CRIA UFJF representa Juiz de Fora no Campeonato Brasileiro

Seis atletas da equipe do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo, o CRIA UFJF, representarão Juiz de Fora no Campeonato Brasileiro da modalidade nos dias 12 e 13 de abril, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo. O projeto social de atletismo, que funciona diariamente na Faculdade de Educação Física da UFJF, vem preparando os seis jovens que inscritos no torneio para competir em diversas modalidades.

Adan Arrorio, 15, Camila Paiva, 16, Maria Eduarda Olimpo, 15, Jhonathan Nicolau, 18, Neemias Alves, 17 e Robison Gomes, 16, embarcam na manhã do sábado, 12, para a competição acompanhados de seus professores. O evento em São Bernardo abre a temporada 2014 de competições do Projeto e servirá como base para o resto do ano. O diretor do CRIA UFJF, Jorge Perrout, acredita que esta seja a chance dos atletas adquirirem experiência e ritmo.

“É importante para todo atleta iniciar uma vida em competição, desde as regionais até essa de âmbito nacional. Para nós do Cria, que somos um Projeto de Iniciação, o campeonato servirá, principalmente, como uma vitrine para nossos atletas e um meio de troca de experiências, além do ganho de ritmo em competições.”

Cinco dos seis que irão para o Brasileiro, da esquerda para direita: Jhonathan Nicolau; Neemias Alves, Maria Eduardo Olimpo, Adan Arroio e Robison Gomes
Cinco dos seis que irão para o Brasileiro, da esquerda para direita: Jhonathan Nicolau; Neemias Alves, Maria Eduardo Olimpo, Adan Arroio e Robison Gomes

Com idades entre 15 a 18 anos, os jovens vêm treinando diariamente suas rotinas e especialidades. Robison Gomes, o mais experiente deles, pretende bater um recorde Mineiro que existe desde a década de 70. Dono da marca de 4 minutos e 3 segundos na prova de meio fundo, 1500 metros, o menino de 16 anos precisa abaixar dois décimos de tempo de prova, no Brasileiro. Para ele, o campeonato é não só uma forma de ganhar experiência, mas também de conhecer grandes ídolos que o guiam na trajetória ao atletismo profissional.

“No Campeonato Brasileiro você consegue se identificar com muitos atletas bons, até mesmo de nível mundial. Então é uma ótima experiência e uma chance de integração com esses outros atletas, um encontro com quem já conhece muito bem a área.”

Atleta do CRIA UFJF, Robison Gomes está motivado para conhecer nomes mais experientes do atletismo brasileiro
Atleta do CRIA UFJF, Robison Gomes está motivado para conhecer nomes mais experientes do atletismo brasileiro

Texto adaptado de Tainá Voltas, da Assessoria da CRIA UFJF

Fotos: CRIA UFJF/Divulgação

Toque de Bola

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Este post tem 2 comentários

Deixe seu comentário