Sorteio dia 6 de dezembro define grupos da Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2014 já conhece seus 32 classificados. A Fifa só vai fazer o sorteio no dia 6 de dezembro na Costa do Sauípe, mas já dá para ter ideia de quem pode cair no grupo do Brasil. Na noite desta quarta-feira, 20, Uruguai empatou com a Jordânia em 0 a 0, depois de vencer a partida de ida por 5 a 0, e confirmou seu “passaporte”.

  Portugal e França confirmaram suas vagas na repescagem, na rodada desta terça-feira. Cristiano Ronaldo marcou os três gols da vitória de virada sobre a Suécia – 3  a 2, depois de estar perdendo por 2 a 1. E a França reverteu os 2 a 0 do jogo de ida com um 3 a 0 sobre a Croácia, em Paris.

Possíveis confrontos

A Seleção Brasileira pode pelo sorteio pegar na primeira fase da Copa do Mundo seleções como México ou Estados Unidos, França e Itália, formando um grupo com 10 títulos mundiais: 5 do Brasil, 1 da França e 4 da Azzurra.

O Brasil, cabeça de chave do grupo 1 por ser país-sede, pode ver o México ou Estados Unidos sair do pote 2. Do pote 3, a Seleção Brasileira não pode enfrentar Chile e Equador por serem países do mesmo continente.

Assim, sobram os classificados da África ou a França, já que os Blues não podem disputar o mesmo grupo de um time europeu do Pote 1. Desta forma, Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai terá os campeões mundiais de 1998 na primeira fase.

Na sequência, o Pote 4 só conta com seleções da Europa, como Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal, entre as mais fortes.

Veja os prováveis potes para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014:

Pote 1: Brasil, Espanha, Argentina, Alemanha, Suíça, Bélgica, Colômbia e Uruguai

Pote 2: EUA, Costa Rica, Honduras, México, Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália

Pote 3: Gana, Nigéria, Argélia, Costa do Marfim, Camarões, Chile*, Equador* e França**

Pote 4: Holanda, Itália, Inglaterra, Rússia, Bósnia, Portugal, Grécia e Croácia

*Chile/Equador: não podem cair no grupo de um país da América do Sul do Pote 1

**França: não pode cair no grupo de um país da Europa do Pote 1

Texto com informações de agências

Toque de Bola

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Este post tem um comentário

Deixe seu comentário