Desde o primeiro jogo, se é pela 3ª Copa Toque de Bola de Futsal, tem alegria, sorrisos e chuva de gols. Em manhã de decisões no domingo, 22, com “pique-pega” para aquecer e diminuir a tensão da garotada antes do primeiro jogo, além das fotos com os amigos, as equipes sub-13 da Escolinha de Futebol Welington Fajardo/Fripai e Mariano Procópio, e os times sub-15 do São Mateus Iniciação Esportiva e novamente do Mariano, saíram do ginásio da AABB com mais um motivo para festejar: uma vaga na final da competição.

Das brincadeiras de rua aos gols
Antes mesmo do primeiro apito na rodada, a alegria nas crianças da Escolinha de Futebol Welington Fajardo/Fripai tomava conta da equipe sub-13. No aquecimento, os membros da comissão técnica do time promoveram o tradicional “pique-pega” e a tensão pré-semifinal foi toda deixada de lado.

Em quadra, uma partida muito agradável aos familiares presentes, com inúmeras chances de gol das duas equipes. O aproveitamento foi melhor para o grupo do técnico Lucas Fajardo, que acabou vencendo por 9 a 2 e indo à final sub-13 da Copa. Após o triunfo, o treinador explicou a intenção do pique antes do jogo:
“O futebol, para essas idades, tem que ser trabalhado de maneira lúdica para que exista um retorno deles melhor. Então estimulamos isso, até brincadeiras de rua, além de gol de praia e altinha, onde você estimula a parte técnica e eles assimilam tudo muito mais fácil. Também acabamos um pouco com aquele clima antes do jogo, tudo é pensado e acreditamos que isso acaba com um retorno positivo”, explicou Lucas, lembrando ainda a importância comportamental dos garotos neste processo de crescimento e aprendizado:
“A gente exerce um trabalho no bairro Granbery e temos um projeto social no Olavo Costa e entendemos que o futebol é uma ferramenta de educação e ensino, então procuramos ajudar os pais na questão de disciplina também. E essa disciplina, com vontade e boa orientação, é o que um time precisa para ir bem”.


Sete gols e final definida
O confronto seguinte, entre AABB e Mariano, não foi diferente em quadra: vontade de todos jogarem, muitas chances de gol, bolas na rede e diversão. Melhor para o time visitante, que acabou vencendo por 6 a 1, com destaque de Matheus, que marcou três gols e mostrou talento com os pés e entrosamento com os colegas.

Já a AABB colocou em sua quadra os jovens Matheus Viotti, Felipe Eduardo, Felipe Nocelli, Elisa Pereira, Arthur Couto, Murilo Borges e Victor Silva.
Primeiro jogar…
A disputa sub-15 ocorreu em sistema diferente. Sem mata-mata, as quatro equipes (São Mateus, Mariano, Santos Anjos e AABB) se enfrentavam e as duas melhores campanhas davam direito à vaga na decisão. Com seis pontos em dois jogos, o time de Mariano entrou em quadra no domingo já classificado. O adversário, São Mateus, no entanto, detentor de quatro pontos, precisava de um empate para garantir a presença na final. O contexto apimentou a partida. Mariano não se acomodou, enquanto o São Mateus, do professor Alfredão, buscava o gol a todo momento.
O duelo, lá e cá, foi pacífico, com duas equipes preocupadas em se divertir com a bola no pé. Mariano saiu na frente com dois gols, mas São Mateus logo empatou. A equipe já finalista, no entanto, não sentiu a igualdade e marcou três vezes seguidas, administrando a diferença até o fim, vencendo por 7 a 3.

E depois “secar”!
Com a derrota, os garotos do sub-15 do São Mateus ficaram na arquibancada do ginásio para a última partida do dia, que definiria seu futuro. AABB, a equipe da casa, ainda sem pontos na Copa, receberia o Santos Anjos, com um ponto. Logo, a situação era a seguinte: se Santos Anjos vencesse por dois ou mais gols de diferença, empatava em pontos com São Mateus e passava no primeiro critério de desempate, os gols pró. Uma vitória simples ou outro resultado garantia São Mateus na decisão.

Você já deve imaginar, então, que clima legal tomou conta do último confronto do dia. O ginásio foi tomado por vibração dos jogadores em quadra, técnicos, familiares e até meninos do time de São Mateus, das arquibancadas.
Para aumentar a emoção, o Santos Anjos abriu o placar no segundo minuto de partida com o jovem Matheus. Thulio, da AABB, empatou pouco depois. Faltando pouco para terminar o primeiro tempo, Renan voltou a colocar os visitantes na frente do placar. Logo em um dos primeiros lances da etapa final, no entanto, os donos da casa empataram, levando o time de São Mateus à loucura e comemorando a persistência no placar até o fim, como se estivessem torcendo por amigos ou familiares.

Confira abaixo os resultados e finais da 3ª Copa Toque de Bola de Futsal:
Resultados do sub-13:
Welington Fajardo/Fripai 9 x 2 Santos Anjos
Gols – W. Fajardo/Fripai: Guilherme Teixeira (3), Vinicius (2), Natan (3) e Caio
Santos Anjos: Samuel (2)
AABB 1 x 6 Mariano
Gols – AABB: Victor Silva
Mariano: João Pedro, Lucas, Gabriel e Matheus (3)
Final sub-13: Welington Fajardo/Fripai x Mariano
Resultados do sub-15:
São Mateus 3 x 7 Mariano
Gols – São Mateus: Bruno (2) e João Victor
Mariano: Robert (2), Igor (2) e João Victor (3)
AABB 2 x 2 Santos Anjos
Gols- AABB: Thulio e Caio
Santos Anjos: Matheus e Renan
Classificação final da fase eliminatória:
1º – Mariano – 9 pontos
2º – São Mateus – 4 pontos
3º – Santos Anjos – 2 pontos
4º – AABB – 1 ponto
Final sub-15: Mariano x São Mateus
Última rodada e premiação
No domingo, 29, novamente no ginásio da AABB, as finais sub-11, sub-13 e sub-15 ocorrem a partir das 9h. Todas as equipes receberão medalhas de primeiro e segundo colocados após o fim de cada partida. Confira a programação:
09h – FINAL SUB-11: CASCATINHA x W.FAJARDO/FRIPAI
09h35 – FINAL SUB-13: W.FAJARDO/FRIPAI x MARIANO
10h10 – FINAL SUB-15: MARIANO x SÃO MATEUS
Confira abaixo galeria de fotos da rodada de domingo, 22, no ginásio da AABB:
Texto: Bruno Kaehler
Fotos: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br