Tupi Futsal decide em casa o Campeonato Mineiro neste fim de semana e sonha com torneio nacional

  Juiz de Fora será a sede do Campeonato Mineiro de Futsal adulto. O torneio será disputado no Ginásio do Tupynambás, entre a sexta-feira, 25, e domingo, 27. Quatro equipes confirmaram participação, entre elas o Tupi Futsal e o Minas Tênis Clube, tradicional equipe de Belo Horizonte. Os outros dois times que completam a lista são: Cruzeiro, de Padre Paraíso, e SE Amigos, de Teófilo Otoni.

Nos bastidores do Tupi Futsal, o clima é de otimismo em relação ao torneio. O diretor presidente, Rafael Ramos, ainda destaca a felicidade por resgatar o nome do Tupi dentro da modalidade de quadra. “Nossa expectativa é a melhor possível. É o encerramento do nosso primeiro ano de trabalho. Foi um ano de muitas lutas, dificuldades, mas trazer o nome do Tupi de voltar ao cenário estadual de futsal é gratificante. Queremos continuar levando o nome da instituição no futsal e fazer uma ótima campanha, como a torcida merece”.

O discurso da comissão técnica não é diferente. O treinador, Henrique Biaggi, reconhece a dificuldade do campeonato, mas afirma que o time tem potencial para brigar pelo primeiro lugar. “Temos a expectativa de chegar no domingo brigando pelo título. O Minas é o grande favorito, a equipe do Amigos de Teófilo Otoni tem jogadores experientes e o time de Padre Paraíso não conheço. Nossa equipe é nova, temos potencial para chegarmos ao título pelo trabalho feito durante todo o ano, mas sabemos que é ‘dia’ e tudo pode acontecer. Concentração e foco serão fundamentais para que possamos chegar no nosso objetivo”, avalia.

Público tem comparecido em bom números nas partidas do Tupi Futsal
Público tem comparecido em bom números nas partidas do Tupi Futsal

Ano novo, sonhos novos

Este é o primeiro ano do time de Juiz de Fora está no profissional. Os bons resultados no decorrer de 2016 foram motivo de surpresa para Rafael Ramos. “Minha avaliação é positiva e surpreendente. Não esperávamos chegar tão longe, não somente na conquista de títulos como no aprimoramento e na evolução do projeto. Tivemos reconhecimento de torcedores, mídia, pessoas especializadas no futsal, federação. Tem gente de fora da cidade que procurou por nós. Isso foi uma evolução surpreendente. A expectativa foi superada, e muito, mas nosso objetivo é sempre evoluir”.

Sonhar alto é permitido e é assim que o Tupi Futsal planeja 2017. O sucesso do projeto faz com que a diretoria já pense em alçar voos maiores. “O torcedor carijó pode esperar mais alegrias. Estamos buscando engrandecer o nome da instituição. Em 2017 queremos, principalmente, consolidar o nome do Tupi no cenário estadual e podendo chegar ao nível nacional. Esse é o objetivo. Caso a gente fique em segundo lugar (no Campeonato Mineiro), a gente disputa, em 2017, a Liga Sudeste. O campeão vai para a Taça Brasil. Quem sabe a gente consegue entrar na Copa do Brasil, que será lançada em março? É uma competição inédita e terá representante de todos os estados”, disse, confiante, o Ramos.

Partidas do Campeonato Mineiro serão realizadas no Ginásio do Tupynambás
Partidas do Campeonato Mineiro serão realizadas no Ginásio do Tupynambás

“Veio para ficar”

Biaggi resalta a relevância de ter o apoio da torcida carijó. “É importante até mesmo para começarem a vivenciar de perto o futsal do clube e darem apoio aos atletas. Muitos estão acostumados a verem o futebol de campo, que é um esporte completamente diferente”, afirma. O técnico ainda aproveita para chamar os torcedores para prestigiar as partidas do Campeonato Mineiro. “Convido a todos os torcedores do Galo a comparecer aos jogos do estadual para, na só apoiarem nossa equipe, mas também conhecer um pouco mais do futsal. É um esporte que veio para ficar no clube”, completa.

Dois jogos abrem as disputas do Campeonato Mineiro. Na sexta-feira, 25, às 20h, o Minas enfrenta o Cruzeiro, de Padre Paraíso. Mais tarde, é a vez do Tupi estrear na competição. Às 21h30, o Galo entra em quadra contra o SE Amigos, de Teófilo Otoni. A entrada é franca. Durante o quadrangular, todos os times se enfrentam, aquele que terminar com a maior pontuação será o vencedor.

Confira a tabela de jogos:

Sexta, dia 25
20h – Minas x Cruzeiro (jogo 1)
21h30 – Tupi x SE Amigos (jogo 2)

Sábado, dia 26
19h30 – Vencedor jg.1 x Perdedor jg.2
21h – Vencedor jg.2 x Perdedor jg.1
(O Tupi jogará às 21h, mesmo se ele perder o seu jogo na sexta)

Domingo, dia 27
9h30 – Perdedor jg.1 x Perdedor jg.2
11h – Vencedor jg.1 x Vencedor jg.2

Todos os jogos serão realizados no Ginásio do Tupynambás, no Poço Rico.

 

Texto: Cérix Ramon, do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias

Fotos: Divulgação Tupi Futsal

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br

 

Deixe seu comentário