Jogos Intercolegiais de Juiz de Fora têm 14 modalidades previstas

 

Reunião na SEL apresentou formato dos Jogos Intercolegiais 2017

  Os Jogos Intercolegiais de Juiz de Fora estão de volta.

  A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu reunião preparatória para os Jogos, com representantes de cerca de 70 instituições de ensino da cidade. O objetivo do evento foi esclarecer dúvidas e informar o andamento da competição, que ocorrerá entre maio e novembro, com premiação final prevista para dezembro. Os jogos contemplarão 14 modalidades, incluindo atividades coletivas, individuais e paralímpicas.

   Poderão participar todas as escolas com atuação em Juiz de Fora, privadas ou públicas, municipal, estadual ou federal. De acordo com o supervisor Ronaldo Ishimaru, o encontro  na segunda-feira, 8, serviu para apresentar a competição e informar sobre os congressos técnicos de cada modalidade: “Na reunião apresentamos o regulamento geral, o processo de inscrições, o cronograma e o modelo dos jogos. Aproximadamente uma semana antes da previsão do início de cada modalidade haverá congresso técnico para que sejam abordadas as especificidades das modalidades”.

 Jogos Intercolegiais

  A SEL observa que os Intercolegiais buscam incentivar a participação das instituições de ensino de Juiz de Fora em atividades esportivas, promover a ampla mobilização da juventude estudantil em torno do esporte e a integração entre os estudantes em idade escolar. A competição envolverá alunos na faixa etária entre 12 e 17 anos. Serão disputadas modalidades individuais e coletivas, além de provas paralímpicas.

 Os jogos fundamentam-se nos princípios de valorização do esporte escolar, tais como participação, cooperação, emancipação e inclusão, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes. A competição estabelece consonância com os princípios educacionais, ao valorizar a corporeidade, o lúdico, os esportes e o movimento de formação humana.

  Todas as escolas de Juiz de Fora foram convidadas, incluindo os distritos. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Júlio Gasparette, “como o Intercolegial já era grande demanda da população, nós nos estruturamos para trazer essa competição novamente, e estamos esse ano convidando também as escolas dos distritos, para fazermos uma grande competição esse ano”.

 Modalidades

• Coletivas: basquetebol, badminton, futebol, futsal, handebol, peteca, queimada, tênis de mesa e voleibol;
• Individuais: atletismo, judô, natação e xadrez;
• Paralímpicas: atletismo, natação, tênis de mesa e bocha adaptada.

Categorias

• Infantil (módulo 1): atletas com idade entre 12 e 14 anos;
• Juvenil (módulo 2): atletas com idade entre 15 e 17 anos.

 

Texto com informações e  foto enviados ao Toque de Bola pela assessoria da  Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora

Edição: Toque de  Bola

 

Deixe seu comentário