
Um encontro recorrente. Tupi e Tombense, que nos últimos anos têm se enfrentado com grande frequência em competições estaduais e nacionais, irão novamente se encontrar, desta vez na primeira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.
Na primeira rodada do Campeonato Mineiro deste ano, o confronto abriu também a participação das duas equipes, com uma inédita vitória da equipe de Tombos por 1 a 0 no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
Mesmo regulamento
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela detalhada das nove primeiras rodadas da terceira divisão do futebol brasileiro. Apesar de ter ocorrido um movimento, principalmente por cubes do Nordeste, para uma mudança no regulamento, a fórmula de disputa será a mesma dos anos anteriores. Vinte equipes distribuídas em duas chaves, classificando-se os quatro primeiros colocados de cada chave e sendo rebaixados os dois piores colocados de seus grupos.
Telinha polêmica
Uma reclamação dos clubes é que mesmo com algumas emissoras tendo direito de transmissão dos jogos, não é repassada qualquer verba adicional às equipes em caso de seus jogos serem veiculados.
Dos nove primeiros jogos com data e horário anunciados pela CBF, o Tupi tem, de acordo com o site da CBF, dois compromissos com indicação de transmissão. No dia 26 de maio, fora de casa, contra o Joinville, às 21h. E coincidentemente no dia 26 de junho, também 21h, quando o Carijó receberá o Botafogo de Ribeirão Preto.
NOVE PRIMEIROS JOGOS DO TUPI NA SÉRIE C
Dia 13-5- 15h30 – Tombense, no Estádio Antônio Guimarães, em Tombos
Dia 20-5 – 16h – Ypiranga-RS, em Juiz de Fora (o Ypiranga é da cidade de Erechim)
Dia 26-5 – 19h – Joinville, na Arena Joinville *com TV fechada
Dia 3-6 – 16h – São Bento (SP), em Juiz de Fora
Dia 10-6 – 16h – Macaé, Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé
Dia 17-6 – 15h30 – Mogi Mirim (SP), estádio Vall Chaves, em Mogi Mirim
Dia 26-6 – 21h – Botafogo (SP), em Juiz de Fora * com TV fechada
Dia 1º-7 – Volta Redonda (RJ), em Juiz de Fora
Dia 8-7 – Bragantino (SP), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista
Primeira rodada
Seis duelos estaduais ocorrem logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro Série C. A Diretoria de Competições da CBF divulgou a tabela detalhada da competição, com datas, horários e locais definidos para as nove primeiras rodadas.
A rodada de abertura da competição será nos dias 13 e 14 de maio. Para garantir emoção, quatro clássicos locais abrem a competição no dia 13. No Castelão, em São Luís, o Moto Club recebe o Sampaio Corrêa no clássico maranhense.
No Sudeste, Tombense x Tupi, Mogi Mirim x São Bento e Bragantino x Botafogo/SP completam o primeiro dia de competição. Ainda na rodada de estreia tem CSA x ASA, Volta Redonda x Macaé, além de outras quatro partidas.
Com maioria dos jogos nos fins de semana, a Série C também tem rodadas marcadas às segundas e sextas-feiras.
Confira a tabela da rodada de abertura da Série C:
Sábado (13/5)
15h30 – Tombense/MG x Tupi/MG – Antônio Guimarães, em Tombos (MG)
15h30- Mogi Mirim/SP x São Bento/SP – Vail Chaves, em Mogi Mirim (SP)
16h – Moto Club/MA x Sampaio Corrêa/MA – Castelão, em São Luís
Domingo (14/5)
15h – Ypiranga/RS x Joinville/SC – Colosso da Lagoa, em Erechim (RS)
16h – Volta Redonda/RJ x Macaé/RJ – Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
16h – CSA/AL x ASA/AL – Rei Pelé, em Maceió
16h – Botafogo/PB x Cuiabá/MT – Almeidão, em João Pessoa
16h – Confiança/SE x Salgueiro/PE – Lourival Baptista, em Aracaju
19h – Remo/PA x Fortaleza/CE – Mangueirão, em Belém
Série C 2017
A competição envolve 20 clubes, sendo quatro que foram rebaixados da Série B em 2016 e os que subiram da Série D.
Na primeira fase da Série C, as equipes serão divididas em dois grupos com dez em cada. Todos jogarão entre si, em turno e returno, e os quatros melhores colocados de cada chave se classificam para a fase seguinte. A partir daí, o campeonato vai ser disputado em sistema mata-mata.
Os quatro clubes que se classificarem para as semifinais estarão automaticamente classificados para a Série B 2018. Os dois últimos colocados de cada um dos grupos da Primeira Fase serão rebaixados para a Série D.
Mandos de campo serão dos melhores
Não haverá sorteio de mandos de campo. Nas quartas de final, os primeiros colocados dos grupos enfrentam os quartos colocados do grupo oposto, e jogam a partida de volta em casa. Mesmo critério acontece com o segundo colocado de cada chave, que enfrenta o terceiro do grupo oposto.
Nas semifinais e final, o mando de campo no jogo de volta será determinado pelos critérios de melhor campanha em toda a competição, incluindo a fase mata-mata.
GRUPO A
ASA-AL, Botafogo-PB, CSA-AL, Confiança-SE, Cuiabá-MT, Fortaleza-CE, Moto Club-MA, Remo-PA, Salgueiro-PE e Sampaio Corrêa-MA.
GRUPO B
Botafogo-SP, Bragantino-SP, Joinville-SC, Macaé-RJ, Mogi Mirim-SP, São Bento-SP, Tombense-MG, Tupi-MG, Volta Redonda-RJ e Ypiranga-RS.
Texto Toque de Bola, com informações do site da Confederação Brasileira de Futebol
Foto Tupi – Arquivo Toque de Bola
Edição Toque de Bola