O Brasil será representado no Mundial de Clubes de Vôlei por duas equipes mineiras. O Sada Cruzeiro, atual campeão do torneio, busca sua terceira conquista. O Minas Tênis Clube é estreante na competição. As duas equipes vão estrear na terça, 18. O Minas estreia contra o UPCN, da Argentina, às 17h e o Sada Cruzeiro vai enfrentar o Taichung Bank, do Taipê Chinês, às 19h30.
Os canais SporTV e ESPN anunciam a transmissão das partidas das equipes brasileiras, além da fase final do torneio.

Sada Cruzeiro
Campeão em 2013 e 2015, o Sada Cruzeiro defenderá o título. William, campeão olímpico com a seleção brasileira e capitão da equipe celeste, falou da evolução do time em entrevista ao site oficial do clube: “Com o treinamento dos últimos dias a forma física vai evoluindo. Eu mesmo estou em um nível bem melhor, mais tranquilo para jogar e tudo vai conspirando a favor. Temos grandes jogadores e, quando o time está bem fisicamente, as coisas ficam mais fáceis. O nosso time está evoluindo a cada dia e vamos firmes para esse Mundial”.
O técnico Marcelo Mendez acredita que o torneio será o mais difícil dos últimos anos: “Este ano a competição será disputada por muitos times, que jogam muito bem. Acho que vai ser um dos melhores mundiais que disputamos até agora. Além do Zenit Kazan e do Trentino, ainda tem as equipes argentinas, que jogam muito bem. A equipe africana tem uns dois jogadores que podem dar muito trabalho. E o Taichung Bank, nosso adversário da estreia, tem características que podem complicar a muitos clubes. Temos que entrar muito atentos e jogar nosso melhor, o tempo todo. Nosso grupo também é forte e todos estão muito determinados. Queremos vencer mais uma vez, queremos esse título”, avaliou Mendez em entrevista ao site do Sada Cruzeiro.
Em parceria com o JF Vôlei, o atual campeão mundial contará com o oposto Renan, que pertence ao time de Juiz de Fora, para a disputa do Mundial.

Minas Tênis Clube
Vice-campeão mineiro após perder na final para o Sada Cruzeiro, o Minas busca boa campanha no Mundial. O técnico Nery Tambeiro falou da expectativa pelo torneio: “Para a gente é uma oportunidade e uma honra poder jogar um campeonato dessa envergadura. Estamos nos preparando da melhor forma possível, fazendo uma programação para a gente chegar lá com todos os jogadores em forma, no seu melhor momento, para a gente poder representar bem o Minas. Mas sabemos das dificuldades, dos adversários, os credenciados ao título. Mas nós vamos lutar dentro da quadra, o que não poderia ser diferente quando a gente veste essa camisa do Minas para tentar chegar o mais longe que nós pudermos”.

O torneio
O Mundial de Clubes masculino de vôlei será no Brasil pelo quarto ano seguido. Betim, que já foi sede em 2015 e 2013, terá mais uma vez a oportunidade de acompanhar de perto a competição, que também foi sediada em Belo Horizonte (2014) e São Paulo (1991).
No grupo A estão Sada Cruzeiro, Taichung Bank (Taipé Chinês), Tala’ea El-Gaish (Egito) e Zenit Kazan (Rússia). O grupo B conta com Minas, Bolivar (Argentina), UPCN (Argentina) e Trentino Volley (Itália).
Veja a tabela completa da competição:
Terça-feira, 18/10
14h30 Zenit Kazan x Tala’al El-Geish
17h00 Minas x UPCN
19h30 Sada Cruzeiro x Taichung Bank
Quarta-feira, 19/10
14h00 Bolivar x UPCN
16h30 Trentino Volley x Minas
19h00 Sada Cruzeiro x Tala’ea El-Geish
Quinta-feira, 20/10
15h00 Tala’ea El-Geish x Taichung Bank
17h30 Trentino Volley x Bolivar
20h00 Sada Cruzeiro x Zenit Kazan
Sexta-feira, 21/10
15h00 Bolivar x Minas
17h30 Zenit Kazan x Taichung Bank
20h00 UPCN x Trentino Volley
Sábado, 22/10 – Semifinais
15h00 1º do Grupo A x 2º do Grupo B
18h00 2º do Grupo A x 1º do Grupo B
Domingo, 23/10 – Disputa 3º lugar e Final
14h00 Perdedor Semifinal 1 x Perdedor Semifinal 2 (disputa do 3º lugar)
16h15 Vencedor Semifinal 1 x Vencedor Semifinal 2 (Final)
Texto: Toque de Bola, com informações dos sites do Minas, do Sada Cruzeiro e da FIVB.
Fotos: Renato Araújo – Divulgação Sada Cruzeiro; FIVB; Orlando Bento/Minas Tênis Clube
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br