
Adversário do Tupi neste sábado, 20, às 16h, pela série C do Campeonato Brasileiro, em Juiz de Fora, o Canarinho, como é conhecido o Ypiranga, empatou por 2 a 2 em casa no primeiro jogo da competição, doante do Joinville. A equipe ficou duas vezes em desvantagem, mas dois gols de Anderson Safira, deram o empate ao time de Erechim.
Rebaixamento no Estadual
Após se estabelecer como uma força do Rio Grande do Sul e ter conseguido fazer uma boa campanha na série C do brasileiro, esperava-se que o Ypiranga chegasse à segunda fase do gauchão em 2017. Mas as derrotas seguidas e a eliminação ainda na primeira fase da Copa do Brasil para o PSTC fizeram a diretoria a trocar o comando técnico da equipe. O treinador Guilherme Macuglia foi contratado para tentar evitar a queda no Campeonato Gaúcho. Não conseguiu. O time foi o penúltimo colocado com nove pontos em 11 jogos e acabou rebaixado para a Divisão de Acesso.

Camisa 10 do Mineiro
As consequências da péssima campanha no estadual não demoraram e a diretoria dispensou mais de dez jogadores do elenco após a queda. Para a disputa da competição nacional, foi contratado quase um time inteiro.
Destaque para o veterano meia William Kozlowski, 33 anos, velho conhecido da torcida carijó – foi titular absoluto da equipe juizforana no Campeonato Mineiro de 2016, vestindo a camisa 10 em todas as 11 partidas da competição, sem ter feito gols.
Kozlowski deixou o clube de Santa Terezinha após o Estadual. De acordo com o site O Gol, o meia defendeu Aparecidense-GO, Goiânia-GO e, antes de jogar pelo Ypiranga, atuou pelo Cruzeiro, clube também do Rio Grande do Sul. O Gol revela ainda que o jogador marcou dois gols em oito jogos pelo Aparecidense-GO e dois gols em 13 partidas pelo Cruzeiro-RS.
Participação na Série C
A equipe do Ypiranga conseguiu o acesso para a Série C de 2016 graças a com uma boa campanha, no anterior, no Campeonato Brasileiro da Série D, quando chegou às semifinais. Foi derrotado pelo Ríver-PI na disputa por pênaltis, mas já tinha vaga assegurada na série C do ano seguinte.
Em 2016, caiu em um grupo B com adversários como o Guarani-SP, Boa Esporte e Juventude. Deixou a classificação para a segunda fase escapar em casa, na última rodada, ao empatar com o Guarani-SP por 2 a 2. Terminou em sexto lugar com 28 pontos, dois a menos que o Juventude, quarto colocado, que ficou com a última vaga.
Time da estreia
Na estreia pela Série C, no último sábado, 13, o Ypiranga-RS foi escalado pelo técnico Guilherme Macuglia com Carlão; Márcio Lima, Negretti, Wagner e Héracles; Thiago Pedra, Pedro Ivo, Anderson Safira e William Kozlowski; Éder e Guilherme.
Texto: Toque de Bola, com informações do site do clube e site da CBF
Fotos: site do Ypiranga-RS