Juiz de Fora será a sede do Campeonato Mineiro de Futsal adulto. O torneio será disputado no Ginásio do Tupynambás, entre a sexta-feira, 25, e domingo, 27. Quatro equipes confirmaram participação, entre elas o Tupi Futsal e o Minas Tênis Clube, tradicional equipe de Belo Horizonte. Os outros dois times que completam a lista são: Cruzeiro, de Padre Paraíso, e SE Amigos, de Teófilo Otoni.
Nos bastidores do Tupi Futsal, o clima é de otimismo em relação ao torneio. O diretor presidente, Rafael Ramos, ainda destaca a felicidade por resgatar o nome do Tupi dentro da modalidade de quadra. “Nossa expectativa é a melhor possível. É o encerramento do nosso primeiro ano de trabalho. Foi um ano de muitas lutas, dificuldades, mas trazer o nome do Tupi de voltar ao cenário estadual de futsal é gratificante. Queremos continuar levando o nome da instituição no futsal e fazer uma ótima campanha, como a torcida merece”.
O discurso da comissão técnica não é diferente. O treinador, Henrique Biaggi, reconhece a dificuldade do campeonato, mas afirma que o time tem potencial para brigar pelo primeiro lugar. “Temos a expectativa de chegar no domingo brigando pelo título. O Minas é o grande favorito, a equipe do Amigos de Teófilo Otoni tem jogadores experientes e o time de Padre Paraíso não conheço. Nossa equipe é nova, temos potencial para chegarmos ao título pelo trabalho feito durante todo o ano, mas sabemos que é ‘dia’ e tudo pode acontecer. Concentração e foco serão fundamentais para que possamos chegar no nosso objetivo”, avalia.

Ano novo, sonhos novos
Este é o primeiro ano do time de Juiz de Fora está no profissional. Os bons resultados no decorrer de 2016 foram motivo de surpresa para Rafael Ramos. “Minha avaliação é positiva e surpreendente. Não esperávamos chegar tão longe, não somente na conquista de títulos como no aprimoramento e na evolução do projeto. Tivemos reconhecimento de torcedores, mídia, pessoas especializadas no futsal, federação. Tem gente de fora da cidade que procurou por nós. Isso foi uma evolução surpreendente. A expectativa foi superada, e muito, mas nosso objetivo é sempre evoluir”.
Sonhar alto é permitido e é assim que o Tupi Futsal planeja 2017. O sucesso do projeto faz com que a diretoria já pense em alçar voos maiores. “O torcedor carijó pode esperar mais alegrias. Estamos buscando engrandecer o nome da instituição. Em 2017 queremos, principalmente, consolidar o nome do Tupi no cenário estadual e podendo chegar ao nível nacional. Esse é o objetivo. Caso a gente fique em segundo lugar (no Campeonato Mineiro), a gente disputa, em 2017, a Liga Sudeste. O campeão vai para a Taça Brasil. Quem sabe a gente consegue entrar na Copa do Brasil, que será lançada em março? É uma competição inédita e terá representante de todos os estados”, disse, confiante, o Ramos.

“Veio para ficar”
Biaggi resalta a relevância de ter o apoio da torcida carijó. “É importante até mesmo para começarem a vivenciar de perto o futsal do clube e darem apoio aos atletas. Muitos estão acostumados a verem o futebol de campo, que é um esporte completamente diferente”, afirma. O técnico ainda aproveita para chamar os torcedores para prestigiar as partidas do Campeonato Mineiro. “Convido a todos os torcedores do Galo a comparecer aos jogos do estadual para, na só apoiarem nossa equipe, mas também conhecer um pouco mais do futsal. É um esporte que veio para ficar no clube”, completa.
Dois jogos abrem as disputas do Campeonato Mineiro. Na sexta-feira, 25, às 20h, o Minas enfrenta o Cruzeiro, de Padre Paraíso. Mais tarde, é a vez do Tupi estrear na competição. Às 21h30, o Galo entra em quadra contra o SE Amigos, de Teófilo Otoni. A entrada é franca. Durante o quadrangular, todos os times se enfrentam, aquele que terminar com a maior pontuação será o vencedor.
Confira a tabela de jogos:
Sexta, dia 25
20h – Minas x Cruzeiro (jogo 1)
21h30 – Tupi x SE Amigos (jogo 2)
Sábado, dia 26
19h30 – Vencedor jg.1 x Perdedor jg.2
21h – Vencedor jg.2 x Perdedor jg.1
(O Tupi jogará às 21h, mesmo se ele perder o seu jogo na sexta)
Domingo, dia 27
9h30 – Perdedor jg.1 x Perdedor jg.2
11h – Vencedor jg.1 x Vencedor jg.2
Todos os jogos serão realizados no Ginásio do Tupynambás, no Poço Rico.
Texto: Cérix Ramon, do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias
Fotos: Divulgação Tupi Futsal
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br