Com três títulos, Juiz de Fora é campeã geral da Etapa Regional dos Jogos de Minas

Juiz de Fora sagrou-se campeã geral da Etapa Regional Vale do Aço e do Rio Doce/Caparaó/Zona da Mata e Vertentes dos Jogos de Minas 2015. Disputada em Caratinga entre os dias 3 e 7 de setembro, a competição envolveu as modalidades basquete, vôlei, futsal e handebol masculino e feminino. Na classificação geral os juiz-foranos terminaram com 57 pontos, seguidos por Ipatinga, com 54 e Caratinga e Governador Valadares, com 40 cada, dividindo o bronze.

Juiz de Fora foi campeã no basquete, handebol e vôlei masculino. O handebol feminino terminou em terceiro. Para garantir vaga na Etapa Estadual, que será realizada em Itabira de 10 a 15 de outubro, as equipes deveriam ficar entre as três melhores em suas modalidades.

Vôlei UFJF não perde um set

Logo após o segundo confronto pelo Campeonato Mineiro, em Montes Claros, o time da UFJF representou Juiz de Fora na Etapa Regional dos Jogos de Minas Gerais e conquistou o título de forma invicta e sem perder um único set. O técnico Alessandro Fadul utilizou os 14 atletas: os levantadores Felipe Hernandez e Tárik, os opostos Ricardo Faccin e Álvaro, os ponteiros Mark Plotyczer, Phil Fuchs, Laerte e Fábio Paes (líbero de origem), os centrais Diego, Ninão, Filipe Cipriani e Matheus, e os líberos Tatinho e Arthur (também atua como ponta). A campanha de seis jogos e seis vitórias, que garantiu o quarto título da etapa para a Federal, teve os seguintes adversários e parciais:

Mar de Espanha (25 x 20, 25 x 22 e 26 x 24)

Ponte Nova (25 x 9, 25 x 9 e 27 x 25)

Conselheiro Lafaiete (25 x 12, 28 x 26 e 25 x 20)

Ipatinga (25 x 10, 25 x 21 e 25 x 21)

Caratinga (25 x 17, 25 x 8 e 25 x 14)

Vôlei UFJF é campeão da etapa regional dos Jogos de Minas 2015
Vôlei UFJF é campeão da etapa regional dos Jogos de Minas 2015

 

No feminino, as meninas do Sport Club só venceram uma partida contra Conselheiro Lafaiete, por 3 sets a 0. No mais, foram derrotadas por Caratinga, Cristiano Otoni, Manhumirim, Congonhas e Ipatinga e terminaram na última colocação.

 

Handebol avança

O handebol juiz-forano, representado pela ADJF, também conseguiu grandes resultados e a classificação para a Etapa Estadual. No masculino, Juiz de Fora enfrentou Ipatinga na final, um clássico do interior mineiro, e venceu por 31 a 27. “Foi um jogo muito duro, a rivalidade é enorme entre as duas equipes, mas conseguimos controlar a partida, ficar na frente do placar o tempo todo e administrar a vantagem”, analisou Evandro Lopes, atleta da ADJF.

Confira abaixo a lista dos atletas que levaram o ouro capitaneados pelo treinador Carlos Henrique Dias, o auxiliar Paulo Augusto Mendonça Tavares, o preparador físico João Paulo Ribeiro Evaristo e o fisioterapeuta Rômulo de Souza Corrêa Pinto:

1. Adalto Quaresma Lemos Filho
2. Elias Fernandes Rabelo Júnior
3. Evandro Gervásio Lopes
4. Felipe Santoro Lima
5. Gabriel Priosti Camilo
6. Guilherme de Oliveira da Silva
7. Iago Neves
8. Igor Amaral Rodrigues Ferreira
9. Kawilliam Dos Santos
10. Matheus Ferreira Oliveira
11. Patrick Cunha Guedes
12. Pedro Cunha Figueiredo
13. Plínio de Paula Cruz
14. Renato Schafer De Castro
15. Rodrigo Barroso Vieira
16. Romário Macedo Dias

ADJF campeã invicta da Etapa Estadual dos Jogos de Minas 2015 no handebol masculino
ADJF campeã invicta da Etapa Estadual dos Jogos de Minas 2015 no handebol masculino

No feminino, uma derrota para Matias Barbosa levou a equipe para a disputa do terceiro lugar contra Conselheiro Lafaiete. As meninas juiz-foranas comandaram o jogo, finalizado com vitória da ADJF por 26 a 16. Além do lugar no pódio, a equipe garantiu a última vaga para a competição estadual. Matias Barbosa terminou em primeiro e Ipatinga em segundo lugar.

Veja a lista das meninas que trouxeram para JF mais uma medalha, ao lado da comissão técnica formada pelo treinador Carlos Henrique Dias, o auxiliar Evandro Lopes, o preparador físico João Paulo Ribeiro Evaristo e o fisioterapeuta Rômulo De Souza Corrêa Pinto:

1. Ana Karolina Oliveira Da Silva
2. Carolina Cristina Dias
3. Dayane Caroline de Almeida
4. Dayanne Mesquita
5. Danielle Soares Almeida
6. Hyanca Caroline Fernandes
7. Jaiane Spatini Dias
8. Jéssica Cândido dos Santos
9. Jéssica Lavall Damião
10. Letícia de Farias Ramos
11. Lúcia Regina Ferreira
12. Mariana Cristina Costa Do Santos
13. Milena Martins da Silva Severo
14. Paola Hellen de Souza Silva Pereira
15. Tâmara Cristina dos Santos
16. Tuany Emídio Ferreira

Masculino:

Juiz de Fora 45 x 21 Ponte Nova

Juiz de Fora 41 x 19 Caratinga

Juiz de Fora 38 x 13 Manhuaçu

Juiz de Fora 37 x 18 Governador Valadares

Juiz de Fora 31 x 27 Ipatinga

 Feminino:

Juiz de Fora 43 x 9 Manhuaçu

Juiz de Fora 35 x 3 Caratinga

Juiz de Fora 15 x 26 Matias Barbosa

Juiz de Fora 20 x 22 Ipatinga

Juiz de Fora 26 x 16 Conselheiro Lafaiete

 

Basquete invicto

O basquete masculino de Juiz de Fora foi campeão invicto do torneio com quatro vitórias em quatro jogos e 263 pontos convertidos. O rival mais complicado na competição foi São João Del Rei –  vitória por apenas um ponto de diferença. Os outros adversários foram Governador Valadares, Conselheiro Lafaiete e Ponte Nova. Os atletas Renan Barreto, Pedro Caetano, Yuri Souza, de Três Rios (RJ), André Alessandro, de São Sebastião (SP), Thiago Coelho, de Viçosa (MG), José Henrique Casarim, Felipe Amaral, Rômulo Ferreira, Lawrens Makkai e Rodrigo Lopes, de Juiz de Fora, integraram a equipe campeã sob comando do técnico Fred Frizero. A cidade não teve representante feminino nesta modalidade.

Com "forasteiros" time de basquete masculino de Juiz de Fora é campeão invicto da Etapa Regional dos Jogos de Minas 2015
Com “forasteiros” time de basquete masculino de Juiz de Fora é campeão invicto da Etapa Regional dos Jogos de Minas 2015

 

Um dos atletas de outra cidade que reforçam o time local, Renan Barreto, relatou as dificuldades e sucessos na experiência: “Contra Ponte Nova fomos com apenas cinco jogadores para a partida e contra Conselheiro Lafaiete fomos com seis. Nesses dois jogos ganhamos com certa tranquilidade. Aí no jogo contra São João Del Rei fomos com dez atletas e entramos meio desligados, o que complicou o jogo para nós. Acabou que foi decidido nos últimos segundos e vencemos por um ponto de diferença. No jogo seguinte vencemos Governador Valadares por mais de 20 pontos. Campanha invicta e mais um ouro. Os atletas de Juiz de Fora treinam juntos sempre. Alguns dos não juiz-foranos moram na cidade, outros vêm só para os jogos”, explica.

Campanha:

Juiz de Fora 98 x 44 Ponte Nova

Juiz de Fora 52 x 40 Conselheiro Lafaiete

Juiz de Fora 50 x 49 São João Del Rei

Juiz de Fora 63 x 35 Governador Valadares

 

Futsal decepciona

No futsal tanto masculino, quanto feminino, Juiz de Fora teve um desempenho abaixo das outras modalidades. As meninas do Granbery terminaram em penúltimo lugar com retrospecto de uma vitória e quatro derrotas. Já os rapazes do Clube Bom Pastor empataram em 2 a 2 com Governador Valadares e perderam de 7 a 1 para Coronel Pacheco, ficando em último na sua chave.

 

Texto: Guilherme Fernandes, estágiário do Toque de Bola, sob supervisão de Bruno Kaehler.

Informações: site dos Jogos de Minas e Carlos Dias

Fotos: Divulgação

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br 

Deixe um comentário