A primeira medalha o garoto de seis anos nunca esquece. É o que ele não diz, mas sinaliza com o rosto iluminado e o brilho do olhar.
Na rodada final da quarta edição consecutiva da Copa Toque de Bola – Panathlon Club Juiz de Fora 40 anos, domingo, 6, no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil, em Juiz de Fora, a expressão entre os mais novos participantes da competição “valeu o ingresso”.
Os ideais
Mais que os resultados e os campeões, a coordenação do evento, o Portal Toque de Bola e o Panathlon Club Juiz de Fora destacam a prioridade em manter os ideais que motivaram a criação do torneio, há quatro anos: a disciplina, a desportividade, o respeito aos companheiros de equipe, adversários, treinadores, arbitragem e público, o fair play e o combate do “ganhar a qualquer preço”.
Os coordenadores já avaliam o formato de disputa para a próxima temporada. É crescente o interesse de outras entidades em participar da competição e a preocupação é seguir com os princípios básicos da disputa e não permitir que o aumento do número de participantes traga algum tipo de prejuízo.

Panathlon Club marca presença
Na rodada final, além do comparecimento de um público extraordinário, desde o início da manhã até o começo da tarde, destaque para a presença dos panathletas nas entregas de medalhas e premiação: José Alves Sobrinho, Iozita Costa e Ivo Bandeira representaram o Panathlon, que conta com o professor Alfredo Coimbra como coordenador geral do evento, o presidente da Liga Juizforana de Futsal, Adilson Mattos, que responde pela arbitragem, e o jornalista Ivan Elias, responsável pela divulgação.




Fundação Pedrinho
O diretor de esportes da AABB Juiz de Fora, Álvaro Augusto, participou da entrega das medalhas à meninada da categoria sub-6 e destacou o interesse da AABB em sediar competições da expressão da Copa Toque de Bola.
Álvaro aproveitou a oportunidade para, junto aos professores-treinadores, divulgar as novidades da Fundação Pedrinho, que ele dirige.
Acesse aqui a fanpage da Fundação Pedrinho e veja como colaborar no projeto.

A Copa
Criada por iniciativa do Professor Alfredo Coimbra e “abraçada” por um grupo de treinadores-educadores, a competição tem o nome do Portal Toque de Bola em retribuição à visibilidade proporcionada ao esporte local local no dia-a-dia de informações do Portal, hoje também forte nas redes sociais, como Twitter (toquedebolajf), Face (página Toque de Bola – Juiz de Fora) e Instagram (toquedebolajf).
Este ano, com a inclusão da categoria sub-6 (meninos de até 6 anos de idade), o torneio reuniu 49 equipes e 735 participantes em cerca de 100 jogos.
Na edição 2016, participaram Colégio dos Santos Anjos (professor-treinador Bráulio Reis), Centenário e Sport Club Juiz de Fora (professores-treinadores Rodrigo Coimbra e Diego Almeida), WF-Fripai (Lucas Fajardo), Cascatinha Country Club (Felipe Nery), AABB e Cultura Viva(Leo Geara), Mariano Magic (Wilmo Araújo), São Mateus Iniciação Esportiva (Alfredo Coimbra) e Escolinha de Futebol Leo Castro.
Na edição 2016, participam Colégio dos Santos Anjos (professor-treinador Bráulio Reis), Centenário e Sport Club Juiz de Fora (professores-treinadores Rodrigo Coimbra e Diego Almeida), WF-Fripai (Lucas Fajardo), Cascatinha Country Club (Felipe Nery), AABB e Cultura Viva(Leo Geara), Mariano Magic (Wilmo Araújo), São Mateus Iniciação Esportiva (Alfredo Coimbra) e Escolinha de Futebol Leo Castro.
As finais
Para não estimular o excesso de competitividade nas idades menores, só há disputa de decisão nas categorias sub-11, sub-13 e sub–15.
As três decisões foram:

Sub-15: Colégio dos Santos Anjos 5 x 3 Iniciação Esportiva São Mateus
Gols: no primeiro tempo, Samuel fez 1 a 0 para Santos Anjos, João Victor igualou. Ainda na etapa inicial, novamente os mesmos jogadores marcaram e o placar no intervalo era 2 a 2. Logo no início da etapa final, Matheus e Samuel colocaram Santos Anjos na frente: 4 a 2. Ainda houve tempo para mais um de Samuel e para João Victor descontar: 5 a 3, placar final.

Sub-13: Welinton Fajardo/Fripai 2 x 2 Sport (vitória do WF por 3 a 2 nas cobranças de tiro livre)
Gols: no tempo regulamentar, Eduardo Tostes abriu o placar para o Sport. Hugo e Natan viraram para a escolinha Welinton Fajardo e Guilherme, do Sport, tratou de deixar tudo igual: 2 a 2.
Nos tiros livres, WF levou a melhor e não desperdiçou nenhuma cobrança: 3 a 2

Sub-11: Mariano Magic 1 x 3 Centenário
O Centenário, equipe com jogadores do Sport Club Juiz de Fora, teve em Gabriel Araújo o autor dos três gols. Nicolas assinalou o tento do Mariano.
Fotos
Veja dezenas de fotos da rodada final, disputada domingo, 6, no ginásio da AABB Juiz de Fora.
Texto e Arte: Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola e Divulgação
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br