A tarde do sábado parecia reservar ao Tupi a primeira vitória fora de casa na Série C. Parecia. Mesmo superior em todo o jogo, o Carijó levou o empate no último minuto de partida e ficou no 1 a 1 contra o Duque de Caxias, lanterna da chave. O gol carijó foi marcado por Marcelinho e a igualdade veio de Lucas Limão. Com este e os outros resultados da rodada, o Alvinegro de Santa Terezinha amanhece na segunda-feira na quinta colocação do grupo B, com 12 pontos ganhos. Já o Duque permanece em último, com situação desesperadora. Nesta segunda, 21h30, Guarani-SP e Caxias-RS completam a rodada.
“A gente com praticamente a vitória na mão e tomamos o gol de empate no último lance. Mas faz parte do futebol, temos que ver o lado positivo e o lado negativo. O Tupi hoje fez uma boa partida, competimos muito. Talvez por um pouco mais de capricho do Oliveira pudéssemos ter saído com uma vantagem já no primeiro tempo. Pedi paciência e conseguimos criar boas oportunidades. Tivemos muitas jogadas de bolas paradas, onde conseguimos chegar no nosso gol. Poderíamos ter matado o jogo em dois, três contra-ataques, mas não aconteceu e acabamos tomando o gol no fim. Não resta dúvida que, pelas circunstâncias do jogo, fico muito chateado”, analisou o treinador do Tupi, Léo Condé, após o fim da partida.
“Empate com sabor de derrota, mas paciência. Conquistamos mais um ponto fora, agora é pensar na partida contra o Guarani”, afirmou com otimismo o autor do gol carijó, Marcelinho. O meia Ewerton Maradona, de boa atuação, não teve a mesma visão positiva.
“Entramos dentro de um freezer. Não pode, 1 a 0 é um resultado perigoso. Estávamos até tranquilos, mas não podemos descuidar. São esses pontos que a gente perde que fazem falta lá no final”

O jogo
O Tupi iniciou a partida com maior posse de bola e buscando as primeiras iniciativas do jogo. Aos oito minutos, após cobrança de lateral de Marcelinho, a bola sobrou para Ewerton Maradona, que finalizou com estilo rente à trave do gol do Duque. Dois minutos depois, foi a vez de Oliveira tentar lance bonito. Em nova bola na área, o centroavante carijó realizou uma bicicleta, mas a bola foi o meio do gol, facilitando a defesa de Rafael Roballo.
O Carijó seguia pressionando os mandantes. Aos 15 minutos, em ótima jogada iniciada por Fabrício Soares e Maguinho, o lateral Marcelinho recebeu a bola e cruzou na medida para Oliveira, que testou a bola com muito perigo, ao lado do gol adversário. A primeira intervenção do arqueiro do Tupi, Rodrigo, foi necessária apenas aos 21 minutos, em finalização de Lucas Limão.
Oliveira buscava desencantar o ataque carijó na competição. Aos 27 minutos, após bom passe de Maradona, o centroavante finalizou com força, mas a bola desviou no zagueiro do Duque e foi para a linha de fundo.
As melhores oportunidades seguiam sendo produzidas pelo visitante. Aos 36 minutos, Maradona cobrou falta colocada e Rafael Roballo espalmou para escanteio. Três minutos depois, nova falta perigosíssima para o Carijó. Desta vez, Raphael Toledo cobrou no canto do goleiro Rafael, que realizou defesa espetacular, salvando sua equipe de levar o primeiro gol do jogo.
Sem alterações, o Carijó voltou para a etapa complementar atacando como nos 45 minutos iniciais. Logo no primeiro lance, Toledo finalizou forte de fora da área e o goleiro Rafael espalmou a bola com segurança para a lateral do campo. O Duque parecia voltar com mais apetite. Aos 5, ameaçou pressão no Carijó com série de escanteios, mas a defesa juizforana se portou bem e aliviou o perigo da área visitante.
Aos 10 minutos, a superioridade em campo enfim surgiu efeito. Em cruzamento para dentro da área do Duque, Oliveira mostrou garra em disputa por bola, que sobrou para Marcelinho cabecear direto para o fundo das redes e abrir o placar: 1 a 0 Tupi. Marcelinho também marcou o gol carijó no empate em 1 a 1 contra o São Caetano. O gol deu ainda mais confiança aos alvinegros, que seguiram dominando a partida. Aos 22 minutos, Condé promoveu a primeira troca no Tupi. Oliveira deu lugar a Élder Santana.
O Duque assustava apenas nas chegadas de Lucas Limão, em finalizações de fora da área sempre preocupando Rodrigo. Já o Carijó administrava a posse de bola e se defendia com consistência. Condé ainda realizou as duas mudanças restantes na equipe, colocando o lateral-esquerdo Bruno Barros e o volante Felipe Alves nos lugares de Toledo e Chico, respectivamente.
No último lance, um castigo. Em jogada confusa dentro da área, Lucas Limão tocou na bola por último que foi parar no fundo das redes. Um balde de água fria para o Tupi.
FICHA TÉCNICA – DUQUE DE CAXIAS 1 x 1 TUPI
DUQUE DE CAXIAS: Rafael Roballo; Michel (Bruno Moura), Victor, Perema e Dieguinho; Jucemar, Henrique Motta (Jorginho), Lucas Limão e Harison; Sampson (Matheus Ortigoza) e Washington.
TUPI: Rodrigo; Marcelinho, Wesley Ladeira, Fabrício Soares e Raphael Toledo (Bruno Barros); Genalvo, Gustavo, Maguinho e Ewerton Maradona; Chico (Felipe Alves) e Warley Oliveira. Técnico: Léo Condé.
GOLS: Tupi: Marcelinho (10’/2º t). Duque de Caxias: Lucas Limão (47’/2ºt.)
ÁRBITRO: Devarly Lira do Rosario (ES)
ASSISTENTES: Fabio Faustino dos Santos (ES) e Edson Glicerio dos Santos (ES)
DATA: 26/07/2014
HORÁRIO: 16h
LOCAL: Estádio Los Larios, em Duque de Caxias (RJ)
Sábado, 26:
Guaratinguetá 0 x 0 São Caetano – Dario Leite
Duque de Caxias 1 x 1 Tupi – Los Larios
Macaé 2 x 1 Mogi Mirim – Moacyrzão
Domingo, 27:
19h – Juventude 0x2 Madureira – Alfredo Jaconi
Segunda, 28:
21h30 – Guarani x Caxias – Brinco de Ouro
Texto: Bruno Kaehler com informações complementares da Rádio Globo JF
Foto: Site Panoramio