O Tupi Futsal foi convocado oficialmente nesta quarta-feira, 11, para ser o representante do estado de Minas Gerais na I Copa do Brasil de Futsal, promovida pela Confederação Brasileira da modalidade, a ser disputada entre 30 de abril e 13 de agosto. A participação carijó é fruto do vice-campeonato mineiro, competição que teve a fase final disputada no ginásio do Tupynambás, nos dias 25, 26 e 27 de novembro do ano passado.
Na definição do título, os anfitriões acabaram sendo derrotados por 4 a 0 para o Minas Tênis Clube, com dois gols em cada tempo da partida.
De acordo com o dirigente do Futsal Tupi, Rafael Ramos, a Copa do Brasil reunirá 32 equipes, sendo “um time de cada um dos 27 estados, mais cinco convidados, que são os campeões regionais das ligas Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste”.
Embora as equipes tenham prazo até o final deste mês para confirmar participação, o Tupi já trabalha com a possibilidade de enfrentar uma equipe da Região Sudeste na primeira fase. Rafael revela que, já na primeira fase, os jogos entre duas equipes serão em ida e volta, já em critério mata-mata.
As datas reservadas são 30 de abril e 7 de maio. O local da partida em Juiz de Fora está entre o ginásio do Tupynambás, no bairro Poço Rico, e o ginásio da Faculdade de Educação Física – a Faefid, no Complexo Esportivo da UFJF. “Estamos conversando ainda sobre o local”, informa o dirigente.

Jonas: “Juiz de Fora precisava”
A confirmação da presença alvinegra em competição nacional reforça, entre os atletas, Comissão Técnica e dirigentes do Tupi, a confiança que o trabalho está seguindo um bom caminho. O goleiro Jonas, um dos destaques do grupo, que já defendeu outros clubes na cidade, entende que o papel da equipe na temporada 2016 foi cumprido: “Acho que o dever foi cumprido. Contra o Minas igualamos a força técnica e tática deles até certo ponto. Eles acabaram sobressaindo e acharam os gols. O projeto ainda é novo, mas a gente visa lá na frente. Vamos disputar uma liga nacional, com mais times, mais jogos. É o que o futsal de Juiz de Fora precisava. A cidade é uma força do futsal mineiro. Juiz de Fora precisava de um representante e o Tupi está fazendo isso muito bem.

Biaggi: “Seguir em frente”
O treinador Henrique Biaggi vê na classificação para a Copa Brasil o fruto do bom trabalho de 2016. “Foi o primeiro ano do projeto. Nossa equipe foi muito lúcida naquilo que a gente se propôs desde o início. Conseguimos alguns títulos e além de títulos, conseguimos esquema de jogo. É uma forma de jogo diferente daquilo que muita gente tinha visto em Juiz de Fora. Acho que estamos de parabéns. Fechamos com chave de ouro, contra a equipe do Minas, que é profissional. Não tem nem como ficarmos comparando as coisas, mas conseguimos fazer um jogo muito bom. Mostramos ali, para quem foi ao Tupynambás, que também podemos fazer uma equipe profissional de futsal e seguir em frente com o nosso trabalho.”
Biaggi encara a Copa Brasil como “um outro passo. Mais uma competição, agora abrangendo a região Sudeste. Vamos pegar equipes muito fortes de São Paulo. Normalmente em São Paulo tem equipe que jogam torneios no interior, são profissionais. É mais uma competição que jogaremos em 2017 e tenho certeza que conseguiremos galgar muito no futsal.”

Federação:”Tupi de parabéns”
O presidente da Federação Mineira de Futsal, José Raimundo, destacou a qualidade alcançada pelo Tupi, até chegar à decisão do Campeonato Mineiro Adulto: “Achei excelentes os jogos que aconteceram em Juiz de Fora tanto na parte final do (Campeonato Mineiro do) Interior, quanto na parte final do estadual. O Tupi está de parabéns e esperamos que continue vencendo no futsal. Engrandece a competição, inclusive, com o vice-campeonato, consegue a vaga para disputas nacionais”.
Texto: Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola
Arte: Futsal Tupi
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br