
Na filosofia declarada pela Comissão Técnica do Tupi como meta para a Série C deste ano, o jogo deste sábado, 20, às 16h, diante do Ypiranga, de Erechim-RS, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, é para buscar os três pontos.
A partida é válida pela segunda rodada e marca a estreia do Galo Carijó em casa na competição nacional. O treinador Aílton Ferraz, que espera ver uma equipe mais à sua feição, ao contrário do Campeonato Mineiro, quando atuou mais como “bombeiro”, deixa claro que vencer em casa é fundamental para almejar voos maiores – ou pelo menos tranquilos – até o final da terceira divisão nacional.
Camisa especial e troféu
Nos bastidores, além da motivação natural por um bom resultado, há outro incentivo especial. O vencedor de Tupi x Ypiranga-RS leva para casa o troféu comemorativo aos 105 anos do clube de Santa Terezinha. O Tupi Futebol Clube foi fundado em 26 de maio de 1912.
Também em função do aniversário do clube este mês, a equipe vai vestir camisa preta, especialmente confeccionada para esta partida, com referência aos 105 anos de fundação. O uniforme foi apresentado recentemente, na semana de estreia da Série C. Clique aqui para lembrar como foi.
O vencedor da partida leva um troféu comemorativo ao aniversário do clube, em iniciativa do Grupo Bahamas. A informação cai bem aos torcedores alvinegros. No ano passado, em meio à campanha negativa da equipe na Série B, a noite em que o troféu de aniversário foi colocado em disputa o Tupi fez sua melhor apresentação na competição, goleando o Paysandu por 5 a 1 (clique aqui para lembrar como foi).
Pato na rede
Na rodada inicial, o Tupi foi a Tombos duelar contra a equipe da Tombense e saiu de lá com o empate em 1 a 1. Matheus Pato teve uma boa atuação e foi autor do gol do Tupi, após receber belo passe de Diego Luis.
Segundo Pato, a equipe precisa repetir neste sábado a mesma postura da etapa final no jogo contra a Tombense. “O Aílton pede para gente manter a agressividade sempre, jogando dentro ou fora de casa. Sábado a gente ficou um pouco atrás no primeiro tempo, mas depois ele pediu para sairmos um pouco e assim conseguimos o gol. Agora vamos jogar em casa, com o apoio da nossa torcida, contra o Ypiranga que deve vir defensivo, então temos que nos impor”, disse.
Ypiranga também empatou
Já o Ypiranga recebeu o Joinville no Estádio Colosso da Lagoa, e empatou em 2 a 2 no jogo de estreia do brasileiro. Anderson Safira marcou os gols que deram a igualdade no placar para a equipe.
Fator Bonilha
Durante a semana, Ailton testou uma mudança na equipe. O volante Leandro Ferreira, que havia sofrido uma pancada no jogo contra a Tombense, deu lugar a Bonilha. Mas Leandro ainda não está descartado para o jogo. Mesmo ser não começar jogando, pode ser lançado caso Leandro volte a sentir a contusão.
Bonilha revelou que teve uma conversa Aílton e que o treinador lhe disse que havia a possibilidade de começar jogando. “Como o Leandro sentiu, o Aílton conversou comigo antes do treino, e disse que pode ser uma alternativa. Por eu ter características diferentes do Leandro, com a minha entrada a equipe sai com mais velocidade e prioriza ter posse de bola”, revelou. “Tenho o costume de ser o segundo volante, sair bastante para jogo e ali estar ajudando tanto o Andrey, como o Pato, o Thiago e o Marcinho na parte ofensiva”, completa.
Caso o volante Leandro se recupere, o Galo deve entrar em campo com a mesma escalação da estreia: Paulo Henrique; Lucas, Marcão, Fernando e Bruno Santos; Marcel e Leandro Ferreira; Marcinho, Andrey e Matheus Pato; Thiago André.
Quem ficou
Da equipe que terminou o Campeonato Mineiro, os prováveis titulares para a primeira apresentação diante da torcida na Série C são o goleiro Paulo Henrique, Lucas, Bruno Santos, Marcel, Leandro Ferreira e Matheus Pato.
O atacante Thiago André, um dos emprestados pelo Fluminense, estava no Estadual mas só agora começa a ter chances de começar jogando, principalmente em função da saída de Jajá e Flávio Caã-Rato, atacantes que já deixaram Santa Terezinha.
O Galo Carijó enfrentará o Ypiranga – RS no sábado, 20, às 16 horas, no Estádio Municipal “Radialista Mário Helênio”, pela Série C do Campeonato Brasileiro.
Promoção
As 50 primeiras mulheres a chegar ao estádio e crianças menores de 12 anos, acompanhadas de responsável, não pagam, desde que entrem pelo portão de credenciados (Pórtico 1).
Transporte
A Settra disponibilizará ônibus para a partida, com saída inicial às 14h30, na Av. Presidente Itamar Franco, em frente à Agência de Proteção ao Consumidor (Procon).
Texto, foto e artes: Toque de Bola