O Tupynambás enfrenta neste sábado, 20, às 16h, em Nova Serrana, o Betinense, em jogo válido pela décima e última rodada do Hexagonal Final do Campeonato Mineiro do Módulo II. Sem chances de classificação, as equipes irão apenas cumprir tabela, em partida marcada para a Arena do Calçado.
Vindo de empate em casa diante do Uberaba por 1 a 1, no último sábado, o Leão faz sua última partida no ano, já que a princípio não tem mais competições por disputar em 2017.
Após uma classificação considerada até pelo treinador improvável para a fase final do Módulo II, o clube ocupa a lanterna do Hexagonal Final com cinco pontos. Em nove partidas disputadas o Baeta soma apenas uma vitória nesta fase do torneio, chegando a sofrer cinco derrotas seguidas.
Técnico fica
Apesar dos resultados ruins, o desempenho do time agradou a diretoria, que resolveu manter o treinador Lúdyo Santos para a próxima temporada. “Em conjunto com o nosso Grupo Gestor, optamos por renovar o contrato do Lúdyo. Ele estará conosco em 2018. Independente dos resultados”, disse Alberto Simão, Diretor Executivo de Futebol do clube, depois do único triunfo do time na competição – 2 a 0 sobre o Patrocinense.
De saída

Mas o Baeta terá alguns desfalques para essa última partida. Antes mesmo de receber o Uberaba, o clube já havia confirmado a saída do goleiro e capitão Igor Rayan, negociado com o Boa Esporte, que disputa o Campeonato Brasileiro da Série B. O Tupynambás informa que, no acordo, o atleta seguirá em definitivo para o Boa Esporte, mas seus direitos econômicos permanecerão com o Tupynambás, podendo o clube juizforano ser beneficiado em futuras negociações.

E depois do empate contra o Uberaba, o Leão anunciou a saída de mais três jogadores. O zagueiro Washington, o lateral Lucas Hipólito e o meio-campo Igor Soares foram emprestados ao Novo Horizonte, que disputa a Divisão de Acesso no Campeonato Goiano. A diretoria do Baeta considera o empréstimo como positivo, uma vez que a negociação faz parte do planejamento do Baeta, que é um clube formador e tem como objetivo expandir mercado e emprestá-los, mantendo os direitos federativos com o Leão do Poço Rico.
Vida que segue
Apesar das saídas, o treinador já vislumbra o futuro e afirma que o projeto permanece. “Agora fazemos o último jogo contra o Betinense e depois segue a preparação para o ano de 2018. Vamos buscar novos jogadores, analisar jogos e trazer jovens atletas, aumentando o leque de opções. Esperamos fazer no ano que vem uma grande competição, conseguindo esse tão sonhado acesso para a torcida do Baeta”.
Derrota fatal
Já o Betinense enfrentou o Nacional de Muriaé fora de casa e foi derrotado por 1 a 0. Com esse resultado, o Betinense perdeu a chance de se classificar, já que precisava da vitória para poder sonhar com o acesso. Boa Esporte e Patrocinense ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, e subiram para elite do futebol mineiro de 2018.
Tira-teima
Confrontos entre Tupyambás e Betinense têm sido frequentes desde o ano passado, na disputa da Segundona Mineira. Sete jogos já foram disputados, com três vitórias para cada lado e um empate.
Em caso de vitória do Baeta, a equipe vai a oito pontos e, dependendo do resultado entre Uberaba e Boa Esporte, pode sair da última posição do Hexagonal Final. Como os atletas Igor Rayan, Washington, Lucas Hipólito e Igor Soares não fazem mais parte do elenco, o treinador Lúdyo Santos relacionou 16 atletas para a partida. Paulo César Zanovelli (FMF) apita o confronto, auxiliado por Evandro Lacerda (FMF) e Bernardo Souza (FMF).
Confira abaixo o histórico do confronto:
7 jogos, 3 vitórias do Tupynambás, 3 vitórias do Betinense e 1 empate.
Tupynambás 4-1 Betinense – 20/08/16 – Mário Helênio
Betinense 2-0 Tupynambás – 17/09/16 – Arena do Jacaré
Tupynambás 1-0 Betinense – 09/10/16 – Mário Helênio
Betinense 0-0 Tupynambás – 12/11/16 – Farião
Betinense 1-0 Tupynambás – 01/03/17 – Arena do Jacaré
Tupynambás 3-1 Betinense – 22/03/17 – Mário Helênio
Tupynambás 0-1 Betinense – 08/03/17 – Mário Helênio
Texto: Toque de Bola, com informações da assessoria do clube
Fotos: Tupynambás
Artes: Toque de Bola