Jogou como nunca – pelo menos mostrou organização e trocou passes – e perdeu como sempre. Esse foi o resumo da partida do Tupi contra o Avaí. A equipe carijó, finalmente, reencontrou o bom futebol, mas não foi párea para os catarinenses. Na primeira etapa os alvinegros ditavam o ritmo da partida, mas acabaram punidos pela falta de pontaria. Bruno Costa marcou contra e deu a vitória aos avaianos.
O atacante Jonathan, que teve várias oportunidades de marcar, lamentou o resultado em Florianópolis. “A gente veio com postura diferente do jogo passado, com intuito de buscar a vitória. Infelizmente, com a infelicidade de um jogador nosso, eles fizeram o gol. A equipe mostrou vontade diferente, não merecia sair daqui com a derrota, pelo menos um empate”, avaliou, em entrevista ao Canal Premiére, na saída de campo.
A derrota coloca o Tupi em situação muito complicada na Série B do Campeonato Brasileiro. Sem vencer nas últimas nove rodadas, o Galo está na 19ª posição, com 26 pontos, e ainda pode ocupar a lanterna. Isso porque o Sampaio Corrêa tem a mesma pontuação, mas com um jogo a menos. O Sampaio Corrêa é exatamente o próximo adversário do Galo, sábado, 22, às 17h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
Restando sete jogos para o Tupi encerrar a participação vexatória na competição, o clube precisaria de no mínimo três rodadas para tirar a diferença de sete pontos para o Oeste, primeiro fora da zona de rebaixamento – 26 contra 33.
O Avaí segue na busca pelo acesso à Primeira Divisão. A equipe chegou aos 51 pontos e subiu para a terceira colocação. Na próxima rodada, o time enfrenta o Vila Nova, em Goiânia, terça-feira, 18, às 19h15, no Estádio Serra Dourada.
Quem não faz, leva
Completamente diferente da última partida, contra o Bahia, o Tupi começou o duelo com o Avaí bem postado em campo. Mesmo jogando em Florianópolis, o Galo conseguiu fazer um primeiro tempo equilibrado com o time da casa e até criou boas oportunidades de marcar. Como vem acontecendo durante toda a Série B, o ataque acabou pecando nas finalizações.

Jonathan foi quem teve as melhores oportunidades para o Tupi. Por, pelo menos, três vezes, o atacante teve chances claras para abrir o placar, mas não conseguiu. Depois de desperdiçar as boas chegadas ao ataque, o Alvinegro de Santa Terezinha acabou castigado. Rafael Santos foi obrigado a fazer duas grandes defesas, aos 29 e 30 minutos, e, aos 32 minutos, o Avaí saiu na frente. Capa cruzou para dentro da área e Bruno Costa tentou cortar, mas jogou para a meta alvinegra. Uma infelicidade que complicou a vida do Galo.
Tudo igual
Na volta do intervalo, o Alvinegro de Santa Terezinha precisava partir para cima dos mandantes em busca do empate, ou até mesmo a virada. Coincidência ou não, a pressão feita pela torcida durante a semana parece ter surtido efeito no elenco carijó. Diferente do que estava acontecendo nas últimas partidas, o grupo do Tupi não se abateu com o placar desfavorável e permaneceu procurando o resultado.
O técnico Ricardinho optou por colocar mais velocidade do Galo. O treinador sacou Pedrinho, Marcel e Jonathan e colocou Hiroshi, Vinícius Kiss e Ygor no jogo. As mudanças não geraram o efeito esperado. A etapa final foi bem equilibrada, mas sem oportunidades muito claras para os dois times. Aos 13 minutos, Serrato chutou, o goleiro Renan espalmou para o meio e Marcel perdeu a melhor chance do Tupi. Já nos minutos finais, Serrato acertou um bom e forte chute, mas Renan espalmou.

AVAI 1 x 0 TUPI
AVAI: Renan, Fábio Sanches, João Filipe (Judson), Betão, Fagner Alemão (Luiz Gustavo), Luan, Renato, Marquinhos, Capa, Vitor (Diego Jardel), Rômulo; Técnico: Claudinei Oliveira;
TUPI: Rafael Santos, Henrique, Gabriel Santos, Bruno Costa, Luiz Paulo, Renan Teixeira, Marcos Serrato, Pedrinho (Hiroshi), Marcel (Vinícius Kiss), Jonathan (Ygor), Giancarlo; Técnico: Ricardinho;
ARBITRAGEM: Vinícius Furlan (SP) apita o jogo, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
GOLS: Bruno Costa (contra), aos 32 do primeiro tempo;
CARTÃO AMARELO: Gabriel Santos, Marcel e Renan (TUP); Judson (AVA);
Público: 9.145 torcedores
Renda: R$ 118.119,00
LOCAL: Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
Resultados
A rodada foi aberta com jogos na segunda (Bragantino 2 x 0 Criciúma) e terça-feira (Sampaio Corrêa 1 x 1 Oeste).
Atlético-GO 2×1 Paysandu
O líder da Série B sofreu pressão, mas derrotou o Paysandu no Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia. Matheus Ribeiro abriu o placar para os donos da casa. O Papão empatou ainda na primeira etapa com Tiago Luís. Na segunda etapa, Matheus Ribeiro marcou novamente e garantiu a vitória do Atlético-GO, que segue firme na liderança com 58 pontos. O Paysandu é o 14º, com 39.

Bahia 1×0 Brasil de Pelotas
Na Fonte Nova, em Salvador, o Bahia venceu o Brasil de Pelotas com gol de Wesley Natã e se mantém vivo na luta pelo G4. O tricolor chegou aos 49 pontos, dois a menos que o Avaí, quarto colocado. Já o Brasil de Pelotas fica um pouco mais distante, com 45 pontos, na 9ª posição.
Joinville 1×0 Paraná
Na Arena Joinville, o time da casa recebeu o Paraná e venceu por 1 a 0. O único gol do confronto foi marcado por Fernando Vianna, que aproveitou rebote e chegou batendo de primeira, aos oito minutos do primeiro tempo. Com o resultado, o JEC subiu para o 18º lugar, com 29 pontos. Com 36, a equipe paranista é a 15ª colocada.
Goiás 1×2 Vila Nova
No Serra Dourada, o Vila Nova bateu o Goiás por 2 a 1 e chegou a 43 pontos, no 11º lugar. O Esmeraldino segue em 13º, com 40. Aos 14 minutos do primeiro tempo, Joãozinho fez ótima jogada individual, invadiu a área do Goiás e abriu o placar. Já no segundo tempo, aos 15, Frontini, cobrando pênalti, ampliou para o Tigre. Nos minutos finais, aos 47, Walter aproveitou cruzamento e marcou para o Verdão, mas já não havia tempo para mais nada.
Vasco 1×2 CRB
O Vasco começou melhor e criou chances com o zagueiro Rodrigo, mas nada que levasse grande perigo ao CRB. Os alagoanos sentiram que o momento do adversário não era dos melhores e passou a arriscar um pouco mais. Aos 37 minutos, Marcos Martins cruzou da direita, Zé Carlos ajeitou na coxa e bateu no canto esquerdo de Martín Silva para abrir o placar. Nove minutos mais tarde, Gerson Magrão partiu em contra-ataque, ganhou de Luan na corrida e cruzou da esquerda. Bem posicionado, Zé Carlos cabeceou bem e marcou mais um. Na etapa final, o Cruzmaltino, pressionado pela torcida, partiu para cima e conseguiu marcar com Ederson, já aos 48 minutos, mas parou por aí. O CRB tem agora 46 pontos na 8ª posição. O Vasco segue na vice-liderança, com 54 pontos.

Londrina 1×1 Luverdense
No Estádio do Café, não faltou emoção. Logo no primeiro minuto, Keirrison obrigou Diogo Silva a fazer grande defesa. Aos 42, Léo Pelé fez boa jogada e acertou a trave com chute cruzado. Na etapa final, o goleiro do Luverdense seguiu salvando o time com grandes defesas. E foi o Verdão do Norte que saiu na frente. Jean Patrick arriscou de fora da área e Marcelo Rangel não conseguiu evitar o gol. Já no fim, aos 48, quando o resultado já parecia definido, Safira puxou contra-ataque, driblou os marcadores e deixou tudo igual. Com o empate, o Tubarão chegou a 49 pontos e caiu para o sexto lugar. O Luver foi a 43 e é o 12º colocado.
Náutico 1×0 Ceará
A partida começou muito disputada, mas com boas chances de gol para os dois lados. O primeiro tempo terminou com uma boa oportunidade do Ceará e três do Náutico. Na etapa final, o ritmo caiu um pouco, e o Vozão cresceu. Os cearenses chegaram bem ao ataque duas vezes e não aproveitaram. Para confirmar uma velha máxima do futebol, que diz que “quem não faz, leva”, o time da casa, aos 49 minutos do segundo tempo, marcou com Igor Rabello. O zagueiro aproveitou a falta cobrada por Marco Antonio e tocou de cabeça para garantir o triunfo pernambucano. O Náutico chegou aos 51 pontos, na terceira posição. O Ceará é o 10º, com 44.
Confira como ficou a classificação da Série B (fonte: CBF):
Confira os jogos da 32ª rodada
Texto: Toque de Bola
Classificação: site CBF
Artes: Toque de Bola
Fotos: Avaí FC/Frederico Tadeu; Divulgação Site Oficial Atlético Goianiense; Paulo Fernandes/Vasco
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br