rodada, o time sorocabano enfrenta o Joinville-SC, no domingo, 18, na Arena dos catarinenses. No mesmo dia, o Pantera encara o Macaé-RJ no Santa Cruz.
A quinta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro teve mais dois jogos disputados na tarde deste domingo, 11. Jogando em casa, o Ypiranga-RS bateu o Mogi Mirim por 2 a 0 e assumiu a vice-liderança do Grupo B. Pela outra chave, ASA-AL e Salgueiro-PE empataram em 1 a 1 em Arapiraca (AL) e seguem na parte de baixo da tabela.

Ypiranga-RS 2 x 0 Mogi Mirim – Grupo B – do Tupi
Depois de um primeiro tempo bem morno no Colosso da Lagoa, o Ypiranga marcou duas vezes no segundo tempo e saiu com a vitória por 2 a 0 sobre o Mogi Mirim. Aos nove minutos da etapa complementar, Vandinho completou cruzamento de Renan e abriu o placar. Depois, nos minutos finais do jogo, Renan mandou na área, a bola bateu em André Luís e entrou: 2 a 0. Com oito pontos e três gols de saldo, o Ypiranga assumiu a vice-liderança do Grupo B, enquanto o Mogi, ainda sem vencer, está na lanterna, com apenas um ponto somado em cinco jogos.
ASA-AL 1 x 1 Salgueiro-PE – Grupo A
No Coaracy Fonseca, ASA-AL e Salgueiro-PE empataram em 1 a 1 aumentaram a sequência sem vitórias na Série C. O Alvinegro saiu na frente com gol de Leandro Kível, aos 14 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, os donos da casa tiveram o zagueiro André Lima expulso e viram o Carcará partir para cima. Aos 31, Moreilandia marcou de falta e deixou tudo igual em Arapiraca (AL). Com o resultado, o ASA segue na zona de rebaixamento do Grupo A, com quatro pontos. O Salgueiro está em oitavo lugar, também com quatro.
Cuiabá 1 x 1 Fortaleza – Grupo A

Tudo igual na Arena Pantanal! Em mais um jogo da quinta rodada da Série C do Brasileirão, Cuiabá e Fortaleza empataram em 2 a 2 neste domingo, 11. Com o resultado, a equipe cearense empatou em número de pontos com o líder CSA-AL, mas, pelos critérios de desempate, segue em segundo lugar, com dez pontos. O time de Mato Grosso, que ainda não venceu na competição, está na lanterna, com quatro.
Apesar de muita pressão no primeiro tempo, o Fortaleza só chegou ao gol aos 15 minutos da etapa final. Após Lúcio Flávio ajeitar, Hiago chutou firme para abrir o placar para o Leão. Sem perder tempo, o Cuiabá empatou em dois minutos. Rafael Estevam chutou forte após desvio de Ligger em cobrança de escanteio e deixou tudo igual na Arena Pantanal. Buscando a primeira vitória na Série C deste ano, o time de Mato Grosso não desanimou e conseguiu a virada aos 44 minutos finais. Bruno Sávio entrou na área e chutou rasteiro: 2 a 1. Já nos acréscimos, o Leão voltou a deixar tudo igual com gol de Rony, de falta.
Além de Macaé 1 x 3 Tupi, a quinta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro teve três partidas na tarde deste sábado: Tombense-MG 2 x 2 Joinville, Bragantino 1 x 1 Volta Redonda e Moto Club-MA 0 x 0 Botafogo-PB.
Tombense 2 x 2 Joinville – Grupo B – do Tupi
No segundo jogo do dia, Tombense-MG e Joinville empataram em 2 a 2 no Antônio Guimarães Almeida, em Tombos (MG), com gols lá e cá. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Ewerton Maradona abriu o placar para o Tombense, enquanto, aos 47, Grampola empatou de pênalti para o JEC. No segundo tempo, Carlos Neto marcou para o time mineiro, e Renan Teixeira voltou a deixar tudo igual. Com seis pontos, o Joinville é o sexto colocado do Grupo B, enquanto o Tombense, com cinco, aparece na oitava posição.
Bragantino-SP 1 x 1 Volta Redonda – Grupo B – do Tupi
No Nabi Abi Chedid, João Cleriston abriu o placar para o Volta Redonda, e Guilherme Mattis marcou para o Bragantino: 1 a 1. Com dez pontos, o Voltaço lidera o Grupo B, enquanto o Massa Bruta, com oito, é o segundo colocado.
Moto Club-MA 0 x 0 Botafogo-PB – Grupo A
Em São Luís, no Castelão, Moto Club-MA e Botafogo-PB não saíram do 0 a 0. O resultado deixou o time do Maranhão com quatro pontos, em sétimo lugar do Grupo A. Já a equipe paraibana desperdiçou a chance de dormir na liderança. É a terceira colocada, com oito pontos, enquanto o líder CSA-AL tem nove.
Texto: Ayupe Júnior, estagiário do Toque de Bola, com informações da Rádio Globo Juiz de Fora e do site da CBF e supervisão de Ivan Elias
Fotos: Ricardo Wagner e sites oficiais do Ypiranga-RS e do Cuiabá
Artes: Toque de Bola
Edição: Toque de Bola