Após uma temporada de destaque e afirmação da equipe de Atletismo SESI UFJF em provas por todo o país, novidades na área acadêmica vêm consolidando o projeto também como formador social dos jovens e adolescentes.

É o caso da atleta Camila Paiva (foto), de 17 anos, que começa na próxima segunda-feira, 2, seus estudos na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF. A aprovação pelo PISM vem após muito esforço individual somado ao auxílio do Centro de Iniciação ao Atletismo (Cria) SESI UFJF. O coordenador do projeto, Jorge Perrout, reiterou a felicidade em perceber que o esporte ajudou Camila nessa vitória.
“O nosso objetivo sempre foi fazer esporte para a pessoa se realizar, ter capacidade de alta disciplina, querer algo e conseguir. Desenvolver um talento é incrível, e ver que conseguimos essa conquista junto com a Camila é muito importante. Ver que contribuímos para esse grande passo e que apresentamos a ela uma nova perspectiva”, analisou Perrout.
Durante três anos a atleta conciliou a rotina de treinos diários com a escolar, sendo destaque nas duas áreas. Já participou de grandes competições como o Campeonato Brasileiro e Mineiro da modalidade em 2014 e outros torneios regionais. Conquistou medalhas, boas marcas e colocações. A aprovação no vestibular é mais um resultado que Camila irá carregar para sempre.
“O projeto me incentivou, foi depois que eu entrei que decidi fazer Educação Física, porque eu fui conhecendo, vendo o trabalho dos treinadores, e aí escolhi o que eu ia fazer. Os treinadores adaptaram meu treino com meus horários de estudo, então foi um pouco puxado, mas deu tudo certo. Estou muito feliz e aliviada, e quero continuar treinando e estudando!” conta Camila Paiva.
Parceria firmada
O sucesso não é só na Instituição Federal. Por meio de uma associação com o Colégio Apogeu, cinco atletas ganharam a oportunidade de bolsas integrais na escola. Após um período de provas e testes, os jovens do Cria, Carlos Eduardo, João Macedo, Noemi Alves, Pedro Henrique e Raphaela Diesse agora são alunos do Apogeu.

Para a atleta Raphaela Diesse, essa é uma chance única: “É uma oportunidade muito boa, porque temos a possibilidade de estudar em um colégio particular, que pode abrir portas que outra escola não abriria. É uma rotina cansativa conciliar os treinos e aula, mas dá para fazer. E é muito bom, é pensar no futuro” comemorou.
O treinador do Atletismo SESI UFJF, Jefferson Verbena, reiterou, ainda, que este é o principal foco do Cria: “Quando iniciamos esse projeto lá atrás, sempre tivemos essa visão de pensar em trabalhar o projeto como um todo: não só a do desempenho esportivo, mas também o acadêmico, a parte estrutural para isso, dar maior oportunidade e oferecer melhorias para os nossos atletas. Com essas recentes conquistas, nossa maior medalha até hoje, a gente vê que todo o esforço está sendo recompensado, está funcionando” avalia o técnico.
Texto enviado pela assessoria do Cria Sesi UFJF
Fotos: Cria Sesi UFJF/Divulgação