Se a situação do time profissional do Tupi é preocupante, na base, os jovens de Santa Terezinha vão mostrando força. Na tarde de sábado, 8, o alvinegro bateu o Sport no Estádio Dr. José Procópio Teixeira por 1 a 0 e deu importante passo rumo à classificação para a segunda fase do Torneio Regional 2016. Já o Sport terá que encaixar uma sequência de vitórias e torcer por tropeço dos adversários.
Com o primeiro clássico juizforano encerrado, o Tupi permanece na segunda posição do Grupo 1, com 6 pontos, e abriu quatro de vantagem para o terceiro colocado, o Sport. O Periquito, com dois pontos, tem mais três jogos para tirar a vantagem do rival e sonhar com a vaga na segunda fase.

Clássico
O Sport começou a partida com uma proposta mais ofensiva. Com lançamentos em profundidade e bolas alçadas na grande área, o time da casa parecia não sentir os efeitos do forte calor que castigava o Estádio Dr. José Procópio Teixeira, no centro de Juiz de Fora. Apesar de chegar mais ao ataque, poucas oportunidades claras de gol foram criadas. A partir da segunda metade da etapa inicial, o Tupi passou a controlar o jogo assustar o goleiro Rogério, que apareceu bem para fazer algumas defesas.
O responsável por abrir o placar foi Sávio. O meia carijó recebeu na intermediária, ajeitou e acertou um belo chute de fora da área. Mesmo em vantagem, os visitantes continuaram melhores na partida. Ainda no primeiro tempo, o técnico Paulo Sérgio, do Sport, perdeu Frederico Augusto, que saiu com dores na parte posterior da coxa esquerda.
Controle, sem gol
Para o segundo tempo, Paulo Sérgio alterou a formação do Sport e voltou ao estilo de jogo que o time vinha atuando nas últimas partidas. A mudança-se refletiu em campo. O alviverde passou a ter maior controle das jogadas e conseguiu pressionar o rival. Nos primeiros 20 minutos, o time mandante desperdiçou várias oportunidades de empatar. O Tupi se limitou a defender e explorar contra-ataques.
A busca do Sport pelo gol foi em vão. Os carijós demonstraram entrosamento e saíram de campo com os três pontos.

Falta treino
O técnico do Periquito apontou a falta de treinamento do time como um dos fatores determinantes para o resultado. “Hoje o que pesou para o Sport é o fato de o Tupi treinar. Esse time deles treina até com os profissionais. A gente, infelizmente, tem apenas dois jogadores que treinam e restante vem de fora. Não temos um conjunto, um treinamento para saber o nível que eles podem atingir. Isso está fazendo a diferença”, avaliou.
Do outro lado, Jorge Bug, técnico do Tupi, enalteceu o elenco rival e aprovou o desempenho dos atletas de Santa Terezinha. “Foi uma partida muito boa. Fizemos um treinamento bom essa semana e sabíamos que enfrentaríamos o Sport, uma equipe que se organizou e trouxe vários jogadores experientes. A partida foi estudada no início, mas depois prevaleceu a organização do Tupi. Agora vamos trabalhar bem essa semana para ter uma nova vitória no domingo”, concluiu Bug.
Na próxima rodada as duas equipes voltam a se enfrentar. Desta vez o confronto será no Estádio Salles de Oliveira, em Santa Terezinha, às 10h. A partida será válida pela 4ª rodada do Torneio Regional.
Escalações:
SPORT: Rogério Maciel; Luan Mello; Victor Pereira; Francisco; Frederico Augusto; Romário Miguel; Adilson; Pablo dos Santos; Gladson Araújo; Marlon; Victor Moraes;
TUPI: Carlos Eduardo; Luiz Fernando; Gustavo Henrique; Emerson Felipe; João Pedro; Euler; Uiliam; Elton Bernardo; Vinícius Leonel; Sávio; Leandro;
Confira a tabela de jogos e classificação:

Texto: Cérix Ramon, do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias
Fotos: Toque de Bola
Tabela e classificação: Liga Atlética Ubaense
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br