Quem foi ao ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na noite desta quinta-feira, 16, presenciou partida dinâmica entre ADJF/MRS Logística e Metodista/São Bernardo, vencida pelos visitantes por 32 a 31 (primeiro tempo 17 a 15 para os juizforanos), pela Liga Nacional de Handebol. Os mineiros seguem na quinta colocação, com quatro pontos somados, enquanto o time do ABC Paulista assume a liderança da chave, com 16 pontos.
O treinador da ADJF/MRS, Carlos Dias, elogiou a atuação de seus jogadores, criticando a arbitragem polêmica na partida: “Os Jogos de Minas energizaram nossa equipe. Tivemos uma semana passando manhã, tarde e noite juntos, então criamos um elo muito forte e viemos com tudo para essa final. Foi nosso melhor jogo na Liga, contra uma equipe que é líder do segundo turno. Mas é complicado você ver sua equipe jogar de igual para igual e na “hora h” ser prejudicada pela arbitragem, que interferiu diretamente no resultado do jogo. Tivemos nossos erros técnicos e táticos, mas no momento decisivo a arbitragem nos puniu muito mais, beneficiando a Metodista”, avaliou Dias.

O armador central da equipe, Welton, creditou a virada no placar também à bagagem maior dos paulistas, acostumados com o campeonato: “Foi um jogo bom, viemos que uma sequência boa dos Jogos de Minas, mas a experiência ainda vale muito na Liga Nacional. Nos preparamos bem para a partida de hoje, mas essa rodagem fez a diferença para eles. Temos que treinar um pouco mais sobre como controlar mais o jogo e a experiência deles realmente valeu pra caramba no resultado final”.

A ADJF/MRS volta a jogar em Juiz de Fora pela Liga Nacional neste sábado, 18, às 19h30, contra o São José, também no ginásio da Faefid.
O jogo
A partida, levada como uma final pelos donos da casa, foi marcada por muita vibração dos dois times desde o início. A ADJF começou o jogo ligada a cem por hora. Aproveitando seus lances de ataque com boa penetração, a equipe juizforana abriu dois gols de vantagem sobre os visitantes no início (5 a 3), dando maior tranquilidade para o decorrer do confronto. Com força defensiva e eficácia no ataque, a equipe comandada por Carlos Dias conseguiu abrir 13 a 9 na contagem, forçando o treinador adversário a pedir o primeiro tempo do jogo.
A parada esfriou um pouco as equipes, que desperdiçaram muitos ataques consecutivamente, mudando pouco o placar. Quem errou menos foi a equipe paulista, que conseguiu diminuir a vantagem para dois pontos(16 a 14). Para segurar a reação, Dias pediu tempo e acalmou seus jogadores. A diferença na contagem foi mantida até o fim do primeiro tempo, terminando em 17 a 15 para os juizforanos.
Assim como na etapa inicial, a ADJF/MRS começou a parte final do duelo mais equilibrada, chegando a abrir 20 a 16 no placar. O ritmo, no entanto, caiu, a equipe juizforana acumulou erros e com duas punições de dois minutos polêmicas, os paulistas igualaram o placar na Faefid (21 a 21). O empate tornou o jogo ainda mais emocionante. O armador esquerdo da ADJF/MRS, Guilherme, mesmo com lesão nas costas, marcou para os donos da casa, ilustrando o espírito da equipe. No ataque adversário seguinte, novo lance com decisão questionável. O árbitro deu tiro de sete metros para os paulistas e, na cobrança, Plínio realizou defesa espetacular, salvando os juizforanos e inflamando o torcedor presente no ginásio.

Ainda assim, o ataque da ADJF/MRS falhava muito e Metodista conseguiu chegar a virada em contra-ataques (23 a 24). Os juizforanos não desistiram e mantiveram o equilíbrio na partida, voltando a empatar o jogo e fazendo o técnico paulista pedir tempo com o placar em 25 a 25. O jogo era lá e cá. Sempre que uma equipe marcava, a adversária conseguia o empate, até o minuto final do confronto, quando a Metodista se aproveitou de novo erro dos mandantes e fez 32 a 30.
Só deu tempo da ADJF/MRS marcar mais um gol e a partida chegou ao fim, em 32 a 31 para os paulistas, com aplausos do torcedor e ofensas à arbitragem, de atuação polêmica sobretudo na segunda etapa.
Texto: Bruno Kaehler
Fotos: Toque de Bola