Sem pretensões na Série B, Tupi e Paraná se enfrentam para cumprir a tabela do Campeonato Brasileiro de 2016. O Galo Carijó vive os últimos momentos na Segunda Divisão, enquanto o Tricolor paranaense testa jovens atletas para a próxima temporada. As duas equipes não sabem o que é vencer desde a 33ª rodada.
O duelo está marcado para sexta-feira, 25, às 19h15, no Estádio Durival Britto, em Curitiba. O Tupi está na 19ª colocação e pode encerrar sua participação em 18ª, caso vença a partida e o Bragantino seja derrotado para o Londrina, em Bragança Paulista. Já o Paraná ocupa a 15ª posição, com 41 pontos, e não terá a classificação alterada – acima está o Paysandu, com 49 pontos e abaixo o Oeste, com 38, mas com número de vitórias inferior.
Cobertura
O Toque de Bola vai acompanhar o jogo e os bastidores da partida nas redes sociais, com apoio de Plasc e Hiperroll Embalagens. Acesse aqui a nossa fanpage (Toque de Bola – Juiz de Fora) ou o Twitter toquedebolajf ou o Instagram toquedebolajf.
Arbitragem
O árbitro Andrey da Silva e Silva pertence à Federação Paraense de Futebol, assim como o assistente Heronildo Freitas da Silva. Já a segunda assistente, Leila Naiara Moreira da Cruz, é da federação do Distrito Federal.
Enfim, o fim
A reta final da Série B tem sido melancólica para o Tupi. O rebaixamento confirmado com rodadas de antecedência deixou Santa Terezinha com clima de final de festa. Poucos torcedores compareceram na despedida do time em Juiz de Fora e a diretoria já até apresentou balanço à imprensa.
Nesse ambiente, o elenco que vestiu a camisa carijó em 2016 começa a se desmontar. Sem Ricardinho, técnico que pediu demissão, Júlio Cirico comandou o time nas últimas rodadas e ficará à frente da equipe contra o Paraná. Entretanto, Cirico já anunciou seu desligamento do clube, após nove anos de trabalho. O membro da comissão permanente do Tupi recebeu uma proposta de Júnior Lopes para compor a comissão técnica da Cabofriense em 2017.
Outra baixa do alvinegro é o zagueiro Gabriel Santos, que pediu dispensa do clube e, sequer, viajou para o sul do país. O jogador alegou problemas pessoais e foi liberado pela diretoria. Como foi titular boa parte do campeonato, abre-se uma vaga na defesa carijó. A tendência é de que Rodrigo Lobão entre na equipe principal.

Última escalação
Na última partida do Galo, o torcedor não poderá assistir novos milagres de Rafael Santos. O goleiro, que caiu nas graças da torcida, foi expulso diante do Náutico e, consequentemente, está suspenso. Glaysson deve começar a partida. Durante o último treino em Juiz de Fora, Cirico testou a equipe com um jogador a menos: Glaysson, Henrique, Lobão, Bruno Costa e Luiz Paulo; Marcel, Recife, Marcos Serrato, Sávio e Vinícius Kiss. Giancarlo ficou entre os reservas, mas deve ser titular. Renan Teixeira não participou das atividades, porém segue com o time para Curitiba.
Que venha 2017
A campanha do Paraná não empolgou o torcedor tricolor. O time assegurou apenas a 15ª posição e não brigou pelo tão sonhado retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Pensando no próximo ano, já estão sendo realizados testes para o novo grupo. Na última partida – empate em 1 a 1 com o Ceará, no Castelão – jovens atletas tiveram oportunidade de mostrar seus potenciais.
A estratégia deve ser a mantida para o jogo diante do Tupi. O técnico Fernando Miguel confirmou a intenção. “Passei para eles que precisam melhorar dia a dia até que as oportunidades apareçam. Dentro de um contexto, procuramos utilizá-los. Pode acontecer no jogo contra o Tupi (na próxima sexta-feira) ou quem sabe no ano que vem. Vamos reavaliar eles na semana e ver com quem vamos poder contar”, disse.

Veja jogos da 38ª (última) rodada da Série B 2016 (Arte Toque de Bola. Se preferir, clique para ampliar)
Veja como está a classificação (Se preferir, clique sobre a imagem para ampliar):
Texto: Toque de Bola
Artes: Toque de Bola
Foto: Divulgação Tupi e Paraná
Classificação: CBF
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br